Skip to main content

Compartilhe isso!

Quando se fala em gestão de projetos, muitos profissionais tendem a automaticamente associá-la a um processo complexo e trabalhoso.

Mas, com os avanços tecnológicos e a transformação digital, essa atividade tem se tornado bem mais ágil e eficiente.

Na verdade, atualmente, há várias ferramentas de gestão de projetos que poderão te ajudar no seu dia a dia e tornar sua atuação nessa área bem mais produtivas.

Que tal conhecer algumas dessas opções? Fique por dentro das melhores ferramentas de monitoramento de projetos e passe a gerenciar os seus com muito mais confiança e objetividade.

Assim, você terá maior controle sobre eles e alcançará os resultados que precisa de forma muito mais ágil e assertiva.

Leia também: O que é ferramenta de gestão? 6 dicas para conduzir o seu negócio com mais eficiência

10 Ferramentas de gestão de projetos

As ferramentas para gestão de projetos são capazes de auxiliar na otimização de processos. Assim, elas tornam suas tarefas mais rápidas e ágeis, transformando seu cotidiano em algo bem mais produtivo.

Veja a seguir alguns desses softwares de gerenciamento de projetos online que você precisa conhecer.

Veja também: Ferramentas para avaliação e melhoria de processos: o trio que vai te ajudar a solucionar seus problemas de negócio

1-Trello

O Trello é uma das ferramentas de gestão de projetos mais utilizadas atualmente no mundo.

Com uma excelente versão gratuita, o software funciona através de quadros, checklists, cartões que representam tarefas, onde você poderá organizar as atividades da equipe de acordo com suas necessidades e critérios.

Fácil de usar, você ainda consegue criar quadros para vários projetos diferentes e adicionar imagens, arquivos, fazer comentários e até mesmo marcar e designar usuários específicos para cada tarefa e suas datas de entrega.

Assim, é muito mais fácil gerenciar as atividades da equipe, garantindo que ninguém irá esquecer de seus afazeres ou desconhecer seus detalhes.

Com o Trello é possível acompanhar o andamento das atividades de forma visual e intuitiva, pois ele é baseado na metodologia kanban.

2- Asana

O Asana é outro software de gerenciamento de projetos online de fácil uso, sendo reconhecido por suas funções que facilitam o gerenciamento de tarefas e o tornam um poderoso aliado na gestão de projetos.

Com o aplicativo de gestão de projetos, pode-se criar e compartilhar listas de tarefas com os colaboradores, sendo uma ferramenta que possibilita o acompanhamento de atividades por meio de comentários, anexos e marcações, trazendo mais integração para a equipe.

Um time com até 15 colaboradores pode utilizar o Asana de forma gratuita, mas, equipes maiores podem escolher entre planos específicos com valores variáveis.

3- JIRA

Com uma interface um pouco parecida com a do Trello, o JIRA é uma das ferramentas para  gestão de projetos que proporciona uma solução integrada de quase todas as áreas desse processo.

Possibilita a administração de vários projetos e proporcionar a escolha de metodologias como o Kanban e o SCRUM.

Através deste software de gerenciamento de projetos online, você pode analisar o tempo de execução de cada tarefa, criar relatórios, planejar portfólios e integrar-se com diferentes plug-ins.

Por ter muitas opções em seu setup, inicialmente este sistema gerenciamento projetos pode causar certa confusão e demandar alguns dias para que você consiga configurá-lo de acordo com suas necessidades e prioridades.

Não é gratuito, mas apresenta planos com valores bem acessíveis e que variam progressivamente de acordo com o número de colaboradores em cada equipe.

4- Basecamp

O Basecamp é, provavelmente, uma das mais conhecidas ferramentas de gestão de projetos atualmente.

Ele consegue concentrar em um só lugar vários instrumentos essenciais, como notas, eventos, criação de listas com tarefas e outros itens.

Um dos diferenciais desse software é a criação de uma espécie de linha do tempo para cada projeto. Assim, podemos incluir o Basecamp entra as boas ferramentas de monitoramento de projetos.

De acordo com essa função, é possível acompanhar o andamento das tarefas e o histórico de cada colaborador.

Além disso, também aponta quais tarefas ainda precisam ser executadas.

Assim, será bem mais fácil organizar seus projetos, delegar tarefas, acompanhar prazos e monitorar os resultados.

O Basecamp oferece um período de 60 dias de uso gratuito e, depois desse período, há opção de contratar o plano que mais se adeque aos seus negócios.

5- Microsoft Project

Considerada como a ferramenta de gestão de projetos mais utilizada, é também uma das mais complexas de usar.

Essa dificuldade está relacionada com sua interface (que lembra um pouco a do Excel) e também com a grande quantidade de recursos que disponibiliza.

É possível criar relatórios personalizados, adicionar recursos às tarefas, administrar orçamentos, monitorar progressos e analisar cargas de trabalho.

O software de gerenciamento de projetos online poderá recalcular cronogramas e ainda apontar como mudanças durante o projeto podem afetar seus resultados como um todo.

Se houver alguma irregularidade ou indisponibilidade de um dado recurso, ou conflitos entre datas e efeitos de tarefas novas ou antigas, tudo isso será observado através do programa.

Assim, o Microsoft Project permite analisar determinados pontos que poderiam passar despercebidos normalmente.

Com ele, você será capaz de manter absolutamente tudo sob controle em seus projetos.

Há versões gratuitas para teste durante um tempo determinado e planos com diferentes preços, mas, em geral, o custo dessa ferramenta é mais elevado.

6- Monday

Considerada como uma das ferramentas para gestão de projetos mais revolucionárias, a Monday possui um layout personalizável.

Simples de usar, proporciona o controle das atividades de maneira visualmente interessante: através do uso de cores, você pode inserir e atualizar o status de cada tarefa.

Assim, é muito mais fácil perceber e analisar o andamento de seu projeto como um todo, saber o que já foi concluído e aquilo que ainda precisa ser executado.

Este sistema gerenciamento projetos conta ainda com um recurso de busca, onde você pode facilmente encontrar qualquer coisa que esteja cadastrada no software, que filtra os resultados obtidos.

Oferece período de teste gratuito e conta com planos com preços acessíveis e que variam de acordo com as suas necessidades.

7- Podio

O Podio é um aplicativo ideal para equipes médias ou grandes que estejam trabalhando em um projeto específico.

O software possui recursos adicionais como sistema social intranet e CRM.

Conta com 4 planos diferentes, sendo um deles grátis. Entretanto, essa opção conta com um número limitado de colaboradores permitidos em um mesmo time.

8- Teamwork

O Teamwork apresenta uma forma abrangente de avaliar o andamento de seu projeto, conseguindo monitorar tarefas já concluídas ou que ainda precisam ser iniciadas.

Além disso, torna possível analisar o rendimento de cada equipe, permitindo a observação do progresso geral de suas atividades.

É uma ferramenta que centraliza recursos de gerenciamento de seus colaboradores, clientes e demais contatos.

Ainda oferece integração com várias plataformas, como Gmail, OneDrive, Google Drive, Hubstaff, e outras.

Há também uma versão de teste grátis por um determinado período de tempo.

9- Wrike

O Wrike tem diversos recursos que incluem gerenciamento de orçamento, problemas e atividades, rastreamento de tarefas, de tempos e de despesas.

Este sistema gerenciamento projetos possui painéis visuais, auxiliando na criação e delegação de tarefas para os colaboradores da equipe.

Permite integração com várias plataformas como o Google Drive, LinkedIn, Evernote e outras ferramentas de gestão de projetos, como o Jira.

Você pode usar versão de teste gratuito durante um dado período.

10 – Slack

O Slack, na verdade, não é bem uma ferramenta para gestão de projetos específica, mas pode te auxiliar- e muito! – nesse processo.

Sendo um software voltado para melhorar a comunicação interna em uma empresa, torna possível criar times com que deseja compartilhar dados, informações e projetos.

É possível trocar mensagens diretamente com os colaboradores, como se fosse um chat privado.

Aliás, sua principal característica é assemelhar-se bastante com um chat.

Apontado como o substituto dos e-mails, o Slack ainda possui integração com diversas ferramentas, inclusive de gestão de projetos.

Confira também: Ferramentas de colaboração estão em alta: conheça 5 delas

Bônus – Operand

O Operand é um software de gestão para equipes criativas que apresenta uma forma simples e eficiente no gerenciamento de pessoas, processos e demandas.

Uma solução integrada capaz de organizar a gestão da sua equipe e da sua empresa em um único lugar.

Com este sistema gerenciamento projetos você é capaz de emitir propostas comerciais, gerenciar o financeiro, acompanhar o desempenho da empresa por meio dos relatórios e melhorar muito a produtividade da equipe com a metodologia de desenvolvimento ágil proposta pela plataforma.

Tudo isso online e em tempo real. Além disso, se desejar, é possível criar uma conta teste e experimentar por 7 dias gratuitamente.

Agora que conhece opções de ferramentas de gestão de projetos, você pode escolher uma ou mais delas e comprovar que a tecnologia é capaz de tornar mais fácil e prático o processo de gestão de projetos em sua empresa.

Confira em nosso blog: O que é gestão por processos, um diferencial competitivo sustentável que toda empresa deve construir

Já pensou em usar uma consultoria para ajudar na gestão de projetos em sua empresa?

A Setting é uma consultoria focada na gestão para resultados, sempre considerando a excelência, a visão sistêmica e a criação de valor em suas soluções.

Se sua empresa precisa de auxílio para organizar seus projetos, pode contar com a Setting.

Leia também: Conheça 3 ferramentas de mapeamento de processos e as vantagens de cada uma

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook