Skip to main content

Compartilhe isso!

Se você está buscando livros de Governança Corporativa, é porque esse tema está na pauta de sua empresa ou de sua atividade profissional.

Para auxiliá-lo a conhecer melhor o assunto, selecionamos – além de alguns posts de nosso blog – uma bibliografia com 9 dos melhores livros sobre Governança Corporativa, para que você possa se aprofundar no assunto.

Os livros de Governança Corporativa reúnem diferentes enfoques sobre essa importante área do mundo empresarial que vem se tornando cada vez mais valorizada no Brasil.

Conforme nossa liderança empresarial evolui e busca adotar as melhores práticas de gestão internacionais, a Governança Corporativa se torna um tema obrigatório para qualquer gestor.

Confira os títulos sugeridos e entenda porque empresas como Petrobrás, HSBC, Vale, Sabesp e muitas outras são adeptas de modelos de Gestão Corporativa.

Veja também: Entenda os benefícios da governança corporativa para seu negócio

9 livros sobre Governança Corporativa que você precisa ler

1- Governança Corporativa (IBCG)

De autoria do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG) o livro Governaça Corporativa é um manual completo sobre o tema e trata principalmente do valor agregado às práticas de governança.

As condutas estratégicas reúnem comportamentos éticos, transparência e boas práticas que valoriza às empresas no mercado de forma direta e indireta.

Neste livro de Governança Corporativa o tema é abordado de forma geral, mostrando como os benefícios chegam a impactar não apenas empresas privadas, mas também as práticas governamentais e o estado e, consequentemente, a sociedade.

2- Governança Corporativa: Fundamentos, Desenvolvimento e Tendências (José Rossetti e Adriana Andrade)

Após mostrar que a Governança Corporativa necessita ser flexível e  que existem inúmeros fatores culturais e econômicos determinantes de seu desempenho, a obra discute como aplicar o conceito em diferentes países e formatos de gestão.

Este livro de Governança Corporativa as principais tendências em Governança Corporativa com linguagem atraente e a exposição de imagens, pesquisas acadêmicas e dados sobre o atual cenário das grandes potências no século XXI.

3- Governança Corporativa no Brasil e no Mundo (Alexandre Silveira)

Neste livro de Governança Corporativa para executivos, investidores, conselheiros e profissionais do mundo dos negócios, são apontadas técnicas práticas para melhorar a qualidade das decisões no dia a dia empresarial.

Aborda também aspectos sociais e políticos do Brasil nos últimos anos e como a crise impactou grandes potências, além da posição do país frente à economia mundial.

Confira: Você sabe qual é a diferença entre Governança e Gestão?

4- Governança Corporativa – O Poder de Transformação das Empresas (Roberto Gonzalez)

Neste que é um dos livros de Gestão Corporativa mais objetivo, são citados exemplos de boas práticas, além de explicar o papel dos conselheiros nas organizações segundo o cenário atual e futuro no mundo dos negócios.

Este livro aborda o tema de forma mais simplificada, e é indicado para quem deseja entender o tema sob um aspecto mais abrangente.

5- Governança Corporativa – O Essencial para Líderes (Alexandre da Silveira)

Com foco no papel dos líderes nas corporações este livro de Governança Corporativa fala sobre os aspectos que tornam o tema a chave para o crescimento da empresa em âmbito social e econômico.

O fator humano é um elemento primordial que ganha destaque quando se faz uma “boa governança”.

Empresários e líderes que desejam avaliar a Governança Corporativa da empresa podem encontrar no livro boas dicas para desenvolver essa prática.

6- Governança Corporativa para Pequenas e Médias Empresas (Pâmela Silva)

É engano pensar que a prática de Governança Corporativa é restrita às grandes empresas.

No livro de Pâmela Silva são citados exemplos de como criar uma política de governança empresarial para pequenas e médias empresas, que hoje dominam o cenário brasileiro.

Como tornar a pequena empresa fortalecida frente a um cenário econômico delicado com a ajuda da Governança Corporativa? Uma leitura atual e muito importante para empresários que iniciam negócios.

Veja mais: Saiba como funciona a Governança Corporativa e sua importância para os negócios

7- A Caixa-Preta da Governança (Sandra Guerra)

Esse é um livro de Governança Corporativa que teve origem em uma pesquisa de mestrado em administração de empresas pela FEA-USP.

A autora reuniu relatos sobre aspectos da Governança seguida nas empresas de 27 conselheiros do exterior e 102 respondentes anônimos no Brasil.

O livro tem o objetivo de expor comportamentos internos da empresa e como isso repercute em resultados tanto positivos, quanto negativos.

Confira esta entrevista que fizemos com a autora do livro:

8- Governança Corporativa – Guia do Conselheiro para Empresas, Familiares ou Fechadas (Paulo Valente)

Com escrita simplificada e de fácil compreensão, o livro de Paulo Valente se volta para o entendimento de diferentes perfis no que diz respeito a Governança Corporativa.

Apresenta o papel do conselheiro em organizações de capital fechado, aberto ou familiar.

Os nove capítulos reúnem exemplos práticos sobre os riscos e perdas com foco em empresa familiar.

9- Governança Corporativa e Gestão Estratégica (Patrícia Campos Baptista)

Além de reunir informações cruciais sobre Governança Corporativa, o livro desenvolvido pelo Senac tem como foco a área de saúde e gestão de serviços.

Quais seriam as competências essenciais atualmente para um gestor da área da saúde?

Além de reunir um histórico rico sobre várias abordagens em gestão de empresas e pessoas, o livro aborda a importância de trazer esses temas para o contexto atual da sociedade.

A Siteware é um consultoria focada em gestão para resultados que entre outras atividades auxilia empresas a estruturarem seu modelo e governança.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook