Sua área de TI parece não atender mais às demandas do negócio? Ou sua empresa está crescendo e precisa se reestruturar?
Quer saber como fazer um planejamento estratégico de TI?
Com os avanços tecnológicos que temos presenciado nos últimos anos, a área de Tecnologia da Informação vem ganhando cada vez mais destaque nas organizações. Mas, para aproveitar todas as vantagens que a famosa transformação digital tem a oferecer, é fundamental que você saiba como fazer um planejamento estratégico de TI.
Tal planejamento nada mais é que o processo de elaboração de estratégias bem estruturadas e organizadas para o uso da Tecnologia da Informação em uma empresa. Por meio dele, é possível garantir que a TI seja usada a favor do negócio. Criando, assim, valor para os clientes. E, além disso, estando devidamente alinhada aos valores e objetivos estratégicos da organização.
Para te ajudar, elaboramos um passo a passo com as principais etapas que você precisará seguir. Confira e saiba como implementar a TI de forma inteligente.
Saiba mais: Colaboração no trabalho: use a tecnologia como aliada!
Passo a passo: como fazer um planejamento estratégico de TI
Passo 1 – Qual a atual situação da empresa?
Para implementar a Tecnologia da Informação de maneira efetiva e eficiente, é preciso antes saber qual a atuação situação da empresa em relação ao uso da TI. Nesse sentido, o primeiro passo do planejamento consiste em fazer um levantamento dos sistemas utilizados atualmente e das demandas de cada departamento.
A intenção desta etapa é compreender a origem de certos gargalos. Além disso, identificar quais ferramentas tecnológicas já se mostram ineficientes e incapazes de atender todas as demandas de trabalho.
Somente a partir disso é que será possível saber quais melhorias precisam ser feitas e de que forma a Tecnologia da Informação pode ajudar.
Uma forma de descobrir a situação atual da empresa é avaliando se nível de maturidade em TI.
Confira este infográfico divulgado pela EUAX:
Passo 2 – O que você pretende alcançar com a TI?
Nesse segundo passo de como fazer um planejamento estratégico de TI, você precisa definir qual (ou quais) é o objetivo final do seu plano.
Esta etapa é fundamental para que se tenha uma noção de onde a sua empresa quer chegar quando as mudanças promovidas pela Tecnologia da Informação começarem a ser implementadas.
Veja alguns exemplos de objetivos que você pode querer alcançar em TI:
- otimização de processos;
- redução de custos;
- melhoria da produtividade;
- maior segurança de dados;
- melhoria na experiência do cliente.
A intenção aqui é proporcionar um norte para as futuras ações.
Passo 3 – Como anda o mercado e os seus concorrentes?
Você sabe como os seus concorrentes têm feito o uso da Tecnologia da Informação? E como o mercado em que a sua empresa está inserida tem demandado o uso de TI em seus mais variados processos?
Esse tipo de análise é essencial para o planejamento estratégico, pois permitirá que você trace estratégias de acordo com a atual realidade e consiga ganhar vantagem competitiva.
Passo 4 – Quais são as soluções tecnológicas disponíveis?
Agora que você já sabe onde a sua empresa está e para onde você quer levá-la com o uso da Tecnologia da Informação, é hora de identificar todas as soluções tecnológicas com potencial para trazer os resultados que você deseja.
Nesta etapa, pesquise bastante e faça um apanhado dos melhores fornecedores, preços e condições contratuais. Leve sempre em consideração as soluções que se adaptam melhor a sua rotina operacional e que combinem agilidade, economia e qualidade.
Confira também em nosso blog: Entenda como a tecnologia está mudando as ferramentas de pesquisa de mercado
Passo 5 – Quais metas inteligentes traçar?
Todo bom planejamento deve conter metas que te levarão aos objetivos que você pretende alcançar. No entanto, essas metas devem ser inteligentes, seguindo o padrão SMART. Elas precisam ser:
- Específicas;
- Mensuráveis;
- Alcançáveis;
- Relevantes;
- Baseadas em um prazo.
As metas podem ser individuais ou coletivas, passando por todos os departamentos e níveis hierárquicos. Uma boa forma de fazer com que as metas sejam cumpridas pe através de programas de incentivo, com recompensas para aqueles que conseguirem explorar o potencial máximo das novas soluções de TI.
Passo 6 – Como você vai acompanhar e mensurar os resultados?
A última etapa de como fazer um planejamento estratégico de TI é fundamental para que você chegue onde você quer chegar com a Tecnologia da Informação. Para saber se as metas estão sendo alcançadas e se você está mais próximo dos objetivos finais definidos no passo 2, é preciso definir indicadores de desempenho.
Com o acompanhamento dos resultados, será possível fazer os devidos ajustes e definir melhorias e mudanças durante a execução do plano.
Esse foi o nosso passo a passo de como fazer um planejamento estratégico de TI. Vale lembrar que a construção desse plano deve envolver os diferentes setores a fim de trazer diferentes perspectivas.
Ficou clara para você a importância estratégica de TI nas organizações?
Então, confira este vídeo do canal GesSaúde:
Veja também: Afinal, o que é transformação digital nas empresas, como implantar em seu negócio?
A Setting é uma consultoria empresarial voltada para resultados. Por isso, usa a ética, o foco no cliente e a excelência para tomar decisões baseadas em fatos. Assim, encontra oportunidades de melhoria e consegue fazer o melhor planejamento para seu negócio.