Skip to main content

Compartilhe isso!

Os melhores negócios nascem de boas ideias, geralmente inovadoras, para atender à necessidade de diferentes públicos-alvo.

Mas as ideias inovadoras para empresas devem continuar presentes em seu planejamento, independentemente do tempo em que já estejam funcionando no mercado. Deve-se criar uma cultura de inovação nas empresas!

Isto é: inovar não é algo que acontece apenas quando se cria um novo negócio, mas uma prática que deve se manter sempre, para entregar mais valor para seus clientes, com novidades que atendem melhor seus desejos e necessidades. Isso é o que se chama de inovação organizacional.

Seja você é o dono da empresa ou não, isso não importa. Algumas ações criativas no dia a dia podem te ajudar a ser um profissional mais completo para a empresa.

Quer começar 2019 sabendo as melhores dicas de ideias inovadoras para empresas? Então veja as 7 principais!

Saiba mais: O que é inovação disruptiva e como ela é capaz de transformar pequenas e grandes empresas

Ideias inovadoras para empresas

Como dissemos, ideias inovadoras não precisam revolucionar seu negócio, mas trazer novidades que satisfaçam seus cliente constantemente. Para isso, é importante mantar um programa de gestão da criatividade e inovação nas empresas.

Veja o que uma pesquisa da Opinionbox descobriu:

Ideias inovadoras para empresas

Por isso, confira 7 maneira de inovar no dia a dia de seu negócio:

1- Capacitação

Investir em capacitação é uma forma de trabalhar com ideias inovadoras para empresas. Isso porque os colaboradores se engajam nos objetivos da empresa e adquirem novos conhecimentos e habilidades para criar junto com os gestores.

Trata-se de uma forma não somente de resultado para a empresa, mas também para o funcionário, que se sente crescendo junto com a organização.

Para os gestores, é uma ótima forma de conhecer os talentos da empresa e saber retê-los.

2- Otimização de processos

Otimizar processos pode ser flexibilizar a maneira como se trabalha e enxerga as diferentes situações no ambiente corporativo.

Perceber maneiras de inovar e colocá-las em prática pode fazer toda a diferença para o profissional.

Duas das formas de auxiliar nesse sentido seria ao investir em tecnologia e automatizar os processos. Tudo isso ajuda a focar em estratégias e ideias inovadoras para empresas.

3- Identidades visual corporativa

Quando se cria uma identidade para a empresa, seu reconhecimento passa a ser mais rápido e natural.

Você pode então investir em serviços de design, no seu logotipo e vídeos que demonstrem os serviços da empresa.

Um simples cartão de visita pode fazer a diferença, assim como a presença em mídias digitais, como redes sociais e em um blog.

Com uma identidade visual bem definida, os clientes reconhecem mais facilmente a marca. Internamente, os resultados devem ser mais criativos e voltados sempre à qualidade.

Quer um exemplo? Quem não associa a maçã da Apple cm inovação?

4- Testes e demonstrações

Se você confia no seu serviço ou produto, por que não oferecer um período de teste ou demonstração ao cliente? Mais do que falar o porquê de sua solução ser a melhor, você poderá mostrar na prática.

Ao permitir testes gratuitos, tanto seus potenciais clientes como outros públicos relacionados a eles podem se interessar e conhecer a sua marca. No ‘boca a boca’, o alcance costuma ser superior.

5- Alinhamento de objetivos

Você não pode estabelecer um objetivo que não é possível alcançar sozinho e deixar de alinhar com os outros. Por que não compartilhar com a equipe? Crie planilhas em arquivos na nuvem e estabeleça metas para serem seguidas e acompanhadas por todos.

Começar com metas menores e ampliar os desafios com o passar do tempo pode ser uma boa dica para incentivar sempre a busca por ideias inovadoras.

A comunicação on e offline com a equipe nunca pode ser deixada de lado.

Afinal, seus colaboradores precisam saber em que direção inovar.

6- Programas de recompensa

Os programas de recompensa por si só são inovadores para as equipes melhorarem seu desempenho na empresa. Oferecer cursos, presentes, folgas ou dias home office, assim como manter parabenizações, como em um quadro de funcionários ou com o envio de e-mails, podem ajudar na motivação do profissional.

A satisfação no ambiente de trabalho resulta em motivação e maior produtividade. O ambiente de trabalho diferenciado também auxilia nesse ponto, como com salas de descanso, de jogos ou ao propor um happy hour ou outro momento descontraído.

7- Começando? Inicie pelas tendências

Se você está começando um negócio, é importante iniciar pelas tendências, que com certeza resultarão em resultados inovadores. Recentemente, algumas tendências de negócios exploradas pelas empresas têm sido os produtos orgânicos e mundo fitness. Ou, então, para o mercado de pets.

Quanto aos serviços, o coaching em diferentes níveis de desenvolvimento pessoal vem ganhando força. Turismo, serviços digitais (de aulas às lojas e consultorias) e entretenimento também estão em alta.

Que conhecer alguns exemplos de ideias inovadoras para empresas?

Segundo a mesma pesquisa citada acima, algumas das ideias mais inovadoras são:

  • Criar um aplicativos para o dia a dia
  • Canais de comunicação via smartphone
  • Novos sabores ou fragrâncias para produtos
  • Loja virtual

Veja os resultados completos da pesquisa:

Ideias inovadoras para empresas

Veja também em nosso blog: O que é pivotar startup: conheça cases e dicas de sucesso

Como pensar em ideias inovadoras para empresas?

Você precisa se inspirar sempre em novas soluções. Aquilo que ainda não existe, a forma de atendimento que ainda não foi explorada, a tecnologia não investida, etc.

Geralmente, as ideias inovadoras são aquelas que atendem uma necessidade, algo que as pessoas precisam, mas ainda nem perceberam.

Os produtos e serviços, para serem inovadores, precisam melhorar a vida das pessoas de alguma forma. Se puderem contribuir para causas sociais e ambientais, melhor ainda.

Outras dicas incluem a participação em grupos de redes sociais, onde você pode identificar possíveis problemas e oportunidades. Assim como monitorar a concorrência.

Inovar significa fazer algo novo, diferente do que era feito antes. É preciso estar sempre atento ao mercado, observar o que é oferecido e onde você pode acrescentar, quais melhorias têm para explorar.

Tem alguma ideia inovadora para o ano que está começando? Então não hesite e coloque em prática!

Leia também: 4 dicas para promover a inovação nas empresas

A Setting é uma consultoria empresarial voltada para resultados. Com uma visão sistêmica, foco no cliente e uma gestão baseada em fatos, cria valor para os negócios em que atua.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook