Podemos definir a mudança como o processo de partir de um estado atual para um estado futuro. No contexto organizacional, as mudanças podem se dar em diferentes âmbitos, como o estratégico, o tecnológico ou o de liderança.
Para que a transição de um estado “A” para o estado “B” ocorra da melhor forma possível, é necessário implementar uma gestão de mudanças.
Neste artigo, você vai entender o que é e qual a importância da gestão de mudanças para os negócios.
Continue a leitura e confira nas próximas linhas 23 motivos para implementar uma gestão de mudanças na sua empresa.
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O que é gestão de mudanças?
Antes de falarmos sobre a importância da gestão de mudanças, vale a pena definirmos o que ela significa.
A gestão de mudanças diz respeito à organização e à estruturação do processo de transição de um estado atual para um estado futuro. Trata-se do suporte que a organização oferece aos seus colaboradores para que eles possam se adaptar às transformações que estão acontecendo na empresa.
Quando há migração para um sistema de gestão integrado, fusão entre duas empresas, lançamento de uma nova linha produtos, troca de liderança e aquisição de novos equipamentos e maquinário, por exemplo, é fundamental que se faça uma gestão de mudanças.
Na gestão de mudanças, líderes e liderados buscam, juntos, buscam identificar e extrair o máximo possível de oportunidades presentes nas transformações.
O que a gestão de mudanças faz é evitar impactos negativos durante a passagem de um estado atual para um estado futuro. Dessa forma, as equipes estarão mais bem preparadas para lidar com as novidades nas rotinas de trabalho.
Saiba mais: O que é gestão da mudança e porque sua empresa precisa dar atenção especial a ela
23 motivos que traduzem a importância da gestão de mudanças
A importância da gestão de mudanças se traduz em diversos motivos, mas citaremos aqui os 23 principais. Quando bem planejada e executada, a gestão de mudanças:
- Contribui para o sucesso dos projetos;
- Aumenta o retorno sobre o investimento;
- Diminui a resistência das partes envolvidas no processo de mudança;
- Reduz os atritos da transição;
- Garante maior agilidade no atendimento às demandas dos clientes;
- Ajuda a otimizar os recursos que se tem disponíveis;
- Permite que seja feita uma avaliação sobre os impactos gerados pela mudança;
- Evita afetar negativamente a rotina de trabalho dos colaboradores;
- Melhora a eficácia e a eficiência organizacional;
- Reconhece as preocupações e as necessidades dos colaboradores;
- Reduz o tempo de implementação das mudanças;
- Impulsiona o desempenho das equipes, pois estas se sentem assistidas pela empresa e entendem a importância das mudanças;
- Aumenta o engajamento e a motivação dos colaboradores;
- Melhora a moral, a produtividade e a qualidade do trabalho desenvolvido pelas equipes;
- Possibilita antecipar desafios para, então, enfrentá-los com maior eficiência;
- Minimiza os riscos e os custos relacionados à mudança em questão;
- Permite fazer uma transição mais suave do estado atual para o estado futuro;
- Ajuda no planejamento de melhores estratégias de comunicação e de colaboração;
- Reduz o estresse e a ansiedade dos envolvidos no processo de mudança;
- Ajuda na retenção de funcionários;
- Esclarece as vantagens presentes na mudança em questão;
- Permite que o processo de mudança seja conduzido pelas pessoas certas e no momento certo, respeitando cada estágio da transição;
- Favorece o entendimento e o apoio de colaboradores, fornecedores e clientes.
Confira em nosso blog: Exemplos de mudança organizacional em uma empresa: confira 7 e se inspire para melhorar seu negócio
Se você quer mais algumas dicas sobre mudança organizacional, então, acompanhe este vídeo da HSM:
Conclusão
Ficou clara a importância da gestão de mudanças para uma organização?
Qualquer tipo de mudança organizacional pode não ser muito bem recebida pelos colaboradores, pois eles estão acostumados a uma rotina de trabalho e a uma metodologia específica. Nesse sentido, é normal se deparar com certa resistência.
As mudanças de caráter estrutural são as que possuem maior potencial de rejeição e, por isso, precisam ser administradas com cautela e planejamento.
A gestão de mudanças é um processo que deve ser planejado em detalhes, com definição de metas claras, comunicação aberta e horizontalizada e total atenção ao feedback dos colaboradores e demais partes envolvidas.
Agora que você já sabe por quê a gestão de mudanças é importante, que tal implementar essa prática na sua empresa? Faça isso e veja os seus resultados melhorarem significativamente.
Leia mais: Confira os caminhos para uma mudança de cultura organizacional eficiente
A Setting é uma consultoria especializada na geração de valor e na entrega de resultados. Por isso, toma decisões baseadas em fatos, com ética e transparência e foco em atender as necessidades dos clientes.
Assim, oferece serviços como:
- Estruturação do modelo de gestão;
- Refinamento do processo de tomada de decisão;
- Mapeamento e modelagem de processos;
- Análise de estrutura organizacional;
- Formulação de estratégias.
E muitas outras, dessa forma, está plenamente capacitada para implementar a gestão de mudança em seu negócio.