Skip to main content

Compartilhe isso!

“Além de ter um Planejamento Estratégico, é necessário que o Ecossistema em que a estratégia será executada seja propício para uma implementação ágil e eficaz.”

Todos já sabemos que de nada adianta ter um Planejamento Estratégico sem que ele seja implementado. Por que algumas empresas conseguem ter mais sucesso do que outras nesta jornada?  Muitos são os fatores que influenciam no sucesso de uma estratégia, mas sem dúvida alguns dos mais relevantes são apresentados pela situação interna da empresa, o engajamento dos times e o ambiente corporativo no sentido amplo. Podemos traduzir isto como sendo o “Ecossistema Estratégico Empresarial”.

Considerando que ecossistema significa o sistema onde se vive, o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal[i], vamos pegar emprestado esse conceito e aplicá-lo no ambiente corporativo.

O Planejamento Estratégico nada mais é do que um conjunto de iniciativas que se executadas de acordo com as prioridades definidas, levará a empresa a alcançar os resultados almejados. Até aí tudo muito bem, porém o que pode afetar a implementação deste plano?

Muitos fatores influenciam na execução da Estratégia traçada: a cultura, as políticas, o processo decisório e as competências são alguns exemplos.

Uma nova estratégia pressupõe mudanças na forma de atuar de uma empresa, e o segredo para que elas aconteçam está em identificar quais são aquelas imprescindíveis para que o ambiente seja fértil para seu desenvolvimento.

Estratégia não é um elemento único, mas sim uma parte de um ecossistema empresarial em que muitas partes se conectam, e preparar este ecossistema para executar o que foi planejado, é fator crucial no sucesso de uma estratégia

É difícil estabelecer hierarquias e importâncias nas áreas da gestão, todas tem seu valor e precisam ser desenvolvidas. Por isso ter uma estratégia que norteie a organização é tão importante. Ela ajudará a identificar as prioridades e intensidade das mudanças e em que áreas deverão acontecer.

Isto posto, o segredo para que uma estratégia seja implementada com sucesso está em construir um ecossistema fértil e propício para o desenvolvimento das iniciativas e a consequente evolução do negócio.

Desenvolvendo o ecossistema estratégico empresarial

Mas quais seriam os elementos deste ecossistema? Assim como o sistema em que vivemos possui características físicas, químicas e biológicas, nas organizações empresariais existem questões de várias naturezas como as operacionais, culturais e políticas, por exemplo.

Cada empresa deve desenvolver seu ecossistema e prepará-lo para receber e aceitar as inovações propostas no Planejamento Estratégico.

Suponhamos que uma empresa acabou de realizar seu ciclo de Planejamento Estratégico e obteve novas diretrizes relacionadas à Sustentabilidade, Tecnologia e Pessoas.

Com a estratégia no centro da organização a empresa em questão, considerou três elementos como pilares para o desenvolvimento do seu ecossistema da estratégia, a Sustentabilidade, a Tecnologia e as pessoas, ou mais precisamente, os Talentos.

Embora existam diferentes tipos de modelo de negócio, na maioria deles, esses pilares funcionam como base para o desenvolvimento de um ecossistema saudável, pois cada um deles engloba áreas da gestão importantes e que com frequência, nos dias de hoje, são impactadas por uma nova estratégia.

Mas, é claro, que outros fatores podem fazer mais sentido para diferentes tipos de empresas.

Após escolhidos os “pilares” do Ecossistema da Estratégia, deve-se desdobrá-los em temas relevantes para a estratégia traçada. Seguindo o nosso exemplo, uma possibilidade seria desdobrar a Sustentabilidade em financeira, ambiental e social; a Tecnologia em infraestrutura, digitalização e métodos ágeis; e os Talentos em cultura, ambiente corporativo, e valorização e engajamento.

Não existe uma regra ou uma receita pronta. Cada empresa, dependendo de seu perfil, indústria e principalmente de sua Estratégia, vai construir e preparar seu próprio Ecossistema. O importante é que este conceito esteja disseminado em toda a organização e que todos entendam as razões das mudanças e do foco nos pilares definidos como estratégicos no ciclo estabelecido.  

[i] https://www.significados.com.br/ecossistema/

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook