Fazer de sua empresa um negócio de sucesso é objetivo de praticamente todo empresário.
E sabemos que para isso, manter uma excelente administração da organização é imprescindível, afinal, bons resultados não surgem do nada.
Por outro lado, é preciso considerar que as tarefas associadas à gestão empresarial nunca são fáceis.
Envolvem muita complexidade e desafios contínuos.
É por isso que muitos negócios optam por uma ajuda profissional externa, como algum tipo de consultoria empresarial especializada.
Engana-se quem imagina que apenas organizações de grande porte ou que atuam em mercados específicos buscam esse auxílio.
Uma consultoria para pequenas e médias empresas é cada vez mais importante para que esses negócios alcancem maior produtividade e competitividade no mercado.
Descubra os motivos nesta postagem.
A importância de uma boa gestão para as PMEs
A crise econômica brasileira mostrou grandes impactos negativos no ambiente corporativo.
Um levantamento do IBGE apontou que, nos últimos dois anos, mais empresas estavam sendo fechadas do que sendo criadas no país.
E aquelas de menor porte foram apontadas como as grandes vítimas desse cenário.
Para sobreviver a esse período de oscilações, mostrou-se cada vez mais necessário traçar estratégias efetivas, detectar problemas e focar em solucionar suas causas.
Mas, claro, essa não é uma tarefa fácil de se colocar em prática, ainda mais por conta própria.
Nesse contexto, buscar a ajuda externa de uma consultoria para pequenas e médias empresas está sendo uma opção cada vez mais viável e assertiva.
Quem pode contratar uma consultoria empresarial?
Vale lembrar que melhorar a administração não é uma tarefa apenas de sobrevivência em época de incertezas.
Esse deve ser um objetivo constante de qualquer organização que deseja alcançar um desenvolvimento sustentável e uma gestão com resultados cada vez mais expressivos.
Mesmo que o cotidiano e demandas de pequenas e médias empresas sejam diferentes das de maior porte, ambas podem apresentar problemas e deficiências que só poderão ser solucionados com uma ajuda externa e especializada.
Ou seja, através de uma consultoria empresarial.
Quais as vantagens de uma consultoria para pequenas e médias empresas?
1- Visão especializada e neutra
Muitos dizem que, para conseguir avaliar profundamente uma determinada situação, é preciso um “olhar de fora”.
E, quando se trata de questões do mundo corporativo, não poderia ser diferente.
Muitas vezes, os gestores apresentam uma relação emocional com seus negócios que pode ser prejudicial.
Por estarem acostumados a uma rotina já consolidada, não conseguirem avaliar as atividades da maneira crítica como deveriam.
Em empresas de pequeno e médio porte, esse “apego” pode ser ainda mais frequente e ser capaz de influenciar na forma em que um gestor avalia e comanda seus negócios.
Uma visão externa e neutra proporciona um olhar diferente, usando critérios que nem foram considerados antes.
Ao contar ainda com um profissional especializado, se garante a experiência e conhecimento necessários para desenvolver um diagnóstico empresarial isento.
2- Mais segurança na tomada de decisão
Quando os negócios são menores, costumam ser dependentes de um pequeno número de lideranças.
E isso pode acarretar na concentração de muitas responsabilidades sobre uma só pessoa.
É comum perceber que um gestor nessas circunstâncias sente ainda mais o peso de uma tomada de decisão e, consequentemente, tem problemas nesse processo.
Uma boa consultoria não apenas fornece diagnósticos e soluções para problemas, mas acompanham as repercussões dessas mudanças na empresa cliente.
Dessa forma, colocar em prática estratégias e o gerenciamento de projetos será uma tarefa muito mais segura e eficiente, já que a gestão saberá que há alguém experiente fornecendo os conselhos necessários para evitar erros.
3- Reestruturar equipes
Independente do porte de uma empresa, seu sucesso depende de seus colaboradores.
Com equipes mais enxutas, o impacto de um funcionário alocado em funções não adequadas, ou com características não ideais a seu cargo, pode ser desastroso.
Uma consultoria para pequenas e médias empresas aponta opções de mudança para uma reorganização dos colaboradores, solucionando problemas de recursos humanos.
O foco e colocar as pessoas certas nas funções corretas: tudo para formar times com profissionais competentes.
4- Identificar e derrubar barreiras de desenvolvimento
Por que seus negócios não estão obtendo o resultado esperado?
Quais os motivos de suas vendas não estarem aumentando?
Uma das tarefas de um consultor é identificar os entraves ao crescimento de sua empresa, bem como oferecer soluções para superá-los.
Você não somente terá conhecimento do que está impedindo sua organização de se desenvolver adequadamente, mas também saberá como remover esses obstáculos.
5- Auxiliar no direcionamento estratégico
Planejar não é uma tarefa tão fácil. Envolver a análise de muitos fatores, tanto internos, quanto externos.
Em um mercado cada vez mais competitivo, muitas PMEs sofrem com a concorrência acirrada de empresas de maior porte.
E isso pede um posicionamento diferenciado, para garantir não somente sua sobrevivência, mas também seu crescimento.
Por isso, é essencial contar com um direcionamento estratégico certeiro, capaz de estabelecer metas e apontar o melhor caminho para alcançá-las.
Um processo que precisa de muita análise de mercado, pesquisas aprofundadas e profissionais capacitados para essas tarefas.
Muitas vezes, as empresas não têm a opção ou não podem designar um colaborador ou um time exclusivo para desempenhar essas responsabilidades.
Além disso, essas tarefas demandam tempo e muita dedicação para serem realizadas devidamente.
Contar com uma consultoria para pequenas e médias empresas focada nessas tarefas trará resultados mais eficientes.
Os consultores detêm não só o tempo, mas a experiência e a dedicação necessárias para colocar em prática essas atividades com qualidade.
6- Saber onde investir
É perfeitamente compreensível que haja certa insegurança na hora de decidir no que você deve investir para melhorar os números de sua empresa.
Mas, com uma consultoria para pequenas e médias empresas, é possível ter em mãos as informações necessárias para direcionar seus investimentos corretamente, com o objetivo de aumentar suas vendas ou a eficiência de seu negócio.
7- Crescimento de produtividade
A atuação de uma consultoria empresarial detecta problemas que podem atrapalhar seu desenvolvimento, bem como aponta maneiras de diminuir custos e identificar oportunidades de crescimento.
Ao atuar nesses pontos, melhorando a eficiência dos processos de uma empresa, haverá certamente um aumento da produtividade nos negócios, levando a evolução de sua empresa como um todo.
Outras dicas de consultoria para PMEs
Consultoria empresarial não é um luxo
Optar por contratar uma consultoria empresarial não é algo dispensável, mas uma verdadeira necessidade em muitos casos.
Além disso, não é uma opção de acessibilidade limitada – há opções de empresas especializadas em solucionar problemas de pequenos, médios e até micro negócios.
Encare como investimento
Da mesma forma que comprar uma máquina que auxilia no aumento de produção é um investimento, uma consultoria empresarial também o é.
Lembre-se: você estará contratando um serviço que trará resultados positivos que se estenderão a toda empresa e terá acesso a soluções definitivas para certos problemas.
Tenha em mente o que deseja
Você pode se preparar fazendo um apanhado dos problemas que deseja reparar ou dos objetivos que quer alcançar.
Caso perceba que essas questões não conseguirão ser resolvidas internamente, a consultoria para pequenas e médias empresas será a responsável por oferecer essa solução.
Analise as empresas de consultoria
Procure por empresas que tenham serviços especializados de consultoria para pequenas e médias empresas, que ofereçam modelos de gestão personalizados para seu caso e que forneçam um acompanhamento de qualidade.
Leve em consideração a reputação da consultoria e pesquise por seus cases de sucesso, antes de tomar sua decisão.
A Siteware é uma consultoria especializada na gestão para resultados, baseada em fatos, com foco no cliente e valorizando as pessoas.