Skip to main content

Compartilhe isso!

Como gestor, seu objetivo principal é fazer com que a empresa apresente uma boa performance. Existem duas maneiras de fazer isso: dependendo exclusivamente do “time da casa” ou investindo na ajuda de profissionais de fora.

Um exemplo é a consultoria em gestão empresarial. Mas, afinal, o que é consultoria em gestão empresarial?

Nada mais que um pequeno grupo de especialistas em gestão para ajudar sua equipe de diretores e gerentes, através de insights e sugestões. Entenda melhor quais são as contribuições que essa consultoria pode oferecer aos resultados da sua empresa!

O que é consultoria em gestão empresarial

Vamos começar pelos aspectos mais básicos: o que a consultoria tem de diferente para oferecer e o que faz na gestão empresarial. Por que a parceria com esses profissionais consegue produzir resultados melhores, se comparada ao trabalho da sua equipe de gestão empresarial agindo sozinha?

Bem, existem três fatores principais que estão na base destes resultados.

1- Foco

Os consultores estão focados em certos assuntos específicos. É uma situação muito diferente da sua equipe de gestão, que precisa lidar com várias situações ao mesmo tempo.

Por exemplo: enquanto os consultores podem focar na gestão financeira da sua empresa, os gestores também precisam pensar em pequenos problemas do dia a dia — como aquele funcionário que não para de faltar, o arquivo que sumiu, o carro da empresa que quebrou, a pauta da próxima reunião de equipe.

2- Know-how

Os consultores trabalham tanto com os assuntos específicos, que acabam desenvolvendo um conhecimento muito aprofundado sobre eles. Tornam-se verdadeiros especialistas.

Afinal,  o que é consultoria em gestão empresarial se não  areunião de um conjunto de especialistas para ajudar sua empresa?

A consultoria pode trazer um novo repertório de técnicas e ferramentas para a gestão empresarial. A melhor parte é que, com o tempo, sua equipe aprenderá com os consultores e incorporará conhecimentos relevantes.

Depois de um certo período, você terá acumulado o know-how necessário para dar andamento aos processos com a sua equipe, de forma mais independente.

3- Olhar de fora

A consultoria é especializada em gestão empresarial, mas não é especializada no seu ramo de negócios. E isso é algo muito positivo, pois os consultores chegam à sua empresa com um “olhar de fora” — ou seja, menos acostumado com o status quo, mais questionador e inovador.

Esse olhar permitirá buscar mudanças profundas, que talvez sua equipe não pensasse — ou não ousasse — fazer. Portanto, quando quiser entender o que é consultoria em gestão empresarial, lembre-se desse importante fator: um olhar “de fora”.

Resultados da consultoria em gestão empresarial

Agora, vamos ao que realmente interessa. Como a consultoria pode ajudar sua empresa a atingir melhores resultados? Existem dois pontos que vão melhorar notavelmente com a ajuda de consultores especializados: aumento na receita e redução nos custos.

Obviamente, através destes dois pontos, sua empresa poderá obter uma lucratividade elevada.

O aumento na receita pode ser obtido de diferentes maneiras:

  • conquistando mais clientes novos;
  • fidelizando os clientes antigos;
  • aumentando o ticket médio de compras;
  • aumentando os preços ou reduzindo a concessão de descontos.

E até mesmo encontrando novas opções para investir o capital da empresa.

Enquanto isso, a redução nos custos pode acontecer através da:

  • redução no desperdício;
  • desenvolvimento de novos fornecedores;
  • criação de um modelo de compras mais eficiente;
  • identificação e eliminação de projetos, processo e produtos que apresentam baixa rentabilidade.

Entre outras medidas.

Muito mais que resolver problemas

E engana-se quem pensa que a consultoria só é importante para empresas que estão enfrentando problemas financeiros. Mesmo as empresas que possuem um bom desempenho podem se beneficiar com este serviço.

A ajuda dos consultores vai garantir que seu negócio tenha condições de manter uma alta lucratividade com consistência — ou seja, mesmo frente a variações no mercado e na economia.

Isso não é feito através de mágica. Tudo começa com a análise do negócio, identificando os principais problemas de gestão. Em seguida, a consultoria pode sugerir a implementação de modelos e práticas, voltados para a melhoria de processos internos.

A consultoria também pode assumir um papel importante no planejamento estratégico e na tomada de decisões dentro da empresa. Sempre, é claro, desenvolvendo um trabalho conjunto com você e sua equipe.

Entendeu plenamente o que é consultoria em gestão empresarial ? Qual é a sua principal dúvida sobre o que faz a gestão empresarial? Clique aqui e fale com a gente diretamente por WhatsApp!

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook