Skip to main content

Compartilhe isso!

As mudanças organizacionais podem ser definidas como um conjunto de alterações que têm como objetivo adequar a empresa às transformações influenciadas pelo ambiente interno ou externo.

Tais mudanças são cada vez mais frequentes e necessárias, tendo em vista o crescente dinamismo do mercado.

Uma empresa é um organismo vivo e precisa se adaptar ao ambiente em que está inserida. No entanto, toda mudança implica em risco. Apesar que o maior risco está em não mudar.

Outro ponto importante é que nem sempre a mudança é aceita pelos colaboradores, que podem se sentir inseguros ou não enxergarem as vantagens do processo de mudança.

Por isso, separamos aqui uma lista com 7 exemplos de mudança organizacional em uma empresa para você se inspirar e aplicar no seu negócio, se detectar que elas são necessárias.

Veja também: Confira os caminhos para uma mudança de cultura organizacional eficiente

Antes de conferir nossos exemplos de mudança organizacional, dê uma olhada neste infográfico que detalha alguns aspectos importantes desse processo:

Exemplo de mudança organizacional em uma empresa

Fonte: Companyweb

7 exemplos de mudança organizacional em uma empresa

1 – Identidade Organizacional

Pode-se dizer que a identidade organizacional é a espinha dorsal de uma empresa. Ela tem como base três pilares fundamentais:

  • Missão: razão pela qual a empresa existe;
  • Visão: onde a empresa quer chegar a longo prazo;
  • Valores: aquilo que empresa acredita e propaga, valores inegociáveis.

Além de definir a identidade organizacional, essa tríade serve também para nortear os trabalhos da empresa, servindo como base para todas as estratégias de negócio.

Quando há grandes mudanças no mercado, nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, e principalmente mudanças culturais e comportamentais no público-alvo, pode ser que a identidade organizacional precise ser ajustada.

Um exemplo de recente foi o caso da Uber, que mudou nada menos que sua missão.

Sua missão anterior era: Tornar o transporte tão confiável quanto a água corrente, para todo mundo, em todos os lugares.

Com a introdução de novos serviços, como o de entrega de alimentos, a missão da empresa mudou para: Nós damos a partida em oportunidades colocando o mundo em movimento. Um conceito muito mais abrangente.

2 – Processos internos

As mudanças nos processos internos são feitas para garantir que a empresa funcione da melhor maneira possível, desempenhando suas atividades sem gastar mais tempo ou dinheiro que o necessário.

O setor de logística, por exemplo, pode passar por mudanças a fim de melhorar a agilidade nas entregas. Lembre-se de que as mudanças nos processos internos precisam ser realizadas com um objetivo claro.

Normalmente a mudança de processos internos ocorre quando se faz a melhoria contínua de processos e, para que funcione, é preciso apoio total dos colaboradores, o que pode ser conseguido com uma boa comunicação interna.

3 – Comunicação Interna

A comunicação interna é fator-chave para o bom funcionamento de uma organização. Ela é capaz de promover a integração entre setores e funcionários e, assim, otimizar a execução das tarefas.

Retomando o exemplo citado anteriormente, é bem mais difícil implementar mudanças nos processos internos sem que haja uma eficiente comunicação, para que os colaboradores entendam as vantagens das mudanças e “comprem” a ideia.

Nesse sentido, outro importante exemplo de mudança organizacional em uma empresa está na comunicação interna. Isso pode ser necessário para que ela proporcione esse engajamento dos colaboradores.

Reuniões periódicas, intranet, quadro de avisos e mural com os resultados da organização são apenas alguns exemplos de medidas que podem ser tomadas para melhorar a comunicação interna e tornar as mudanças organizacionais mais fáceis de aceitar pelos colaboradores.

4 – Automatização de Processos

Já pensou em utilizar a tecnologia a seu favor para melhor os processos do seu negócio? Pois saiba que a automatização de diversos processos é um exemplo de mudança organizacional em uma empresa e que tem sido implementada por empresários do mundo inteiro com muito sucesso.

Aqui, tarefas repetitivas e burocráticas, por exemplo, passam a ser executadas por softwares e não mais por seres humanos. Isso ajuda a economizar gastos com pessoal e a otimizar o tempo.

Como resultados, tem-se o aumento da produtividade, redução de falhas humanas e de retrabalhos e maior agilidade.

Vale ressaltar que essa mudança precisa ser feita com cautela e devidamente acompanhada para que os colaboradores possam se adequar à tecnologia implementada.

Outra grande vantagem da automatização de processos é poder contar com informações confiáveis e em tempo real dos indicadores de desempenho.

Com eles, será possível acompanhar, por exemplo, se a mudança organizacional na empresa está trazendo os resultados pretendidos.

5 – Definição das metas

As metas são um exemplo de mudança organizacional em uma empresa que ocorre de maneira evolucionária. Isso significa que as metas mudam de maneira natural, acompanhando a evolução da empresa no mercado e no contexto em que ela está inserida.

Mudar as metas, sempre que necessário, é muito importante, para que a empresa ajuste seu rumo. Mas, como dissemos antes, este é um exemplo de mudança organizacional em uma empresa que precisa de uma forte atuação da comunicação interna para esclarecer os motivos das mudanças.

Um exemplo prático é a crise financeira que o Brasil tem enfrentado nos últimos anos. Muitas empresas precisaram rever as suas metas. Se antes, por exemplo, as metas eram focadas em aumentar as vendas, depois da crise a preocupação maior estava em fidelizar os atuais clientes.

Ou seja, é perfeitamente possível promover uma mudança organizacional alterando as metas da empresa.

6 – Treinamento e capacitação

Investir em treinamento e capacitação dos colaboradores é também uma forma de promover mudança organizacional. Isso porque, ao fazer esse investimento, a empresa ganha capital intelectual e técnico e se torna mais competitiva no mercado.

Para que os talentos da empresa sejam mais capacitados, você pode oferecer aos seus colaboradores:

  • cursos a distâncias;
  • treinamentos internos;
  • descontos em universidades para graduação e pós-graduação.

Dessa forma, o colaborador se sentirá valorizado e motivado a dar o seu melhor, colocando em prática todo o conhecimento que ele adquiriu.

Assim, ao pôr em prática o que aprenderam, os colaboradores estarão promovendo a mudança, muitas vezes sem se dar conta disso.

7- Lançamento de novos produtos

Por fim, um exemplo de mudança organizacional em uma empresa pode ser a decisão de lançar novos produtos e serviços.

Em alguns casos, isso pode significar um redirecionamento radical em vários pontos citados acima, como a identidade corporativa, processos internos, metas e treinamentos.

Essa foi a nossa lista com 7 exemplos de mudança organizacional em uma empresa. Que tal conferir sobre os processos de mudanças organizacional? Saiba mais: Importância e Etapas do Processo de Mudança Organizacional

 

A Setting é uma empresa de consultoria empresarial com foco em resultados e criação de valor, por meio da excelência, da valorização das pessoas e dos clientes.

Dentre os diversos serviços que presta, a formulação estratégica e a gestão da mudança estão em seu portfólio.

Confira o case de sucesso da Vertex Engenharia, que depois de um rápido e vigoroso crescimento, precisava mudar para continuar a crescer de forma sustentável: Case de Sucesso Vertex Engenharia

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook