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A necessidade de controlar processos, gerir custos e otimizar a produtividade vêm exigindo de gestores ações que possam levar a empresa a apresentar melhores resultados. O fato é que, a cada dia, o desempenho organizacional — como um todo — tem sido priorizado, de forma que todos os profissionais envolvidos nos processos da empresa se comprometam ao máximo com o desempenho das metas estabelecidas.

A Gestão por Resultados é um modelo de administração que traz às empresas um novo conceito de gerenciamento. Diferentemente da gestão tradicional, em que o alcance dos resultados está focado nos processos, na gestão por resultados, o processo de decisão passa a ser amparado nas metas e objetivosa serem alcançados e nos valores da empresa.

Para empreendedores, isso significa uma otimização máxima do desempenho dos processos, pessoas e qualidade, ou seja, todos os setores da empresa passam a desempenhar as atividades integradas e almejam alcançar o resultado esperado de maneira conjunta.

Mas o que seria a Gestão por Resultados? Quais são os benefícios? Quais cuidados devem ser levados em consideração para que sua aplicação dê certo? No post de hoje, iremos tirar algumas dúvidas que rondam as empresas em relação à Gestão por Resultados e como aplicá-la ao dia a dia. Acompanhe!

O que é a Gestão por Resultados

A Gestão por Resultados (do inglês, Management by objectives ou Management by Results) é um modelo de Administração focado em ações que possam levar ao alcance das metas e objetivos baseado no comprometimento máximo dos profissionais, o que, infelizmente, nem sempre é comum no ambiente empresarial.

O modelo de Gestão por Resultados passa a ver no colaborador o elo entre a máxima eficiência e o alcance dos melhores resultados, avaliando o funcionário de acordo com a sua disposição e comprometimento em realizar o maior número de tarefas possível dentro do menor tempo.

Quais os benefícios da Gestão por Resultados para as empresas

A Gestão por Resultados não é apenas um “modismo”, mas uma realidade que passa a ser implementada dentro das empresas para transformar a forma como gestores e profissionais veem os resultados serem alcançados. De maneira geral, o colaborador passa a ser visto como parte da empresa e não um mero executador de tarefas.

Entre os benefícios estão:

  • Maior motivação dos colaboradores — uma vez que se sentem integrados no planejamento e cumprimento das metas estabelecidas;
  • Melhoria na comunicação interna;
  • Maior comprometimento e, consequentemente, uma maior produtividade;
  • Os líderes passam a ser mais participativos;
  • O foco passa a ser nos resultados obtidos e não nos processos e procedimentos;

Todos os setores executam as atividades de forma integrada e caminham juntos para alcançar os mesmos resultados, cada profissional contribuindo com as suas devidas atribuições.

Quais cuidados devem ser tomados

Assim como qualquer outro tipo de modelo gerencial, a Gestão por Resultados deve ser gerenciada, monitorada e avaliada sistematicamente e em tempo real. A grande premissa desse modelo de gestão é a possibilidade dada a lideranças e liderados de participarem em conjunto do planejamento estratégico.

Quando a cobrança por resultados é feita de forma agressiva, o colaborador instintivamente passa a se sentir desmotivado e desvalorizado, o que gera, em médio e longo prazo, a redução do seu desempenho. Na gestão por Resultados, os próprios funcionários participam do estabelecimento das ações e metas a serem atingidas, de forma que haja um maior comprometimento e responsabilidade em alcançá-las.

Via de regra, a Gestão por Resultados não visa um controle rígido em relação à execução dos processos, uma vez que o foco deste modelo está nos resultados. Porém é muito importante que não se deixe de lado a metodologia dos processos, definidos pela empresa, e suas devidas atividades.

Fique atento aos seguintes pontos:

  • Os gestores devem acompanhar as metas e objetivos estabelecidos e conhecer o planejamento estratégico da empresa;
  • Estabelecer um planejamento em conjunto com liderança e liderados, de forma que todos se comprometam sobre os objetivos e os resultados esperados;
  • Estabeleça prazos para o cumprimento das tarefas;
  • Esteja sempre monitorando os processos e atento aos feedbacks;
  • Avalie o desempenho de cada colaborador.

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Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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