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Se você está em um balão de ar, viajando ente dua cidades, como pode saber se está indo no caminho certo e se as coisas estão andando bem?

Ora, você precisa de instrumentos que indiquem a altura em que você está e a velocidade do balão, assim como outros dados, como a direção que está indo, há quanto tempo está voando, quantos quilômetros faltam para chegar.

Sem isso, você estará, literalmente, perdido.

A gestão de indicadores funciona da mesma forma, só que as medições são outras, relativas à metas do seu negócio.

Neste conteúdo, você vai entender o que é gestão de indicadores, quais as vantagens de aplicar essa estratégia e quais os passos necessários para colocá-la em prática e evitar se perder no meio do caminho.

Importância da gestão de indicadores

Sabemos como é importante para qualquer tipo de empresa criar e definir bem suas metas e KPIs.

As metas sãos definições claras de onde você quer chegar com seu negócio.

Os KPIs, ou indicadores-chave de desempenho, são as medidas que serão usadas para aferir isso (como a altura e a direção, no caso de nossa metáfora com o balão).

Mas será que só estabelecer essas definições é suficiente?

Na verdade, precisamos pensar além disso. Se você ainda não conhece os passos necessários para criar seus indicadores, acesse o conteúdo completo onde falamos sobre o processo de como criar indicadores de desempenho.

Na prática, para os objetivos principais serem alcançados, as metas estratégicas de seu negócio, é preciso definir indicadores claros que ajudem na construção do caminho para chegar até lá.

Mas não vai adiantar de nada você escolher seus KPIs se não houver um trabalho para medir com precisão como está o resultado de cada um deles.

Esse é o x da questão quando se fala em gestão de indicadores: como medir?

O que é gestão de indicadores?

Você deve estar familiarizado com a ideia de definir indicadores para a empresa. Afinal, eles são pontos chave que podem indicar se um negócio está seguindo no caminho certo.

Mas muitos responsáveis por essas definições acabam esquecendo que esse é apenas o começo do trabalho.

Definir KPIs, por si só, não vai significar muita coisa se você não estabelecer um procedimento de rotina para calcular o nível de resultado que está obtendo com eles.

Veja, a gestão de indicadores é um processo de acompanhamento dos resultados dos KPIs. A definição é dos KPIs é um momento inicial, estático. A gestão de indicadores exige um acompanhamento constante para saber se os planos de ação estão levando a empresa para o caminho certo.

O monitoramento e a avaliação de cada indicador definido é mais importante que a sua própria escolha.

Sem esse trabalho de gestão, é impossível saber se todo o esforço para escolher cada ponto específico a ser medido valeu a pena.

Quer mais dicas de como fazer a gestão de indicadores em sua empresa?

Confira esta interessante animação do SEBRAE Minas:

Quais as vantagens de aplicar a gestão de indicadores?

Tudo bem, sabemos o que é gestão de indicadores. Mas quais serão os benefícios reais que essa estratégia pode trazer para o seu negócio?

São várias as vantagens que surgem dos desdobramentos das ações dessa gestão, mas de forma prática, podemos citar os dois principais benefícios conquistados como:

  • Avaliar com precisão os esforços: só medindo os indicadores será possível saber que tipo de resultado efetivo trouxe cada ação implementada dentro da empresa;
  • Encontrar respostas para os problemas: com o resultado de todos os indicadores em mãos, fica muito mais fácil encontrar onde estão os problemas da operação e assim buscar as melhores soluções.

Como fazer a gestão de indicadores em 3 passos?

Depois de entender o que é gestão de indicadores e quais as vantagens que essa estratégia pode trazer para seu negócio, é importante saber como aplicá-la na prática.

Confira os 3 passos para começar, de fato, a fazer a gestão de indicadores:

1 – Ajuste a rotina para o acompanhamento regular

Já vimos que sem a medição regular não há resultado positivo algum com a mera definição dos KPIs.

Mas, para conseguir fazer esse acompanhamento, é importante ajustar as rotinas de trabalho, tornando essa etapa uma das atribuições mais importantes.

Um ponto importante é buscar o engajamento dos funcionários para realizar a medição dos indicadores regularmente e reportar quando não estão sendo atingidos.

Assim, todos ficam na mesma sintonia, compreendendo como é relevante fazer o acompanhamento contínuo dos dados, números e informações.

O desempenho e o sucesso desses processos dependo de usar o indicador de desempenho de forma inteligente. Dessa maneira, será possível aos gerentes de projeto ou de área levar suas equipes a padrões mais altos, objetivos maiores e e entregar projetos bem-sucedidos.

2 – Use as ferramentas que facilitem o processo

Um dos pontos que dificultam o trabalho de acompanhamento e medição é a falta de ferramentas que podem ser extremamente úteis para isso.

Assim como um motorista precisa do seu velocímetro para saber qual a velocidade do carro em cada momento, um gestor precisa de ferramentas que forneçam essa visão dos resultados organizacionais . E disso deve refletir os resultados que está conseguindo em cada um dos indicadores escolhidos.

Mas, hoje, existe uma série de sistemas de medição de performance corporativa que podem ser utilizados para esse fim. Com isso, concentram-se as informações, facilitando o trabalho de acompanhamento, seja pelos líderes ou operadores.

Veja mais: 10 Ferramentas de gestão de projetos que vão integrar sua equipe e trazer resultados

3 – Conte com o apoio de quem já fez acontecer

Sabemos que o conhecimento por trás desse processo de gerenciamento de indicadores não é fácil de conseguir.

E, mesmo assim, é preciso ter um alto nível de precisão para que seu trabalho de planejamento ajude a alcançar os objetivos centrais da empresa.

Por isso, não hesite em buscar o apoio de pessoas que já conseguiram colocar em prática esse tipo de processo em outros negócios.

Uma consultoria empresarial vai ajudar a ver gargalos que precisam ser eliminados para voltar ao ritmo de crescimento esperado.

Além disso, há redução de riscos, porque esses profissionais conhecem as melhores práticas do mercado e como adaptá-las a realidade que cada empresa precisa.

Saiba mais: O que é Consultoria em Gestão Empresarial e o que faz por seu negócio

A Setting é uma empresa de consultoria de gestão empresarial focada no cliente e na excelência, com ética e transparência. Sua gestão é sistêmica e focada em fatos, com o objetivo de trazer resultados e valor para o negócio.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.