Skip to main content

Compartilhe isso!

Gerenciar projetos é uma atividade fundamental para qualquer negócio. Mas como exercer essa tarefa da melhor maneira para obter os resultados desejados?

Se você tem dúvidas de como exercer essa missão, nada mais indicado que ler alguns livros sobre esse tema.

Por isso, neste posts, selecionamos alguns dos melhores livros de gestão de projetos:

  1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida
  2. O Produto Ágil: Product Discovery – Um guia sucinto para criar um produto em um ambiente de agilidade
  3. Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo
  4. Gestão ágil de projetos: as melhores soluções para suas necessidades
  5. Gestão por processos na prática
  6. Gerenciamento de Projetos: Project Model Canvas (PMC)®
  7. Fundamentos do gerenciamento de projetos

Confira um resumo de cada um deles e escolha quais deles ler para se capacitar nesse importante tema.

Leia também: 9 livros de Governança Corporativa: aprenda sobre o tema com os melhores autores

7 dos melhores livros de gestão de projetos para bons gestores

1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida

 gestão de projeto

Nada melhor que um livro escrito por alguém que realmente vivenciou essas experiências na prática. E esse é o caso da obra que trazemos para você, encabeçando nossa lista dos melhores livros de gestão de projetos para bons gestores.

Além de exemplos práticos, Eduardo Matos lembra a seus leitores da importância da vida pessoal e dá dicas de como usar a gestão de projetos para organizar a sua.

Outro destaque do livro são os 10 passos essenciais para a gestão de projetos.

2. O Produto Ágil: Product Discovery – Um guia sucinto para criar um produto em um ambiente de agilidade

melhores livros de gestão de projeto

Andressa Chiara trata a importância da gestão de projetos revelando todos os segredos das metodologias ágeis e como usá-las em seu negócio, com destaque para startups enxutas, as chamada metodologia lean start up.

Assim, o livro passa todas as dicas para que o processo de lançamento de um novo produto não esbarre no fato de uma outra empresa já ter lançado um semelhante.

Além disso, mostrar como gerenciar projetos com agilidade, dentro do prazo, sem extrapolar custos, envolvendo todos os que colaboram com o projeto e, acima de tudo, fazer as entregas com a qualidade necessária.

3. Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo

melhores livros de gestão de projeto

Este livro de Paulo Caroli tem o objetivo de explorar uma metodologia de gestão de projetos de lançamento de novos produtos no mercado.

Ele ensina também a importância de usar os chamado Minimum Viable Product, ou MVP, que é uma espécie de protótipo dos produtos que são testados no mercado antes do lançamento oficial.

Para isso, o autor sugere que o profissional responsável pelo projeto responda a perguntas como estas:

  • Onde o produto é usado?
  • Quem usa o produto?
  • O que é realmente útil para o usuário desse produto?

Vale a pena conhecer mais detalhes sobre este que é um dos melhores livros de gestão de projetos.

Este post também pode interessar a você: 15 livros de gestão empresarial que tem que fazer parte de sua biblioteca

4. Gestão ágil de projetos: as melhores soluções para suas necessidades

gestão de projeto

Robson Camargo e Thomas Ribas exploram a fundo as ferramentas e técnicas de gestão de projetos ágeis.

Os autores destacam que em um mundo cada vez mais sujeito a mudanças de contexto repentinas, é fundamental que os projetos sejam geridos com a ciência de que poderá ser necessário fazer uma adaptação a qualquer momento.

Assim, mais uma vez os métodos ágeis aparecem como protagonistas dessa abordagem em que a testagem das ideias e a evolução gradual e constante das melhorias são o foco.

5. Gestão por processos na prática

melhores livros de gestão de projeto

Palestrante muito requisitado, Cláudio Pires usou uma abordagem interessante para criar o conteúdo deste livro: ele compilou as mais relevantes perguntas que foram feitas a ele nessas palestras e transformou em um dos melhores livros de gestão de projetos.

Na verdade, essa metodologia de organização do temas abordados acabou transformando a obra em um bom guia dos fundamentos em gestão de projetos.

Ideal para quem quer conhecer a perspectiva de quem trabalha com gestão de projetos na prática.

6. Gerenciamento de Projetos: Project Model Canvas (PMC)®

melhores livros de gestão de projeto

O livro de Manoel Veras de Sousa Neto mostra de forma clara e objetiva como usar a metodologia PMC, que significa Project Model Canvas.

Trata-se de um template que facilita a visualização do projeto como um todo e, assim, facilita seu gerenciamento.

A obra de divide em 3 grandes tópicos:

  • Introdução ao PMC;
  • Utilização do PMC;
  • Casos de uso do PMC.

Manoel Veras ressalta que pela metodologia PMC se aproveitar de uma ferramenta visual, isso facilita o engajamento e compreensão da gestão de projetos por partes daqueles que não são especialista na área, reduzindo resistências e trazendo melhores resultados.

7. Fundamentos do gerenciamento de projetos

gestão de projeto

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) publica uma série de livros sobre gestão de empresas e administração em geral que são bastante úteis para quem quer se iniciara em determinados temas.

É esse é o caso deste que é um dos melhores livros de gestão de projetos para quem quer se iniciar no assunto.

A obra de André Bittencourt do Valle, Agliberto Alves Cierco, Carlos Alberto Pereira Soares e José Finocchio Júnior traça um panorama que abrange os principais temas relacionados à gestão de projetos, de forma bastante didática e objetiva.

Saiba mais: 8 dos melhores livros de motivação para começar bem 2018!

A Setting é uma empresa de consultoria que usa a visão sistêmica e a tomada decisão baseada em fatos e, por isso, entrega resultados e gera valor para seu negócio.

Tem foco no cliente e usa a transparência na troca de conhecimento, assim, consegue analisar e diagnosticar problemas, em busca de soluções que podem se traduzir em planos de ação e projetos que aprimoram a gestão de seu negócio.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.