Você já ouviu falar em design estratégico?
Trata-se da aplicação de princípios de design orientados para o futuro, a fim de aumentar as qualidades inovadoras e competitivas de uma organização.
Continue a leitura e saiba mais sobre o que é design estratégico, como ele funciona, seus principais benefícios e dicas de como implementar na sua empresa.
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O que é design estratégico?
O design estratégico é uma mentalidade emergente de solução de problemas. Ele utiliza ferramentas e metodologias de design tradicional para atender às metas e objetivos de negócios.
Suas bases residem na análise de tendências e dados externos e internos. Dessa forma, as decisões são tomadas com base em fatos e não em estética ou intuição.
O design estratégico é considerado como uma forma eficaz de interligar inovação, pesquisa, gerenciamento e design.
Ele é frequentemente definido como uma disciplina emergente que usa princípios e práticas de design para abordar problemas complexos e interrelacionados. É multidisciplinar, pois empresta e funde diferentes disciplinas, práticas e métodos
Para praticar o design estratégico, deve-se ir além do pensamento do design em termos de seus resultados criativos, como sites, materiais de marketing e assim por diante.
O foco em criar alinhamento e encorajar redes fluidas dentro de uma organização faz do design estratégico uma ferramenta poderosa. Quando empregado de forma eficaz, ele pode ajudar a criar uma organização mais completa – em que a promessa da marca não se reflete apenas em seus pontos de contato de marketing, mas também é incorporada em suas operações, experiência do cliente e criação de valor.
O design estratégico redefine como os problemas são abordados. E dessa forma, identifica oportunidades de ação e ajuda a fornecer soluções mais eficazes.
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Como funciona o design estratégico?
O design estratégico tem como base para sua realização a coleta de informações dentro e fora da organização, como consumidores e mercado.
O objetivo final do processo de ser estratégico com o design é revelar percepções ocultas e obstáculos ao alinhamento organizacional.
Suas aplicações variam. Ele pode ser usado para:
- influenciar a tomada de decisões estratégicas nas organizações;
- definir um modelo de negócios;
- definir uma visão corporativa;
- identificar novas oportunidades de negócios;
- fazer intervenções por meio de estratégia, produtos, serviços ou políticas.
Pesquisa
Um ponto de partida para o design estratégico é entender o contexto em que a empresa está inserida:
- mercado;
- tendências;
- usuários;
- clientes;
- parceiros;
- partes interessadas internas e externas.
É preciso entender seu comportamento, motivações, valores e necessidades.
A informação pode vir da organização e do campo, exigindo esforço interdisciplinar. Para isso, é preciso estar familiarizado com os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, preferencialmente com etnografia e sua aplicação no design.
Resolvendo problemas gerais
A solução estratégica de problemas é diferente de tudo que tradicionalmente associamos a qualquer coisa que tenha design no título. Assim, a principal preocupação vai além de pixels, telas, produtos e experiências individuais e chega a dinâmicas organizacionais, estratégias de mercado, entrega de produtos e serviços, modelos de negócios, sustentabilidade, culturas, comunidades e assim por diante.
Há sempre um contexto cultural, social e ambiental maior em torno do que a organização oferece, e é nesse espaço que o design estratégico opera.
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Facilitação e orquestração
O design estratégico é um esforço de equipe em que o sucesso depende da capacidade do designer de trabalhar com várias partes interessadas.
Por isso, o papel do designer estratégico é envolver, alinhar e coordenar pessoas com diferentes agendas, prioridades e visões para alcançar o mesmo objetivo; é facilitar diferentes tipos de conversas, gerenciar o processo de co-criação de valor com pessoas de diferentes backgrounds, interesses e conhecimentos e combinar seus pontos de vista.
Assim, com uma função horizontal, o design estratégico está em posição de conectar pontos díspares dentro da organização – pessoas, conhecimento e processos.
Benefícios do design estratégico
Se você está pensando em implementar o design estratégico na sua empresa, veja a seguir alguns benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.
1 – Estímulo à inovação
O design estratégico ajuda a fomentar a criatividade e inovação na sua empresa. Por meio de uma visão estratégica mais organizada, fica mais fácil entender os problemas e propor soluções mais eficazes e criativas.
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2 – Diferenciação
Se você quer se diferenciar no mercado e conquistar cada vez mais espaço, o design estratégico pode ser a solução que você procura.
3 – Gestão otimizada
O design estratégico mis foca em desenvolver soluções que realmente importam e podem gerar mais valor para a empresa. Assim, consegue-se reduzir custos e aumentar o retorno sobre investimentos
3 dicas básicas de como implementar o design estratégico na sua empresa
1 – Obtenha feedback qualitativo
O design estratégico tem como foco o consumidor final. Por isso, para implementá-lo na sua empresa, procure obter feedback de seus clientes, além de pesquisas de mercado.
Evite se limitar a dados quantitativos e realize entrevistas para compreender aspectos qualitativos.
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2 – Pense lateralmente
O termo “pensamento lateral” significa é uma maneira alternativa de pensar. Consiste em evitar o raciocínio linear e buscar soluções criativas e originais capazes de solucionar qualquer problema.
Para implementar o design estratégico, é preciso ir além do “mais do mesmo”, pensar “fora da caixa”.
Você sabe o que é inovação radical? Então, confira neste infográfico:
3 – Faça protótipos e testes
Prototipar uma estratégia e testá-la pode parecer um pouco complicado. Afinal, qui não estamos tratando de um produto físico. Nesse sentido, para saber se a sua ideia tem aplicabilidade e potencial para dar certo, você precisa experimentá-la sob a perspectiva do seu consumidor final.
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