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Realizar um projeto de pesquisa de mercado costuma ser sinônimo de processos chatos, complexos e algo extremamente demorado. Certo? Não mais.

É verdade que, com ferramentas de pesquisa de mercado tradicionais, alguns projetos  chegam a levar meses: desde negociação, elaboração de questionários, mapeamento de amostra, campo de coleta de respostas, tabulação e validação de resultados, etc. Mas a tecnologia, assim como aconteceu com diversos outros segmentos do mercado, mudou drasticamente esse cenário.

Neste artigo vamos falar sobre alguns desses avanços e te apresentar ferramentas de pesquisa de mercado que estão revolucionando o processo de tomada de decisão dentro das empresas a partir de três grandes diferenciais: automatização, agilidade e custo-benefício. Vamos lá?

A tecnologia associada às ferramentas de pesquisa de mercado

Nada de pranchetas, entrevistadores nas ruas ou horas de tabulação. Com os avanços da tecnologia, um projeto de pesquisa, que exigia conhecimentos avançados em estatística, por exemplo, tornou-se muito mais simples. Com isso, as empresas passaram a receber respostas de forma muito mais rápida para suas perguntas. E pagando muito menos.

O caminho foi explorar o ambiente digital para a realização das pesquisas, além de automatizar muitas atividades que antes eram executadas de forma individualizada por profissionais altamente qualificados. Assim surgiu o termo “pesquisa digital” e, com ele, uma série de novas ferramentas para a realização de uma pesquisa de mercado completa.

Vantagens da pesquisa digital

Vamos ver juntos 5 vantagens que a pesquisa digital possibilitou. Com isso, ficará também mais fácil entender o que ela significa na prática.

1. Alcance

A internet possibilitou o agrupamento de pessoas de diferentes localizações (bairros, cidades e estados) em um só local. Ao pensarmos no método de coleta face-to-face, seria necessário ter um ou mais entrevistadores por praça e campo, já com a metodologia online a configuração pode ser feita por IP ou geolocalização.

2. Velocidade

A agilidade em conseguir respostas é um dos seus maiores diferenciais da pesquisa digital. Por meio de aplicativos, sua amostra pode responder perguntas, seja pelo celular ou computador.

É possível realizar uma pesquisa automatizada com a MindMiners em até 5 dias, considerando a preparação do questionário, envio para sua amostra e análise dos resultados. Quer saber mais? Veja como funcionam nossos projetos certificados.

Lembre-se: com uma base amostral classificada, ou seja, com quebras por dados demográficos (gênero, idade, classe social, etc) é possível conversar com o consumidor correto e de maneira mais assertiva.

3. Questionários visuais

A implementação de interatividade em questionários (conteúdos audiovisuais – vídeo, gifs, áudios, imagens) possibilita aos respondentes uma maior leveza em suas respostas. É quase como retirar o teor de formalidade e seriedade da pesquisa, buscando se retratar mais como um post em rede social ou uma mensagem do WhatsApp.

4. Investimento que cabe em seu budget

As principais reclamações referente a realização de pesquisa é o seu alto custo. Entretanto, a digitalização trouxe a possibilidade de viabilizar pesquisa para todas as empresas do Brasil, sejam de pequeno ou grande porte.

Isso porque foram excluídos custos relacionados a profissionais que estariam em campo, deslocamento, tempo para tabulação e avaliação dos resultados, por exemplo.

5. Encontrar o respondente onde estiver e quando ele quiser

Segundo dados do IBGE, dos domicílios com acesso à internet, 92% destes possuíam também acesso por telefone móvel. Portanto, uma pesquisa digital possibilita o seu respondente a escolher o melhor momento para dar as respostas que você precisa, sem necessariamente estarem em seu domicílio.

Em metodologias face-to-face e por telefone o entrevistador pode ser considerado intrusivo, pois o mesmo precisa de uma resposta naquele momento e local, o qual pode não ser o ideal para o respondente.

A presença de um entrevistador, seja por telefone ou presencialmente, pode impactar na resposta de assuntos delicados. Pesquisas digitais permitem certo anonimato de seus respondentes, isso garante respostas mais honestas e abertas, mesmo com assunto considerados polêmicos.

Conheça novas ferramentas de pesquisa de mercado

A pesquisa digital automatizada é uma das ferramentas de pesquisa de mercado que surgiu com o propósito de viabilizar pesquisas desse tipo para todos.

Com a ajuda da tecnologia, plataformas capazes de oferecer uma forma mais ágil e assertiva de conversar com o consumidor foram desenvolvidas e transformaram qualquer pessoa em um potencial pesquisador. No entanto, a ideia de ser responsável pelo próprio projeto ainda é desafiadora para muitos.

Entender o seu público-alvo por meio de pesquisas digitais realizadas de forma totalmente automática. Essa é a proposta trazida pela ferramenta da MindMiners, a Miners Compass.

O produto nasceu da promessa da empresa de viabilizar o acesso à pesquisa de mercado para empresas e agências dos mais variados portes, assim como para empreendedores nos diversos estágios de seus negócios.

Por meio de tecnologia exclusiva, a plataforma inaugura uma série de novas possibilidades para gestores, empreendedores, publicitários e profissionais de Marketing, que agora podem obter informações sobre o comportamento de seus atuais e potenciais consumidores de forma mais ágil e assertiva e com um excelente custo benefício, reduzindo assim riscos e a necessidades de investimentos desnecessários.

A plataforma de pesquisa digital da MindMiners oferece as ferramentas que você precisa para construir uma pesquisa de qualidade em apenas três passos. Por meio dela, empresas podem elaborar seus próprios questionários ou utilizar um dos questionários certificados disponíveis, escolher entre três canais diferentes para coletar respostas e ainda optar por funcionalidades dinâmicas para a análise dos resultados obtidos.

Ficou curioso? Entenda aqui as etapas que compõe o desenvolvimento de um projeto de pesquisa dentro da plataforma da MindMiners. Cadastre-se na versão gratuita e já comece a utilizar.

Este artigo foi produzido pela MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital. Com uma plataforma exclusiva para a realização de projetos de pesquisa de mercado totalmente automatizados, estão democratizando a pesquisa de mercado no Brasil.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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