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Saber como criar um bom planejamento é uma verdadeira necessidade para toda empresa.

E conseguir definir metas é um dos primeiros passos antes de dar início a qualquer projeto ou tarefa de uma organização.

Afinal, para conseguir chegar onde se deseja, é preciso ter certeza de qual será esse objetivo, certo?

Mas, para ter sucesso em seus projetos, há ainda outro fator essencial: ser capaz de mensurar o desempenho das atividades.

Se um gestor não consegue realizar um acompanhamento certeiro do andamento das tarefas de sua empresa, a chance de não identificar possíveis problemas a tempo de repará-los aumenta drasticamente.

Por isso, tenha em mente que não basta apenas possuir um objetivo definido. É preciso saber o que fazer para guiar sua equipe para alcançá-lo.

É imprescindível ter o conhecimento de como criar indicadores de desempenho e utilizar essas métricas no cotidiano de seus negócios.

Quer aprender mais sobre isso?

Como criar indicadores de desempenho: um guia prático

1- O que são os indicadores de desempenho?

Um indicador de desempenho também é conhecido pelo termo em inglês Key Performance Indicator, KPI.

Esses indicadores são métricas com a função de quantificar a performance de uma empresa, levando em consideração os objetivos já estabelecidos.

Assim, os KPIs são os responsáveis por monitorar os resultados dos projetos e atividades da organização.

Eles são a referência para auxiliar na tomada de decisão dos gestores, além de ajudar na criação de estratégias de melhoria.

2- Classificação de KPIs

Há uma variedade enorme de indicadores de desempenho para aplicar em uma empresa.

E eles podem ser classificados em grupos, de acordo com suas finalidades mais específicas.

Principais tipos de indicadores de desempenho:

1- Indicadores de produtividade:

Apontam a relação entre o que é produzido e quais recursos foram utilizados para sua confecção.

Exemplo: relação entre colaborador e tempo demandado para uma tarefa (colaborador/hora).

2- Indicadores de capacidade:

Medem a capacidade de resposta de um determinado processo.

Exemplo: quanto uma máquina produz em relação a um período de tempo.

3- Indicadores estratégicos:

Indicam se os objetivos estratégicos da empresa estão sendo alcançados.

Fornecem para a diretoria dados para um comparativo entre o cenário atual da organização e àquele que se deseja alcançar.

Exemplo: faturamento bruto.

4- Indicadores de qualidade:

Fornecem informações para mensurar a ocorrência de algum desvio durante o processo produtivo

Associam-se frequentemente aos indicadores de produtividade.

Exemplo: quantia de produtos com defeito em um dado período.

5- Indicadores táticos:

Estarão muito ligados aos estratégicos, devendo ser acompanhados pelos gestores de cada área.

Exemplo: faturamento por canal de vendas.

6- Indicadores operacionais:

Dão informações mais detalhadas aos indicadores táticos e estratégicos, devendo seu acompanhamento ser de responsabilidade de especialistas de cada setor.

Existem indicadores de desempenho de RH, de vendas, de Marketing etc.

Exemplo: quantidade de colaboradores em cada canal de vendas.

3- Como colocar em prática?

É muito importante saber como criar indicadores de desempenho e implantá-los.

Só assim você pode evitar erros na implantação que tornarão os KPIs ineficientes.

Por isso, para colocar em prática a gestão KPIs, siga o passo a passo a seguir:

Passo a passo para a gestão de indicadores de desempenho:

  • Tenha um planejamento estratégico: antes de qualquer coisa, você precisa ter muito bem estabelecido o planejamento estratégico. Todos os indicadores precisam estar alinhados a ele.
  • Determine suas metas: a segunda etapa consiste em estabelecer objetivos sólidos que sua empresa pretende alcançar.
  • Escolha os indicadores: agora sim chegou o momento de eleger quais indicadores adotar para cada processo.
  • Acompanhe continuamente: é muito importante que os KPIs sejam constantemente acompanhados. As informações precisam ser atualizadas e consistentes para realmente medir a performance de sua empresa e auxiliar na tomada de decisão.
  • Faça correções: os dados fornecidos pelos indicadores apontarão se tudo está ocorrendo de acordo com o planejado. Caso note desvios, não perca tempo: faça correções!
  • Melhore constantemente: e se os indicadores demonstrarem que tudo está dando certo? Esse é um excelente sinal, é claro! Mas não significa que você deve permanecer estático.Utilize seus KPIs para descobrir oportunidades de melhorias contínuas em seu negócio.

4- Afinal, como criar indicadores de desempenho em sua empres?

Com tantas opções de KPIs utilizados no mundo corporativo, como criar indicadores de desempenho adequados a minha empresa?

Essa é uma dúvida muito importante, já que fazer uma má escolha de KPI pode não somente levar a informações incoerentes, mas influenciar em decisões e trazer consequências prejudiciais para seus negócios.

Por isso, no momento de determinar seus indicadores, atente-se a alguns fatores importantes:

1- Escolha de acordo com seus negócios

Não tem como criar indicadores de desempenho sem levar em conta o setor, porte, objetivos e outras particularidades de seu negócio.

Por exemplo: os indicadores utilizados por uma organização de grande porte que comercializa automóveis populares não serão os mesmos que outra que vende alimentos congelados regionalmente.

Os KPIs precisam representar os objetivos de sua empresa.,

Além disso, não devem ser escolhidos em grande quantidade. Evite ultrapassar o máximo de 5 indicadores.

2- Considere fatores relevantes

Para eleger seus indicadores, considere os fatores mais relevantes do negócio e que merecem um acompanhamento constante.

3- Indicadores devem ser mensuráveis e fáceis de compreender

Os KPIs não podem ser complicados ou tentar quantificar dados que não podem ser medidos facilmente.

Escolha KPIs fáceis de usar, que sejam baseados em informações mensuráveis e confiáveis.

4- Compartilhe as informações

Os indicadores de desempenho são muito importantes quando se considera a comunicação interna da empresa.

Compartilhe as informações obtidas.

Isso ajudará todos os colaboradores a entenderem a relevância do próprio trabalho no alcance das metas.

Realize reuniões frequentes com a equipe para compartilhar e facilitar a compreensão dos resultados obtidos.

5- Defina um responsável

É frequente que a responsabilidade pelos indicadores de desempenho fique entre gerentes e diretores, mas essa decisão não precisa ser uma regra.

Estude seu negócio e defina um responsável pelo acompanhamento de cada indicador.

Assim, nada importante será perdido e os dados sempre estarão atualizados e disponíveis para auxiliar na gestão da empresa.

Seguindo o passo a passo de como criar indicadores de desempenho, será possível estabelecer uma forma eficiente de mensurar a performance de seus negócios.

E, ao conseguir tornar mais eficientes as tomadas de decisão, será muito mais fácil atingir as metas estabelecidas em sua empresa.

A Setting é especializada em ajudar seu negócio a encontrar soluções focadas no cliente com o objetivo de criar valor e resultados para sua empresa.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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