Skip to main content

Compartilhe isso!

A cultura de uma empresa é um aspecto fundamental para que a organização consiga alcançar seus objetivos estratégicos. Porque é ela que orienta as tomadas de decisão, o comportamento dos colaboradores e serve de base para a dinâmica de funcionamento do negócio.

Assim, sem uma cultura bem definida, é praticamente impossível que a empresa se desenvolva de maneira sólida e sustentável.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar o que é cultura empresarial e como funcionam os principais tipos de cultura empresarial.

Por isso, continue a leitura e confira também 3 exemplos de empresas com culturas bem estabelecidas para se inspirar.

Leia também: O que é cultura de inovação e 6 dicas precisas para implementá-la em sua empresa

O que é cultura empresarial?

Podemos definir a cultura empresarial como um conjunto de valores, crenças, hábitos, comportamentos e boas práticas inerentes a uma organização. É ela um dos pilares que sustentam a identidade organizacional e faz com que a empresa seja única.

A cultura de uma empresa é o que orienta as ações de diretores, gestores e colaboradores. Ela serve, dessa forma, como referência para a condução das dinâmicas internas e externas, para a gestão organizacional e para o planejamento estratégico.

A cultura organizacional também se refere à maneira com que a empresa se relaciona com seus colaboradores, seus clientes, seus fornecedores e com a sociedade em geral.

Elementos de cultura empresarial

Para que você possa entender melhor o conceito de cultura em uma organização, vale a pena citarmos os elementos da cultura organizacional.

São eles a missão, a visão e os valores:

Missão

A Missão é a razão pela qual a empresa existe. É o propósito que justifica a concepção do negócio.

Visão

A Visão se refere aonde a empresa quer chegar a longo prazo. Ela trata dos objetivos que a empresa deseja alcançar no decorrer de sua existência.

Valores

Os valores são os princípios dos quais a empresa não abre mão. Eles representam o cerne da cultura empresarial. É dos valores que derivam as diretrizes comportamentais da organização.

Pessoas

As pessoas também se configuram entre os elementos de cultura empresarial. São os colaboradores que disseminam os valores e fazem as engrenagens girar.

Espaço físico

O espaço físico da empresa também é um importante elemento da sua cultura e influencia o comportamento dos colaboradores.

Assim, um ambiente agradável e que mostre que a empresa valoriza os colaboradores influenciará a maneira como eles encaram o trabalho na organização.

Este post também pode agradar a você: Confira os caminhos para uma mudança de cultura organizacional eficiente

Tipos de cultura empresarial

Responda rápido: em qual dos tipos de cultura empresarial sua empresa se encaixa? Confira agora os 4 principais e veja qual combina melhor com o seu negócio.

1 – Cultura do poder

Nesse tipo de cultura, há uma forte centralização do poder. A liderança é focada em uma única figura e as relações são bem verticalizadas.

Na cultura do poder, o foco está no alcance de resultados pré-estabelecidos e a competitividade interna é muito acirrada. Por isso, a possibilidade de conflitos aumenta.

Esse tipo de cultura é comumente observado em empresas de pequeno porte, com poucos funcionários.

Por falar em funcionários, na cultura baseada no poder, há pouco espaço para o desenvolvimento de habilidades dos profissionais, porque a autonomia deles é quase nula.

2 – Cultura de papéis

A cultura de papéis tem como foco as funções desempenhadas por cada colaboradores. Há uma forte preocupação em ter muito bem definidos os papéis de cada um na movimentação das engrenagens da empresa.

Nesse tipo de cultura, os processos são muito bem estruturados e precisam ser seguidos à risca, dessa forma há pouca flexibilidade nas funções e é quase inexistente o espaço para sugestão de novas ideias.

3 – Cultura de tarefas

Na cultura de tarefas, adota-se uma perspectiva direcionada a resolução de problemas. Os colaboradores estão sempre prontos para lidar com diferentes situações.

Há uma grande valorização da criatividade e do pensamento inovador. As regras são bem definidas, mas menos engessadas; assim, elas podem ser flexibilizadas dependendo da situação. O que importa mais são os resultados.

4 – Cultura de pessoas

A cultura com foco em pessoas busca valorizar seus talentos. Empresas que optam por esse tipo de cultura acreditam ter em seus recursos humanos um dos bens mais valiosos.

A empresa investe no crescimento profissional e na qualidade de vida de seus colaboradores. Em troca, seus profissionais entregam maior produtividade e resultados mais satisfatórios.

Há maior abertura para sugestão de ideias e para a colaboração. A hierarquização é mais horizontalizada. O trabalho costuma ser autogerenciado.

Startups e empresas de tecnologia são grandes adeptas desse tipo de cultura empresarial.

Exemplos de cultura empresarial

Agora que você já sabe mais sobre cultura empresarial e seus diferentes tipos, confira agora 3 bons exemplos de cultura empresarial para se inspirar.

1 – Google

A cultura empresarial do Google é mundialmente conhecida e referência para muitas outras empresas de tecnologia.

A organização multibilionária tem uma cultura centrada em seus funcionários. Ela dá liberdade para que eles possam criar seus próprios horários, o que não significa que eles são menos responsáveis com suas tarefas e metas.

A empresa também oferece espaços recreativos, refeições gratuitas e um ambiente leve, espaçoso, colorido e alegre.

O trabalho colaborativo também faz parte da cultura organizacional do Google, que investe na formação de seus profissionais e dá autonomia para que eles possam desenvolver seus próprios projetos.

2 – Apple

Assim como o Google, a Apple também tem uma grande preocupação com o bem estar de seus funcionários e com o crescimento profissional deles.

Além disso, a empresa busca desenvolver uma cultura organizacional pautada em questões ambientais, preocupando-se com o mundo que vamos deixar para as futuras gerações.

Ambev

A brasileira Ambev passou por um significativo processo de mudança de cultura empresarial. Logo nos seus primeiros anos, a cultura da Ambev era muito hostil e agressiva, o que acabava criando um ambiente de trabalho tóxico para os funcionários.

Essa postura não pegou muito bem para a imagem da empresa no mercado. Isso forçou a empresa a refletir e a fazer uma mudança de cultura empresarial.

Hoje, a empresa preocupa-se em desenvolver jovens lideranças e investe em programas de incentivo e auxílio para seus colaboradores.

A Ambev passou também a valorizar mais a colaboração e as metas coletivas.

Ficou claro o que é cultura empresarial? E o que achou dos nossos exemplos?

Busque fortalecer a cultura da sua empresa e alcance resultados mais satisfatórios.

Veja mais: Confira 7 exemplos de cultura organizacional

A Setting é uma empresa de consultoria que preza pela excelência em tudo que faz, com foco no cliente. Dessa forma, entrega valor e resultados. Isso porque usa uma metodologia sistêmica, tomando decisões baseadas em fatos.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook