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Todas as empresas precisam de lideranças. Para que os setores funcionem corretamente — e de maneira integrada — com as demais áreas, faz-se necessária a presença de um gestor que coordene o trabalho e motive os funcionários, sempre com o objetivo de ampliar os resultados, mas com a devida preocupação com o ambiente, a saúde e a felicidade da equipe. Essas preocupações e atitudes de integração e estratégia é que fazem de um chefe um verdadeiro líder empresarial.

Existem diferenças entre a atuação de um gestor com postura de liderança e aquele que adota um modelo mais autoritário, que é o padrão clássico da chefia, aplicado durante décadas nas mais diversas empresas. Se você está em dúvida quanto ao estilo que mais se assemelha ao seu, confira aqui algumas características que podem ajudá-lo a enxergar as diferenças entre um chefe e um bom líder!

Você tem empatia com seus colaboradores?

Uma das tarefas mais importantes para exercer uma liderança positiva dentro do ambiente corporativo é o exercício da empatia. Essa reflexão, na qual o gestor se coloca no lugar do empregado para entender suas dificuldades, contestações e necessidades, é fundamental para que o gestor perceba qual o nível de complexidade dos processos e também como está a relação entre os empregados e seus pares e superiores.

Ao exercitar a empatia, o líder tem a oportunidade de compreender de maneira plena todo o cenário de trabalho de cada um e, desta forma, formatar o feedback, a comunicação interpessoal e as orientações de modo positivo.

Você sabe ensinar seus liderados?

Líderes empresariais galgam o avanço em suas carreiras por meio do bom conhecimento, dos domínios dos processos e da habilidade de relação no ambiente de trabalho. Chegar a um patamar superior na hierarquia empresarial significa que, além de possuir um time para comandar, o gestor deve transmitir conhecimento, orientar seus funcionários a fazerem o melhor trabalho e, de preferência, trabalhar junto com eles, eliminando aquela “distância” entre comandante e comandados.

Ao ocupar uma posição de liderança, ensinar os colaboradores se torna um dever, uma tarefa que deve ser cumprida com o objetivo de melhorar os resultados. Essa capacidade de ensinar não se reduz a jogar um conhecimento no colo, sendo importante estar ao lado deles, monitorando o progresso e corrigindo possíveis falhas. Esta postura faz do gestor um líder respeitado não só pela sua posição, mas também pelos conhecimentos e prestatividade que possui.

Você delega com eficiência?

No momento de distribuir as tarefas, qual a sua lógica? Simplesmente distribui de modo livre? Escolhe sem muito critério quem fica responsável por cada parte? Se a sua resposta foi sim para uma das duas questões, é melhor repensar o modo como está sendo feita a distribuição de tarefas. O ideal é que o gestor conheça seus funcionários, suas limitações e habilidades e, a partir desse conhecimento, faça uma partilha estratégica do trabalho.

Leve em consideração os conhecimentos prévios de cada colaborador e quais são as habilidades que você pretende desenvolver em cada um ao delegar uma tarefa. Este tipo de procedimento é típico de um líder empresarial preocupado não apenas com os resultados, mas com o impacto que o trabalho mal distribuído pode ter sobre a motivação da sua equipe.

Você permite que os liderados assumam responsabilidades?

Um líder sabe que a concentração extrema de trabalho e responsabilidades não é o que faz um grande gestor, mas a capacidade de lidar com elas e distribuí-las de modo a exercitar a responsabilidade e o trabalho em equipe nos seus funcionários.

É providencial que os líderes empresariais passem a adotar uma postura de divisão de responsabilidades como modo de estimular seus funcionários a executarem um bom trabalho e se preocuparem não só com os processos, mas também com os resultados.

Se você se identificou com as atitudes de liderança e sente que está colocando em prática, isso significa que você está no caminho certo para ser um bom líder empresarial. Para aqueles que não se identificaram por completo, talvez seja um alerta para observar seu comportamento de chefia e, quem sabe, refletir sobre as posturas adotadas visando aplicar um modelo de gestão mais democrático e moderno!


Flavia Secaf

Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

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