Skip to main content

Compartilhe isso!

Será que sua empresa sabe fazer de tudo? Mas tudo mesmo?

É claro que não! Uma empresa assim, não existe. É por isso que, às vezes, é preciso contratar um profissional de fora que domina determinada área profundamente.

A prática é tão comum e bem-sucedida que dados divulgados pela pesquisa Perfil da Consultoria no Brasil 2017 mostraram todo otimismo do setor. 83,2% tinham  boas expectativas para o próximo ano, enquanto apenas 14,3% consideravam que seu negócio iria se estabilizar, sem crescer ainda mais.

A verdade é que com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm buscado, frequentemente, soluções para se tornarem mais eficientes e produtivas. Uma dessas soluções, já consolidadas no meio corporativo, é a contratação de uma consultoria especializada naquela área específica que seu negócio preciso de um reforço.

Nesse cenário, a consultoria surge como uma forma de promover mudanças estruturais e processuais que não seriam possíveis de serem executadas internamente pelas organizações, por diversas razões. Desde tempo para se dedicar a um projeto específico até a necessidade de renovar métodos e oxigenar ideias.

No entanto, antes de contratar um consultor, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens da prestação desse serviço.

Saiba mais: 4 tipos de consultoria empresarial e suas diferenças

Consultoria especializada: vantagens e desvantagens de contratar uma

A contratação de uma consultoria especializada é uma decisão que deve ser pensada estrategicamente pelos gestores, avaliando as vantagens e desvantagens inerentes ao serviço que será prestado.

Vantagens

Existem inúmeros benefícios. Vamos falar dos principais:

  1. Avaliação externa: o empresário, por estar totalmente envolvido nos processos da empresa, pode não conseguir avaliar de forma isenta e crítica o que precisa ser mudado. Nesse sentido, o consultor traz um olhar isento de vícios e ideias pré-concebidas para o negócio, diagnosticando de forma mais eficiente os problemas e propondo as melhorias necessárias;
  2. Agilidade nos resultados: a partir do momento da assinatura do contrato, o consultor vai trabalhar focado nos resultados desejados pela organização, trabalhando para solucionar problemas específicos. Uma equipe interna, ao contrário, provavelmente, teria que dividir seu tempo com as responsabilidades diárias, diminuindo a velocidade das mudanças organizacionais e fazendo com que os resultados demorem mais tempo a serem alcançados;
  3. Controle do orçamento: ao optar por uma solução interna, a empresa corre o risco de desperdiçar recursos por conta de conflitos de objetivos, perda de prazos e diminuição da produtividade dos profissionais remanejados para implementar as mudanças necessárias. A contratação da consultoria possibilita uma previsibilidade dos custos, com conhecimento prévio de quanto será investido;
  4. Conhecimento especializado: por mais que o empresário ou os profissionais da organização conheçam o seu mercado, o consultor possui a experiência adquirida na resolução de problemas em diversas empresas. Isso faz com que ele tenha um conhecimento especializado que, dificilmente, será igualado internamente e que tornará mais ágil e eficiente o diagnóstico e implementação das mudanças necessárias;
  5. Atualização da equipe: essa vantagem é uma consequência direta da anterior. A parceria estabelecida entre os consultores e a equipe interna da empresa possibilitará uma transferência de conhecimento, promovendo a atualização dos profissionais com as técnicas e estratégias mais atualizadas do mercado. E a empresa continuará se beneficiando deste conhecimento, mesmo após o término da consultoria.

Antes de ver o outro lado da moeda sobre vantagens e desvantagens da consultoria especializada, confira este infográfico do portal da administração que compara o uso de um consultor de sua equipe interna ou a contratação de um consultor externo:

Consultoria especializada vantagens e desvantagensDesvantagens

Apesar dos benefícios citados anteriormente, a contratação de uma consultoria especializada também pode trazer algumas desvantagens. Vamos ver quais são:

  1. Exposição de informações: ao abrir seus procedimentos para profissionais externos, sempre existe o risco de vazamento dessas informações para o mercado. Por isso, é essencial que empresa verifique a idoneidade e a ética da consultoria. Além disso, o sigilo das informações e dados internos deve ser assegurado através de cláusula contratual;
  2. Perda de controle: a atuação do consultor deve ser acompanhada de perto pelos profissionais internos para que as mudanças implementadas estejam de acordo com as necessidades da organização. Caso contrário, podem ocorrer problemas como a quebra do cronograma, perda de produtividade da equipe e atritos com os gestores;
  3. Desconforto da equipe: a consultoria especializada trará uma visão racional e objetiva para dentro da organização, ignorando questões emocionais relativas às atividades empresariais. Caso os consultores não tenham o tato e a diplomacia necessários para tratar com a equipe, podem ocorrer desavenças, gerando insatisfação e desconforto e prejudicando o trabalho de todos;
  4. Dependência técnica: se o grau de intervenção for muito profundo e não ocorrer o devido treinamento, investimento em capacitação e repasse das informações para a equipe de colaboradores, a empresa pode se tornar dependente tecnicamente da consultoria.

Cuidados a se tomar na contratação da consultoria especializada

Como visto, existem diversas vantagens e algumas desvantagens na contratação de uma consultoria especializada. Para evitar que a empresa seja prejudicada pelos pontos negativos citados, existem alguns cuidados que podem ser tomados.

O primeiro deles é a verificação da experiência e profissionalismo da consultoria. É necessária uma ampla pesquisa no mercado que deve incluir análise técnica das propostas enviadas, consultas a clientes anteriores e atuais e entrevistas com os consultores.

Assim, o empresário aumenta as chances de estar realizando a melhor escolha para a solução dos problemas da sua organização.

Outro cuidado importante a ser tomado é a definição detalhada do escopo que será trabalhado pelos consultores. É essencial alinhar as expectativas e necessidades da empresa em relação a melhoria dos processos, redefinição de estratégias e os novos caminhos desejados.

Também vale a pena verificar se a contratação da consultoria é, realmente, o melhor caminho do ponto de vista econômico. Comparar os custos da consultoria com a capacitação dos próprios funcionários para a realização dos serviços.

Neste caso, também devem ser considerados o tempo e a expertise técnica necessárias para a capacitação e execução das mudanças desejadas.

Agora você está ciente das vantagens e desvantagens na contratação de uma consultoria especializada e pode avaliar a melhor opção para sua empresa.

A Setting é uma consultoria especializada em gestão para resultados e geração de valor, para o negócio e para os clientes finais. Para isso, emprega uma visão sistêmica baseada em fatos, para encontra as melhores soluções para o seu negócio.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook