Skip to main content

Compartilhe isso!

Nem sempre é fácil realizar uma boa gestão empresarial, não é mesmo? Por mais que a gente busque conhecimento, invista em procedimentos e equipamentos e treine a equipe, sempre surgem situações difíceis de resolver ou até mesmo de identificar o problema.

Diante de cenários como esses, a contratação de uma consultoria empresarial torna-se um investimento interessante por causa do retorno que proporciona em curto e longo prazo.

Ficou interessado? Então leia o conteúdo que fizemos sobre como a consultoria pode te ajudar e quais são os sinais de que você precisa fazer esse investimento.

Alta taxa de rotatividade

Quando a empresa apresenta alto índice de rotatividade, ou turnover, significa que o gerenciamento de pessoas não está sendo realizado da maneira eficiente e que a empresa deixou de ser atrativa na visão de muitos profissionais. Isso pode levar a problemas maiores se não for resolvido em tempo hábil, além de gerar muitos custos para a empresa (desligamento, contratação, treinamentos e etc).

A consultoria empresarial auxilia na identificação do problema e no planejamento da recuperação dos funcionários. Isso se dá por meio de ações como fortalecimento da cultura, melhoria do clima organizacional, análise da ergonomia, entre outras.

Baixo índice de produtividade

A produtividade representa a capacidade dos colaboradores de produzirem em um determinado intervalo de tempo. Quando essa capacidade fica abaixo do esperado, os processos internos e de atendimento ao cliente são diretamente afetados, impactando no rendimento.

Os recursos humanos não são fáceis de serem gerenciados por causa dos diferentes perfis, costumes, crenças, objetivos e demais fatores subjetivos inerentes à cada pessoa. Por isso, o investimento em consultoria empresarial surge como alternativa para melhorar também a gestão de pessoas.

A realização de melhoria no processo de contratação e reavaliação dos procedimentos operacionais são ações que fazem parte de uma consultoria e proporcionam aumento comprovado da produtividade.

Falta de direcionamento estratégico

Toda organização que pretende ter sucesso em suas ações precisa ter um planejamento dos objetivos e metas a serem cumpridas. Entretanto, se a empresa não realizar esse planejamento de maneira estratégica, dificilmente conseguirá obter os resultados esperados.

A falta de resultados interfere também no gerenciamento de pessoas, pois os colaboradores começam a perder a confiança no gestor e passam a desacreditar na capacidade de crescimento da organização.

Uma estratégia bem elaborada demanda tempo e um estudo de mercado, análise de dados, capacitação da equipe e vários outros itens. Se você não possui domínio dessas competências, a sugestão é investir na consultoria empresarial para evitar que sua empresa perca dinheiro e deixe de aproveitar as oportunidades de crescimento.

Descontrole nas finanças

Outra falha muito comum encontrada nas empresas e que indica a necessidade de uma consultoria é o descontrole nas finanças. Quando existe essa demanda na organização, o gestor deve agir imediatamente, pois a falta de controle do capital pode levar a empresa a atrasar pagamentos, impede que investimentos sejam realizados, diminui o poder de compra e, na pior das hipóteses, leva à falência.

Com a ajuda da consultoria, você estará preparado para realizar uma boa gestão financeira em seu negócio e apto a conduzir a organização para o crescimento e aumento da lucratividade.

Conseguiu identificar alguma dessas falhas em sua empresa e acredita que a consultoria pode te ajudar? Então entre em contato conosco e resolva de uma vez esses problemas!

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook