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Você já ouviu falar em design estratégico?

Trata-se da aplicação de princípios de design orientados para o futuro, a fim de aumentar as qualidades inovadoras e competitivas de uma organização.

Continue a leitura e saiba mais sobre o que é design estratégico, como ele funciona, seus principais benefícios e dicas de como implementar na sua empresa.

Saiba mais: Conheça os segredos da Estratégia do Oceano Azul

O que é design estratégico?

O design estratégico é uma mentalidade emergente de solução de problemas. Ele utiliza ferramentas e metodologias de design tradicional para atender às metas e objetivos de negócios.

Suas bases residem na análise de tendências e dados externos e internos. Dessa forma, as decisões são tomadas com base em fatos e não em estética ou intuição.

O design estratégico é considerado como uma forma eficaz de interligar inovação, pesquisa, gerenciamento e design.

Ele é frequentemente definido como uma disciplina emergente que usa princípios e práticas de design para abordar problemas complexos e interrelacionados. É multidisciplinar, pois empresta e funde diferentes disciplinas, práticas e métodos

Para praticar o design estratégico, deve-se ir além do pensamento do design em termos de seus resultados criativos, como sites, materiais de marketing e assim por diante.

O foco em criar alinhamento e encorajar redes fluidas dentro de uma organização faz do design estratégico uma ferramenta poderosa. Quando empregado de forma eficaz, ele pode ajudar a criar uma organização mais completa – em que a promessa da marca não se reflete apenas em seus pontos de contato de marketing, mas também é incorporada em suas operações, experiência do cliente e criação de valor.

O design estratégico redefine como os problemas são abordados. E dessa forma, identifica oportunidades de ação e ajuda a fornecer soluções mais eficazes.

Veja mais: O que é estratégia empresarial, afinal?

Como funciona o design estratégico?

O design estratégico tem como base para sua realização a coleta de informações dentro e fora da organização, como consumidores e mercado.

O objetivo final do processo de ser estratégico com o design é revelar percepções ocultas e obstáculos ao alinhamento organizacional.

Suas aplicações variam. Ele pode ser usado para:

  • influenciar a tomada de decisões estratégicas nas organizações;
  • definir um modelo de negócios;
  • definir uma visão corporativa;
  • identificar novas oportunidades de negócios;
  • fazer intervenções por meio de estratégia, produtos, serviços ou políticas.

Pesquisa

Um ponto de partida para o design estratégico é entender o contexto em que a empresa está inserida:

  • mercado;
  • tendências;
  • usuários;
  • clientes;
  • parceiros;
  • partes interessadas internas e externas.

É preciso entender seu comportamento, motivações, valores e necessidades.

A informação pode vir da organização e do campo, exigindo esforço interdisciplinar. Para isso, é preciso estar familiarizado com os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, preferencialmente com etnografia e sua aplicação no design.

Resolvendo problemas gerais

A solução estratégica de problemas é diferente de tudo que tradicionalmente associamos a qualquer coisa que tenha design no título. Assim, a principal preocupação vai além de pixels, telas, produtos e experiências individuais e chega a dinâmicas organizacionais, estratégias de mercado, entrega de produtos e serviços, modelos de negócios, sustentabilidade, culturas, comunidades e assim por diante.

Há sempre um contexto cultural, social e ambiental maior em torno do que a organização oferece, e é nesse espaço que o design estratégico opera.

Veja também: Ferramentas para avaliação e melhoria de processos: o trio que vai te ajudar a solucionar seus problemas de negócio

Facilitação e orquestração

O design estratégico é um esforço de equipe em que o sucesso depende da capacidade do designer de trabalhar com várias partes interessadas.

Por isso, o papel do designer estratégico é envolver, alinhar e coordenar pessoas com diferentes agendas, prioridades e visões para alcançar o mesmo objetivo; é facilitar diferentes tipos de conversas, gerenciar o processo de co-criação de valor com pessoas de diferentes backgrounds, interesses e conhecimentos e combinar seus pontos de vista.

Assim, com uma função horizontal, o design estratégico está em posição de conectar pontos díspares dentro da organização – pessoas, conhecimento e processos.

Benefícios do design estratégico

Se você está pensando em implementar o design estratégico na sua empresa, veja a seguir alguns benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.

1 – Estímulo à inovação

O design estratégico ajuda a fomentar a criatividade e inovação na sua empresa. Por meio de uma visão estratégica mais organizada, fica mais fácil entender os problemas e propor soluções mais eficazes e criativas.

Leia mais: 7 dicas para aplicar ideias inovadoras para empresas em 2019

Quer mais dicas de como inovar? Então, conheça as 5 etapas do processo de inovação:

Design estratégico

2 – Diferenciação

Se você quer se diferenciar no mercado e conquistar cada vez mais espaço, o design estratégico pode ser a solução que você procura.

3 – Gestão otimizada

O design estratégico mis foca em desenvolver soluções que realmente importam e podem gerar mais valor para a empresa. Assim, consegue-se reduzir custos e aumentar o retorno sobre investimentos

3 dicas básicas de como implementar o design estratégico na sua empresa

1 – Obtenha feedback qualitativo

O design estratégico tem como foco o consumidor final. Por isso, para implementá-lo na sua empresa, procure obter feedback de seus clientes, além de pesquisas de mercado.

Evite se limitar a dados quantitativos e realize entrevistas para compreender aspectos qualitativos.

Confira em nosso blog: Veja a importância e 4 dicas de como dar um feedback negativo para um funcionário

2 – Pense lateralmente

O termo “pensamento lateral” significa é uma maneira alternativa de pensar. Consiste em evitar o raciocínio linear e buscar soluções criativas e originais capazes de solucionar qualquer problema.

Para implementar o design estratégico, é preciso ir além do “mais do mesmo”, pensar “fora da caixa”.

Você sabe o que é inovação radical? Então, confira neste infográfico:

Design estratégico

3 – Faça protótipos e testes

Prototipar uma estratégia e testá-la pode parecer um pouco complicado. Afinal, qui não estamos tratando de um produto físico. Nesse sentido, para saber se a sua ideia tem aplicabilidade e potencial para dar certo, você precisa experimentá-la sob a perspectiva do seu consumidor final.

Leia também: Como a aplicação das 5 forças de Porter em uma empresa ajuda a definir estratégias

A Setting é uma consultoria de gestão empresarial que usa uma metodologia sistémica baseada em fatos, com foco na excelência e no cliente, valorizando as pessoas e a transparência. Assim, cria valor e entrega resultados!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.