Você decidiu encarar os desafios do empreendedorismo, teve um agrande ideia e abriu seu negócio inovador?
A verdade é que gerenciar uma startup no Brasil está longe de ser uma tarefa simples. Inicialmente, muita criatividade e planejamento devem estar envolvidos no processo de criação de um negócio que possa ser realmente inovador e diferenciado.
Você começa com a avaliação de mercado, passa pela análise de produtos e serviços disponíveis e começa a colocar uma ideia aos poucos em prática.
Mas, e depois? Qualquer empreendedor que deseja buscar crescimento com sua startup, precisará seguir as etapas certas. Sem isso, não tem como fazer gestão de startups de forma eficiente.
Quer conhecer as melhores técnicas para começar uma gestão? Acompanhe neste conteúdo tudo o que precisa saber sobre o assunto!
Veja também: 5 exemplos de startups que estão revolucionando o mercado!
Antes de saber mais sobre gestão de startups, confira este vídeo da EmpreDig:
7 dicas para fazer uma gestão de startups
1- Tenha um bom plano de negócios
Primeiramente, você precisa se certificar de ter um bom plano de negócios, que descreva toda a sua estratégia.
O plano deve incluir uma avaliação de mercado, descrição com os detalhes de produtos e serviços, além de seus diferenciais competitivos.
Neste plano de negócios também deve estar incluída a organização corporativa, com a definição de áreas como recursos humanos ou finanças.
Você precisa enxergar a startup com crescimento sempre à vista. Por isso, as projeções e investimentos devem estar muito bem estabelecidos.
Faça um plano completo e com clareza, abrangendo todos os ângulos importantes do negócio.
2- Organize sua equipe
Selecione bons profissionais para fazerem parte de sua equipe. Assim, ao cercar-se de pessoas empenhadas e que trabalham com foco na qualidade, os resultados tendem a ser alcançados mais naturalmente.
De funcionários a parceiros, na verdade, o sucesso de uma startup, assim como de qualquer empresa, depende das pessoas que a cercam.
Por isso, saber gerenciar a equipe da maneira certa também é fundamental.
3- Não se esqueça de aspectos básicos
Se você espera que sua empresa cresça, não pode esquecer de aspectos básicos, como a parte jurídica do negócio.
Os registros comerciais, acordo com acionistas e direitos e proteções com nome da empresa devem ter sua atenção, assim como outros cuidados.
Talvez seja preciso contar com um advogado, um contador ou um consultor de empresarial que ajude nesse início.
Inúmeras tecnologias hoje também já auxiliam no processo de gestão, inclusive de startups.
O importante é que você sempre esteja controlando as finanças, separando o pessoal do empresarial e com foco em atender as necessidades dos clientes.
4- Realize autoavaliações
Ser crítico é essencial para quem está buscando a melhor forma de fazer gestão de startups.
Com um mercado cada dia mais competitivo, é importante desenvolver ideias iniciais e jamais descartar novos insights.
O que você pode fazer é sempre focar na busca por soluções verdadeiramente novas. Aquelas aparentemente mais difíceis de implantar podem ser as mais rentáveis no futuro.
Uma boa maneira de avançar neste sentido é realizando autoavaliações. Pergunte aos seus conhecidos o que acham de suas ideias, se já ouviram algo semelhante, peça feedbacks e esteja sempre atento.
Em uma autoavaliação, você deve se colocar no lugar do seu cliente e se perguntar se aquela solução oferecida atende suas necessidades.
5- Persista
Os ajustes podem ser necessários no começo da implantação de uma startup.
Sabendo disso, fica mais fácil para você abrir à mente para novas perspectivas através dos feedbacks que receber.
Muitas startups precisam pivotar até alcançar a inovação que desejavam para atender o público satisfatoriamente e ainda lucrar com a ideia.
De toda forma, entenda que persistir em sua ideia é essencial, se você enxergou nela um resultado potencial. Mesmo que, de início, ela não pareça rentável, o crescimento será uma consequência de alcançar um bom público, dependendo da utilidade oferecida por aquele produto ou serviço.
6- Controle a gestão
O controle é a chave de uma boa gestão de startups. Você deve constantemente avaliar se as metas que definiu inicialmente estão sendo atingidas.
Quais ações podem melhorar ou corrigir determinado resultado? Tudo isso deve fazer parte desse exercício de controlar a empresa, principalmente financeiramente.
Ao acompanhar os retornos de investimento e do público, você consegue ter ideias mais assertivas sobre ações futuras na startup.
O caixa pode não sobrar no começo, mas é imprescindível planejar e entender todos os gastos e ganhos da empresa.
7- Conheça as ferramentas disponíveis
Existem ainda algumas ferramentas para gestão de startups que podem ajudar os empreendedores.
No gerenciamento de processos e fluxos de trabalho existem alguns como o Pipefy, com preço baixo e software personalizável. A autogestão pode ser acompanhada de sites como Evernote ou Wunderlist.
Se precisar de ferramentas que auxiliem no suporte ao cliente existem algumas como o Intercom, que gerencia contatos de site, e-mail e redes sociais, ou o SlimFAQ, para a criação mais simplificada de uma FAQ.
Ainda há outras relacionadas à análise de dados, como Mixpanel ou SumoMe.
Não temos dúvidas de que essas 7 dicas te ajudarão muito a organizar o que é preciso na hora de gerenciar sua startup! Mas é a prática que leva à perfeição, não é mesmo?
Coloque a gestão em prática e siga com a gente para acompanhar mais conteúdos relevantes para sua startup!
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