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Gestão Empresarial

Gestão de desempenho: você está fazendo do jeito certo?

By 18 de abril de 2016dezembro 20th, 2019No Comments

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gestao-de-desempenho--voce-esta-fazendo-do-jeito-certo-9219Se você acha que gestão de desempenho é apenas uma forma de medir o rendimento de seus colaboradores, você está muito enganado e precisa ler esse artigo. Se você já conhece bem o conceito e as estratégias desse modelo de gestão, ou já contratou algum tipo de consultoria empresarial para o seu negócio, continue também conosco, para ter certeza que está fazendo tudo certo. Acompanhe!

O que é a gestão de desempenho?

A gestão de desempenho surgiu há poucos anos, conceituando técnicas tradicionalmente utilizadas para avaliar o desempenho dos colaboradores de uma empresa. Ela é muito mais do que uma forma de comparar os resultados alcançados com os esperados, é um processo contínuo que visa alinhar os colaboradores com as estratégias da empresa, que traduzem seus princípios e valores.

O desempenho é o comportamento real do colaborador perante uma expectativa ou um padrão de comportamento estabelecido pela organização. Além de avaliar, esse modelo de gestão é constituído por um conjunto de processos que visam estabelecer uma compreensão partilhada dos objetivos empresariais e a motivação dos colaboradores, na perspectiva de aumentar as possibilidades de crescimento da organização.

A gestão de desempenho funciona como uma ferramenta de acompanhamento, que permite corrigir desvios para assegurar que a execução do trabalho de cada colaborador corresponda ao que a empresa espera. Vale ressaltar que essa gestão não busca detectar e punir falhas, mas sim contribuir para a aprendizagem e identificação do que está dando certo e do que pode ser melhorado, procurando realizar as mudanças necessárias.

O que são os indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho (ou KPI’s) são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das empresas. Funcionam como uma ferramenta que permite acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, correção de problemas e necessidades de mudanças em seus projetos, programas e política. Eles servem de impulso para que as melhorias necessárias sejam implementadas na organização.

São os KPI’s que garantem eficiência e eficácia aos processos organizacionais, exatidão à tomada de decisões e agilizam processos. Conheça os principais indiciadores:

  • Indicadores de Capacidade: Relação entre a quantidade que se pode produzir e o tempo para que isso ocorra.
  • Indicadores de Produtividade: Relação entre as saídas geradas por um trabalho e os recursos utilizados para isso.
  • Indicadores de Qualidade: Relação entre as saídas totais, (tudo que foi produzido) e as saídas adequadas ao uso, isto é, sem defeitos ou inconformidades.
  • Indicadores de Lucratividade: Relação percentual entre o lucro e as vendas totais.
  • Indicadores de Rentabilidade: Relação percentual entre o lucro e o investimento feito na empresa.
  • Indicadores de Competitividade: Relação da empresa com a concorrência.
  • Indicadores de Efetividade: Efetividade é a conjugação da eficácia com a eficiência.
  • Indicadores de Valor: Relação entre o valor percebido ao se receber algo (um produto, por exemplo) e o valor efetivamente despendido para a obtenção do que se recebeu.

Como o BSC auxilia na gestão de desempenho?

O BSC (Balanced Scorecard) é uma técnica que visa a integração e o balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas.

Esse modelo é capaz de traduzir a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis. Ele acompanha desde o planejamento estratégico, fundamental para o sucesso de qualquer organização, até o engajamento dos colaboradores com as estratégias definidas.

Quais são os principais benefícios do BSC para uma empresa?

  • Alinha os indicadores chave com os objetivos estratégicos a todos os níveis organizacionais;
  • Proporciona aos gestores uma visão sistematizada do desempenho operacional;
  • Possibilita um processo de avaliação e atualização da estratégia;
  • Facilita a comunicação dos objetivos estratégicos, focalizando os colaboradores na sua consecução;
  • Permite desenvolver uma cultura de aprendizagem e melhoria continua;
  • Suporta a atribuição de incentivos em função do desempenho individual e da contribuição para os resultados do negócio.
  • Reduz a quantidade de informação utilizada a um conjunto mínimo de indicadores vitais e críticos.

Conseguiu entender o conceito de gestão de desempenho? Esse modelo já faz parte da realidade da sua empresa? Já considerou buscar consultoria empresarial para melhorar seus resultados? Para saber mais sobre indicadores, confira o nosso post sobre a importância da gestão focada em KPI’s.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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