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Consultoria empresarial é uma prática empresarial que visa buscar o auxílio de profissionais externos à empresa para que ajudem a organização a identificar fraquezas e definir planos de ação para superá-las e levar o negócio a atingir seus objetivos estratégicos.

Afinal, ser empresário não é fácil. E aqueles que são os donos do próprio negócio precisam lidar com uma série de obrigações gerenciais e acompanhar as constantes mudanças no mercado.

Tendo em vista que as práticas de gestão sempre se transformam e que é difícil manter-se atento a essas mudanças, investir em consultoria pode ser uma maneira de aliviar um pouco o peso que os empresários carregam nas costas.

Há vários tipos de consultoria empresarial para atender a demandas específicas de cada organização.

O que é consultoria empresarial?

A consultoria constitui-se na troca de experiências. Quando levada ao âmbito organizacional, essa prática tem como finalidade identificar problemas e formular soluções relacionadas a determinado processo ou área da empresa.

Trata-se de um serviço de aconselhamento que visa estabelecer uma gestão mais ágil e competitiva, melhorando a produtividade do negócio.

Os vários tipos de consultoria organizacional procuram entender as necessidades daquela organização para, assim, propor ações estratégicas capazes de trazer resultados positivos.

A consultoria é feita por um profissional qualificado, que entende profundamente do assunto em questão. Cabe ao consultor recolher informações, desenvolver e implementar um plano de ações que atenderá às necessidade do cliente.

Neste post, você vai conhecer 7 tipos de consultoria empresarial, além de alguns cases de consultoria para exemplificá-los:

  1. Consultoria de gestão empresarial
  2. Consultoria de finanças
  3. Consultoria de marketing
  4. Consultoria de recursos humanos
  5. Consultoria de branding
  6. Consultoria de inovação
  7. Consultoria de tecnologia
  8. Consultoria de logística

Leia também: Qual a função de uma consultoria empresarial? Conheça as 9 principais atribuições desse serviço oferecido às organizações

Por que contratar uma consultoria empresarial?

É comum que muitos empresários apresentem certa resistência quanto à contratação de algum dos tipos de consultoria empresarial. Isso ocorre porque eles acham que os mesmos métodos de gestão serão sempre suficientes para resolução de problemas ou para o alcance de resultados satisfatórios.

Uma consultoria eficiente é capaz de elevar o negócio a um novo patamar e agregar valor ao empreendimento. Com um serviço competente, a empresa conseguirá:

  • Identificar gargalos e falhas processuais
  • Gerenciar crises financeiras ou de imagem
  • Elaborar estratégias que aumentem a receita e diminua as despesas
  • Impulsionar a produtividade
  • Colocar as finanças em ordem

Entre outros objetivos.

7 tipos de consultoria empresarial

Confira agora os 4 principais tipos de consultoria empresarial e saiba como eles podem ser úteis para o seu negócio.

1- Consultoria de gestão empresarial

Como dito anteriormente, o mundo dos negócios é muito dinâmico e passa por constantes transformações que acompanham o atual cenário econômico.

Os desafios diários que os gestores enfrentam precisam ser encarados de maneira estratégica a fim de evitar prejuízos e danos.

Dessa forma, o consultor de gestão empresarial tem capacidade para encontrar as soluções das quais a empresa precisa e identificar oportunidades de crescimento e melhorias.

Leia mais: O que é Consultoria em Gestão Empresarial e o que faz por seu negócio

2- Consultoria de finanças

O caixa é a parte mais sensível de qualquer negócio. Por isso, é preciso dedicar uma atenção especial àquele que mantém a empresa de pé.

Contratar um consultor financeiro pode ser a solução para empresas que não conseguem sair do vermelho ou que não tem obtido sucesso em poupar recursos para investir no próprio crescimento.

A consultoria de finanças desenvolverá políticas internas e diferentes ações para organizar, planejar e controlar as atividades do setor por meio de um planejamento estratégico financeiro.

Leia também: 5 tipos de consultoria financeira para deixar cada detalhe das finanças da empresa em ordem

3- Consultoria de marketing

Dentre os tipos de consultoria organizacional, esse é mais procurado pelas empresas que atuam diretamente na área comercial. Geralmente, a consultoria de marketing é contratada quando os resultados de vendas não saem conforme o esperado.

O profissional consultor fará a elaboração de um diagnóstico para compreender os fatores que estão interferindo nos objetivos da empresa que, nesse caso, são as metas vendas.

De posse dessas informações, será desenvolvido um plano de marketing com ações para solucionar os problemas identificados e atingir os objetivos propostos.

A consultoria de marketing pode ser útil também para as empresas que querem ganhar visibilidade no mercado, que desejam ser reconhecidas ou que querem firmar sua identidade e posicionamento.

Confira este vídeo do Eduardo Fonseca, falando da importância do marketing para o seu negócio:

Veja mais: 12 perguntas para fazer um Diagnóstico de Marketing certeiro

4- Consultoria de recursos humanos

É sempre bom ter em mente que as empresas são feitas por pessoas. São os colaboradores que fazem tudo funcionar.

Pensando assim, o consultor de RH ajudará a empresa a identificar e a compreender as demandas do quadro de funcionários e das competências que a empresa precisa desenvolver.

Veja alguns questionamentos importantes:

  • É preciso contratar?
  • É preciso demitir?
  • Como são as condições de trabalho?
  • Vale a pena investir em cursos e treinamentos?
  • O que pode ser feito para melhorar a performance dos funcionários?

As respostas dessas e de várias outras perguntas serão essenciais para a elaboração de um diagnóstico e para a definição de ações planejadas.

Veja também: Erros na gestão de pessoas: os 7 principais que você não pode cometer

5- Consultoria de branding

Quando falamos em consultoria de branding estamos nos referindo a uma parte específica do marketing que trata da construção e manutenção da imagem de sua marca.

A marca da empresa é muito mais que um logotipo, na verdade, trata-se de uma série de pontos de contato com o cliente, todos carregados de significado e que devem transmitir os valores da organização.

E esses valores, para quem quer construir uma marca forte, devem retratar os valores de seu público-alvo, E isso não pode acontecer somente no discurso, a forma de agir e trabalhar da empresa também deve refletir esse posicionamento.

Em outras palavras: deve-se perceber autenticidade no discurso da empresa, ele deve corresponder à sua forma de atuação.

Assim, fazem parte da constrição da marca da empresa, entre outros, os seguinte elementos:

  • Seu logotipo;
  • O nome da empresa, das marcas e submarcas;
  • Os respectivos slogans;
  • Cores;
  • Ícones, grafismos e tipografia empregada;
  • A mídias que usa para falar com seu público;
  • A arquitetura e o design de suas instalações;
  • Uniformes e a maneira de vestir de sues funcionários;
  • O tom de suas propagandas e comunicados;
  • Todas as suas ações de  marketing, como promoções e anúncios;
  • A forma com trata seus colaboradores;
  • Sua relação com o meio ambiente;
  • A maneira como encara temas referentes à sociedade, como inclusão, diversidade e outros.
  • E esse é só o começo de uma longa lista.

Assim, cabe a uma consultoria de branding identificar os valores e crenças dos público-alvo da empresa e alinhados com os objetos estratégicos do negócio.

Assim, serão definidos todos os elementos citados acima, para que a marca se torne forte nos corações e mentes dos clientes e futuros clientes da empresa, sendo lembrada constantemente e admirada por seus produtos e serviços, além de seus valores e forma de atuação perante a sociedade.

Este post também pode interessar a você: O que é employer branding e como ele impacta positivamente sua empresa

6- Consultoria de inovação

Empresas que não inovam, que se matem paradas no tempo, sem mudar a maneira de trabalhar e atender as necessidades de seus clientes, inevitavelmente, são superadas pela concorrência.

E quando falamos de inovação, não estamos falando, necessariamente, de inovação tecnológica.

Muitas vezes, uma nova metodologia de gestão ou simplesmente uma nova característica em um produto são ações inovadoras que podem ajudar muito a empresa.

Assim, uma consultoria de inovação deve entender profundamente o negócio e as necessidades dos clientes para, por meio de um diagnóstico, descobrir que etapas do processo de entrega de valor precisam ser melhorada para aumentar a satisfação do público-alvo.

Isso, atualmente, muitas vezes passa pela inovação tecnológica. Mas é importante ficar atento ao fato que não é apenas a tecnologia que traz inovação para a empresa.

Um novo posicionamento, a ampliação de uma linha de produtos, a forma de se comunicar com os clientes, essas também (entre outras) são formas de inovar em uma empresa.

Confira as principais etapas do processo de inovação em uma empresa:

etapas do processo de inovação

etapas do processo de inovação

Leia também: Conheça as 5 etapas do processo de inovação e deixe sua empresa à frente da concorrência

7- Consultoria de tecnologia

Uma consultoria de tecnologia é responsável por analisar as ferramentas tecnológicas usadas por uma empresa, comparar com seus objetivos estratégicos e desafios operacionais, e determinar se a estrutura é adequada ou se precisa ser renovada.

Isso inclui hardwares, softwares e outros equipamentos, como máquinas de linha de produção, meios de transporte e outros.

Com um bom trabalho da consultoria de tecnologia, a empresa poderá otimizar seus investimentos na área de tecnologia e manter a qualidade e o nível de sua produção dentro dos padrões exigidos pelo seu público-alvo.

A consultoria de tecnologia também pode monitorar o andamento das operações, principalmente as de Tecnologia da Informação, para se antecipar a falhas no  sistema ou brechas de segurança.

Assim, uma consultoria de tecnologia avalia e define quais tecnologias a empresa deve manter, atualizar ou adquirir, além de promover a estabilidade e a confiabilidade do uso dessas tecnologias.

Saiba mais: O que é consultoria de TI? Descubra os benefícios para sua empresa

8- Consultoria de logística

Tanto a chegada de insumos, recursos e matérias primas à empresa como a distribuição de seus produtos e a entrega de seus serviços, e até a destinação final de resíduos de forma adequada fazem parte da logística de um negócio.

Sendo assim, uma consultoria de logística deve ser capaz de determinar quais os meios mais adequadas para manter um fluxo de materiais, para dentro e para fora de empresa, que seja suficiente para que as operações se realizem sem atrasos, com qualidade e respeitando as normas e as legislações.

Hoje, com o aumento do comércio eletrônico, a logística se tornou de extrema importância para muitos negócios e, por isso, o uso de uma consultoria especializada pode trazer grandes benefícios para esse tipo de empresa.

Vale a pena conferir: O que é cadeia de suprimentos e como promover o gerenciamento adequado para obter o sucesso nos negócios

Gostou de conhecer alguns dos principais tipos de consultoria empresarial e a importância desse serviço? Esse é um investimento que poderá trazer ótimos resultados para a sua empresa.

Leia também: Quando contratar uma consultoria empresarial? Confira 7 dicas e saiba qual o momento certo para esse tipo de serviço

A Setting é especializada em auxiliar empresas a desenvolverem uma gestão para resultados e se aprimorar sempre. Para isso, oferece soluções que podem incluir a implementação de um visão sistêmica, excelência com foco no cliente, valorização das pessoas, entre outras.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

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