Indicadores de desempenho (KPI) são ferramentas de gestão extremamente importantes. Eles são utilizados para acompanhar e avaliar o progresso da organização rumo aos seus objetivos.
Um bom KPI deve funcionar como uma bússola para você e sua equipe. Assim, ele mostra se a empresa está no caminho certo ou se é necessário fazer alguma mudança de estratégia.
Tendo em vista a infinidade de KPIs existentes, separamos aqui 7 dos mais importantes exemplos de indicadores de desempenho nas empresas que você pode implementar no seu negócio.
Continue a leitura e saiba como medir os principais aspectos da sua empresa e obter insights valiosos.
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7 exemplos de indicadores de desempenho nas empresas
1 – Retorno sobre Investimento
Dando início a nossa lista de exemplos de indicadores de desempenho nas empresas, temos um dos KPIs mais utilizados nas organizações. O Retorno sobre Investimento (ROI) mede quanto a sua empresa conseguiu lucrar a partir de determinado investimento.
Esse indicador faz uma comparação entre o dinheiro investido e o dinheiro que esse investimento trouxe para os cofres da empresa. Assim, é possível determinar quais investimentos são mais lucrativos ou não
Por exemplo, imagine que você queira avaliar o ROI da sua campanha publicitária. Se o seu investimento inicial foi de 50.000 e o seu faturamento com essa campanha foi de 95.000, logo:
- (R$ 95.000 – R$ 50.000) / (R$ 50.000) = 0,9
Ou seja, o seu Retorno sobre Investimento nesta campanha publicitária foi de 90%, o que é muito bom.
Esse cálculo pode ser feito com qualquer outro tipo de investimento. Ao fazer isso, ficará mais fácil saber quais investimentos representam mais vantagem para o seu negócio.
2 – Margem de lucro bruto
A margem de lucro bruto é um indicador que mede o seu faturamento de vendas descontando os custos dos produtos vendidos.
Este é um dos principais fatores que você precisa levar em consideração na hora de precificar seus produtos.
Se, por exemplo, você vende os seus produtos a R$ 100 cada, mas gasta R$ 40 para disponibilizá-los nas prateleiras, sua margem bruta será de R$ 60 (60%).
Esse indicador é importante para mostrar quais produtos apresentam margem bruta menor que os outros e, a partir disso, rever as estratégias de marketing e venda, por exemplo.
A margem de lucro bruto varia de acordo com o modelo de negócios em questão. Por isso, pesquise sobre as médias desse KPI no seu setor para estabelecer parâmetros de análise.
3 – Churn Rate
O Churn Rate é um KPI que mede a porcentagem de clientes que “abandonaram” a sua empresa durante um período específico.
Para calcular, basta aplicar a seguinte fórmula:
- (Total de clientes perdidos em determinado período) / (Total de clientes no início do período analisado)
Se em janeiro, por exemplo, a sua empresa tinha um 100 clientes e, 6 meses depois, esse número cai para 80, o Churn Rate será:
- 20 / 100 = 0,2%
O recomendado é que esse indicador nunca seja superior a 7%.
Uma taxa de Churn muito alta pode sugerir que os seus clientes não estão satisfeitos com a sua empresa. E é sobre isso que vamos tratar no tópico a seguir.
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Quer mais dicas sobre Churn Rate? Então, confira este vídeo do Viver de Blog e saiba mais:
4 – Net Promoter Score (NPS)
O Net Promoter Score é um indicador que serve para medir o quão satisfeitos os seus clientes estão com a sua empresa.
Ele funciona da seguinte maneira: pergunte aos seus clientes qual a probabilidade, de 0 a 10, de eles indicarem o seu produto ou serviço para algum amigo ou familiar.
Os respondentes, então, são categorizados em:
- Promotores: Nota 9 ou 10
- Neutros: 7 ou 8
- Detratores: 0 a 6
Em seguida, aplica-se a fórmula (Total de Promotores – Total de Detratores) / Total de respondentes * 100 para chegar ao índice NPS.
Você pode utilizar a seguinte escala como referência para o seu NPS:
- Excelente: 75% — 100%;
- Muito bom: 50% — 74%;
- Bom: 0% — 49%;
- Ruim: -100% — -1%.
Esse mesmo indicador pode ser utilizado para medir a satisfação dos funcionários, questionando-os qual a probabilidade de eles indicarem a sua empresa para outros amigos trabalharem.
5 – Taxa de Conversão
A Taxa de Conversão (Win Rate) é um dos mais importantes exemplos de indicadores de desempenho nas empresas, tanto online quanto offline. Ele mede quantos leads você conseguiu converter em clientes.
Para calcular esse KPI, aplique a seguinte fórmula:
- Taxa de Conversão = Total de vendas / Total de leads * 100
Se, por exemplo, a sua Taxa de Conversão em um período específico ficar em 50%, isso significa que a sua empresa foi bem sucedida em metade das suas tentativas de fechar negócio.
Esse índice muito baixo pode ser sinal de que você precisa rever suas estratégias de marketing e de atendimento, por exemplo.
6 – Ticket Médio
O Ticket Médio mostra o valor médio de vendas de cada cliente em determinado período.
O cálculo é simples. Basta dividir o valor total de faturamento pelo total de vendas do período que você quer analisar.
Você também pode usar essa fórmula para calcular o Ticket Médio de algum produto ou serviço específico que a sua empresa oferece.
O Ticket Médio é muito importante no ecommerce. Por isso, trouxemos este vídeo do Ecommerce na Prática:
7 – Customer Lifetime Value (CLV)
O CLV mede a receita que cada cliente representa para a sua empresa ao longo de todo relacionamento que tem com ele.
A fórmula é a seguinte:
- CLV = (ticket médio × média de compras anual por cliente) × tempo médio de relacionamento
Suponhamos que:
- o ticket médio mensal de seus clientes seja de 500 reais;
- a média de compras anual por cliente seja de 12 (uma compra por mês);
- o tempo médio de relacionamento seja de 5 anos.
Logo:
- CLV = (500 x 12) x 5
- CLV = 6.000 × 5
- CLV = R$ 30.000
Uma forma de saber se o CLV da sua empresa está bom ou ruim é comparando-o com o Custo de Aquisição do Cliente (CAC). Isso porque, se o custo que você tem para adquirir um cliente for superior à receita que ele representa, sua empresa tende a ficar no prejuízo
Esses foram os 7 principais exemplos de indicadores de desempenho nas empresas. Implemente-os na sua empresa para acompanhar resultados e tomar decisões mais assertivas
Saiba mais: Como implantar indicadores de desempenho: as 6 etapas fundamentais
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