Skip to main content

Compartilhe isso!

o que é gestão por processosDiferenciais competitivos são cada vez menos sustentáveis.

Assim que sua empresa os constrói, passa a ser imitada pelos concorrentes e lá se vai o diferencial pelo ralo.

Ainda bem que o inverso também acontece, e copiamos aquilo que percebemos que é bom e satisfaz os clientes que queremos conquistar.

Mas há um tipo de diferencial que é difícil de ser copiado. Trata-se dos ativos intangíveis que incorporamos ao nosso negócio.

A gestão por processos é um ativo intangível deste tipo.

Por mais que observemos como uma empresa faz a gestão de processos, só enxergamos parte da realidade e não o todo.

Quer entender o que é gestão por processos e aplicar em seu negócio?

Veja nossas dicas!

O que é Gestão por Processos

o que é gestão por processosEntender o que é gestão por processos pode ser mais fácil do que você imagina.

Gestão por Processos é, antes de tudo, reconhecer que qualquer organização é um conjunto de processos interconectados, que dependem uns dos outros para a criação sustentável de valor, para todas as partes interessadas.

Para tanto, os processos precisam ser definidos, implementados e gerenciados, de forma integrada, o que acaba sendo um grande desafio para as empresas.

A saída de um processo é a entrada do outro e, como diz a antiga máxima de sistemas, “entra lixo, sai lixo”.

Na verdade, nem sempre é assim, mas desde que o processo que vai transformar lixo em algo aproveitável se esforce para tanto.

E isso custa eficiência e eficácia do sistema como um todo, o consumo de recursos e, pior ainda, a insatisfação dos clientes.

Portanto, entender o que é gestão por processos pode gerar uma grande economia de recursos, além de satisfazer os clientes.

A Gestão por Processos demanda equilíbrio

Cada processo isoladamente e a gestão por processos, como um todo, demandam equilíbrio no desenvolvimento dos processos propriamente ditos, das pessoas que vão executar e monitorar esses processos e da tecnologia que vai apoiar sua execução e registrar o seu efetivo desempenho.

o que é gestão por processosOtimizar os processos e implementar novas tecnologia, sem capacitar e comunicar adequadamente as pessoas resulta em robotização, com perda de comprometimento e vontade de trabalhar.

Treinar as pessoas e implementar novas tecnologias sem mapear e otimizar os processos pode “melhorar a eficiência da bagunça” e provocar uma anarquia automatizada.

Ter pessoas preparadas e competentes e processos ágeis sem apoio da tecnologia adequada resulta em frustração, avanços pequenos, trabalhos manuais e sentimento de impotência.

Se você realmente entendeu o que é gestão por processos, notou que mudanças efetivas somente se materializam por meio de melhorias equilibradas em desenvolvimento de pessoas, processos e tecnologias.

Plataformas integradas de Gestão por Processos

A transformação digital e o avanço da tecnologia tem nos trazidos novas e entusiasmantes possibilidades na Gestão por Processos.

Podemos classificar essas possibilidades em três estágios, crescentes e termos de amadurecimento organizacional:

o que é gestão por processos

 

  1. Promover a colaboração entre as pessoas;
  2. Organizar o negócio, padronizar como os processos são executados e manter informações em bancos de dados apropriados e seguros; e,
  3. Promover a automação dos processos, quando a eficácia não se baseia somente em pessoas, mas também em velocidade, economia de mão de obra e maior qualidade de execução.

Para te ajudar nisso, deixo aqui um site que vai te auxiliar a escolher a melhor plataforma.

Com ele você pode comparar vários sites e decidir qual melhor se encaixa para o seu negócio. Veja abaixo e clique na imagem para acessar o site:

Caso precise de uma ajuda e acompanhamento específico, a Setting está a disposição para te ajudar! Clique aqui para falar conosco.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook