Skip to main content

Compartilhe isso!

Quando você administra uma empresa, independente do porte, pode ser difícil saber quais são todas as suas obrigações legais e como elas se encaixam em tudo o que é necessário para fazer um bom trabalho de administração.

Se você está em dúvida se as atividades de seu negócio cumprem com as regulamentações de seu setor e obrigações legais, talvez seja uma boa ideia saber o que é compliance nas empresas.

Você já tinha ouvido falar nesse termo?

Neste post você vai entender o que é compliance nas empresas, além de conhecer as principais vantagens que essa prática pode trazer para sua operação com sucesso.

Com certeza, você vai se sentir mais seguro para trabalhar depois de adotar procedimentos de compliance em seu negócio. Afinal, assim, você poderá ter certeza de que todas as normas e regras estão sendo seguidas.

Leia também: Como gestão de riscos e compliance podem tornar sua empresa mais sólida

O que é compliance nas empresas? Qual sua definição?

Existem muitas leis e regulamentos que regem a forma como você gerencia seus negócios. Eles descrevem procedimentos e providências específicas que você deve tomar se administrar uma empresa. Seguir essas obrigações e estar em conformidade com elas passa por um planejamento e uma prática chamada de compliance.

Assim, podemos dizer que a definição de compliance é:

Compliance consiste em estar em conformidade com todas as normas e regras que um negócio deve obedecer, tanto na esfera jurídica e regulatória, como no que tange ao bem-estar de colaboradores e até mesmo à sustentabilidade.

Para reforçar essa definição de compliance, vale lembrar que o termo vem do inglês, do verbo to comply, que significa estar em conformidade com uma regra.

Sabemos que pode ser muito complicado acompanhar todas as obrigações de conformidade da sua empresa.

É por isso que muitas empresas implementam programas de compliance para garantir que possam cumprir suas obrigações e identificar possíveis violações de leis, regulamentos ou normas.

A garantia de que está cumprindo com tudo que é necessário e de forma qualificada pode incluir ações como:

  • Documentar seus processos;
  • Ter uma estrutura organizacional específica;
  • Implementar políticas que orientam como sua empresa opera.

Estes pontos dão a sua empresa uma vantagem competitiva para atender aos requisitos profissionais e também legais que são necessários.

Ou seja, além das regras obrigatórias que existem nos regulamentos e leis, o compliance também abrange regras que as empresas criam voluntariamente. Assim. criam seus próprios padrões de conduta.

Essas são as regras que as empresas impõem a si mesmas.

Por exemplo: como criando um código de conduta próprio.

O não cumprimento de cada um desses pontos pode ter sérias consequências para os indivíduos e para toda a organização. Tanto os deveres quanto as possíveis sanções devem ser claras e transparentes.

Um programa de compliance é um requisito fundamental para o sucesso sustentável a longo prazo de um negócio. Por quê? Por dessa forma evitam-se surpresas, como multas e interdições, por exemplo. Considere que, em alguns casos, elas podem ser vultosas ou paralisar o negócio completamente.

Afinal, ter atividades paralisadas pelo descumprimento de uma norma, ou o nome da empresa prejudicado por um ato duvidoso, pode trazer graves consequências até para a sua lucratividade.

Veja também: Exemplo de Matriz de Risco: o que é e como usar nos negócios

Quais as vantagens do compliance nas empresas?

Depois de entender o que é compliance nas empresas, é fundamental conhecer quais as vantagens que ele pode trazer para sua organização.

1- Agregar confiabilidade aos processos

Confiabilidade nos processos, continuidade e confiança só podem existir em uma organização se ela estiver claramente comprometida com a conformidade.

E esses são pontos que podem ser alcançados através da implementação do programa de compliance. Mas não é apenas isso.

2- Identificar problemas de conformidade

O programa garante que você identifique possíveis problemas de conformidade e resolva cada um rapidamente. Com isso, você reduz o risco de alguma inconformidade passar despercebida, aumentando a eficiência do negócio.

3- Facilitar a compreensão sobre o papel de cada colaborador

Pensando no programa de compliance baseado nas regras e determinações internas, você consegue dar aos seus colaboradores mais certeza sobre como fazer o seu trabalho.

Assim, cada papel fica melhor desenhado e em conformidade com os objetivos que a empresa precisa alcançar.

4- Reduz os riscos de ser penalizado

O compliance ainda reduz o risco da sua empresa ficar sujeita a qualquer problema legal ou de reivindicações, aumentando a eficiência do seu negócio. Dessa forma, você gastará menos tempo tentando consertar os erros e vai aplicar melhor seus esforços, com foco na prevenção de problemas.

Além disso, o compliance nas organizações, deve ser encarado como parte integrante da execução de um negócio bem gerenciado. Ao adotar essa cultura, sua empresa aprenderá a correr menos riscos, seguindo sempre as regras e procedimentos mais adequados.

Este post também pode interessar a você: O que é controladoria nas organizações e por que você precisa implementar na sua empresa

Exemplo de compliance nas empresas

Para entender melhor o que é compliance nas empresas, é importante também saber em que momentos ele pode ser aplicado.

Um exemplo bastante comum ocorre durante uma fiscalização oficial. São elas que demandam auditorias perfeitas. E se um bom trabalho de compliance tiver sido feito, todas as informações estarão acessíveis e de acordo com as normas.

As chances de penalização são grandes se não houver um trabalho antecipado. Assim, manter todos os registros necessários e estar em conformidade perante as regras é um dos benefícios do compliance.

Veja algumas exemplos do que um bom programa de compliance deve tomar em relação ao fisco:

  • Faturas e notas fiscais emitidas;
  • Registros de pagamentos e recebimentos;
  • Relação de todas as transações financeiras;
  • Registro de estoque;
  • Declarações anuais de impostos.

Quer se aprofundar ainda mais neste tema?

Assista a este vídeo de nosso canal no YouTube em que Jorge Secaf entrevista Carlos Borges:

Compliance nas organizações e a governança corporativa

Segundo definição do IBCG, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa:

“Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.”

Portanto, podes-e notar que o controle e a transparência são vitais para uma boa governança corporativa. O cumprimento das normas, leias e regras e apresentação de contas sobre elas é fundamental.

Assim, fica claro que não há uma governança corporativa completa sem uma boa política de compliance.

Confira as principais características da governança corporativa:

O que é compliance nas empresas

Empresas que têm compliance têm também mais facilidade de adotar a governança corporativa com sucesso, afinal, o que é compliance nas empresas empresas se não seguir a risca as normas e obrigações que regem a gestão do negócio?

E se essas regras são obedecidas, fica muito mais fácil prestar contas, porque o cumprimento das normas implica, necessariamente, na documentação dos procedimentos. Assim, o compliance nas organizações é um fator determinante para a boa governança corporativa.

Por isso, se você quer mesmo saber tudo sobre compliance, precisa saber mais sobre governança corporativa.

Que tal, então, assistir a este vídeo sobre o tema? Veja o que diz Sandra Guerra, uma das fundadoras do IBCG (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) em entrevista à Jorge Secaf:

Veja mais: O que é governança corporativa e como funciona na prática?

Importância da consultoria para a melhoria do processo decisório e compliance

Saber o que é compliance nas empresas não é suficiente para começar a aplicar essa estratégia dentro do seu negócio.

Por isso, vamos ajudar você a dar o primeiro passo. Vamos mostrar como a consultoria empresarial é um dos caminhos mais indicados para começar a criar seu programa de compliance.

A verdade é que, ao contar com uma equipe de pessoas experientes com esse tipo de implementação, fica muito mais fácil otimizar o processo e agilizar as ações do programa de compliance.

Com uma consultoria, você terá um time para acompanhar a execução do planejamento, analisar resultados, tomar decisões e acompanhar a implementação na sua empresa.

Por isso, tenha já em mente que é fundamental buscar esse tipo de apoio, se realmente que ter todos os benefícios que o compliance pode trazer.

Saiba mais: Ferramentas de compliance: conheça as 5 melhores do mercado

A Setting é uma empresa de consultoria empresarial que tem o objetivo de oferecer soluções de gestão éticas e transparentes, que valorizam as pessoas e são baseadas em fatos. Assim, ela proporciona a criação de valor e gera excelentes resultados.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook