Skip to main content

Compartilhe isso!

Empresas precisam de um bom planejamento estratégico, produtos ou serviços que atendam às necessidades do público-alvo, infraestrutura e tecnologia adequadas para promover o pleno gerenciamento do negócio.

No entanto, por melhor que seja tudo isso, sem pessoas, sem uma equipe de alta performance, o desempenho de sua empresa pode patinar.

Mas como alcançar essa condição privilegiada de seus colaboradores?

Organizações de alto desempenho são resultado do trabalho de times que apresentam performance com nível elevado de qualidade, vários pontos acima da média.

Isso significa que, para que uma empresa alcance resultados sólidos e robustos, é necessário investir no desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

Mas como constituir equipes de alta performance? Quais as características de equipe de alto desempenho? Como deve ser a liderança de equipes de alto desempenho?

As respostas para essas e outras perguntas você confere nas próximas linhas deste guia. Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber para criar times de alta performance e alavancar os resultados da sua empresa.

Veja também: O que é gestão de indicadores: tudo que você precisa saber para ter a performance de seu negócio na palma de sua mão

O que são equipes de alto desempenho?

No contexto organizacional, uma equipe é um conjunto de profissionais que trabalham em prol de resultados coletivos. Porém, para conseguirem o selo de “alto desempenho”, a equipe precisa aproveitar ao máximo as habilidades, conhecimentos e experiências individuais e utilizá-las a favor de objetivos comuns.

Tendo isso em vista, as equipes de alto desempenho são compostas por profissionais habilidosos, comprometidos e que trabalham em sinergia e complementando-se. Além disso, eles compartilham da mesma missão, visão e valores da empresa.

Poder contar com equipes de alta performance é o sonho de qualquer empreendedor, pois elas são um importante diferencial competitivo. Afinal, quem não quer entrar para lista de empresas de alto desempenho, não é mesmo?

Mas, para isso, é importante entender que características desse tipo de equipe precisa desenvolver. E é sobre isso que falaremos no tópico a seguir.

Leia também: 5 estágios do desenvolvimento das equipes

Características de equipe de alto desempenho

Equipes de organizações de alto desempenho apresentam características específicas que as diferem daquelas cujos resultados não vão muito além da média. Veja a seguir que características são essas.

1 – Multidisciplinaridade

Equipes de empresas de alto desempenho contam com profissionais de diferentes áreas e especialidades. A intenção é agregar diferentes conhecimentos, experiências e pontos de vista.

2 – Complementaridade

Conforme mencionamos em parágrafos anteriores, as habilidades de uma equipe de alta performance devem se complementar. Assim, o alto desempenho de um membro é complementado pelo do outro, evitando-se uma queda inesperada de produtividade em determinado ponto do processo.

3 – Colaboração

Outra característica das equipes de alta performance é a colaboração entre os membros; os profissionais devem se ajudar nas tarefas diárias e na busca por novas soluções.

Veja também: Colaboração no trabalho: use a tecnologia como aliada!

4 – Alinhamento

Os membros de uma equipe de alta performance costumam estar devidamente alinhados entre si e com as metas pré-estabelecidas. Todos caminham na mesma direção.

5 – Comunicação

Equipes com desempenho elevado se comunicam com clareza, agilidade e de maneira constante.

A troca de informações é fundamental.

6 – Autonomia

Os profissionais que compõem uma equipe de alto desempenho têm autonomia para exercer suas atividades e tomar certas decisões.

7 – Confiança

A liderança de equipes de alto desempenho confira em seus liderados. Estes, por sua vez, confiam uns nos outros e na figura do líder.

8 – Comprometimento

Os profissionais são altamente comprometidos e engajados com os resultados que se esperam deles.

7 Vantagens no desenvolvimento de equipes de alto desempenho

Agora que você já sabe o que é e quais são as principais características de equipe de alto desempenho, veja a seguir os benefícios que o desenvolvimento de times de nível elevado pode trazer para o seu negócio:

  1. Melhor aproveitamento dos talentos;
  2. Fortalecimento das liderança;
  3. Maior competitividade;
  4. Melhoria na qualidade dos processos;
  5. Diminuição da rotatividade de funcionários;
  6. Gestão mais robusta;
  7. Maior produtividade.

Leia mais: Saiba como estruturar um time de sucesso para a empresa

Veja um resumo das características de uma equipe de alto desempenho:

Equipes de alto desempenho

8 dicas de liderança de equipes de alto desempenho

Como você já deve ter percebido, as equipes de alta performance são essenciais para o sucesso de uma empresa. E o líder exerce papel fundamental na construção e na gestão dessas equipes de alta performance.

Pensando nisso, separamos aqui 8 dicas de liderança de equipes de alto desempenho.

1 – Selecione os melhores talentos para a sua equipe

O desenvolvimento de uma equipe de alta performance começa no recrutamento e seleção.

É importante que, nesse momento, o gestor saiba quais os perfis de profissionais que ele quer para o seu time. Habilidades, experiências e características comportamentais devem ser levados em consideração.

Além dos conhecimentos técnicos, o recrutador deve prestar atenção também em aspectos mais subjetivos, como inteligência emocional, criatividade e facilidade de adaptar e de se relacionar com os outros.

Lembra da multidisciplinaridade? Pois então. Busque trazer para o seu time profissionais de diferentes especialidades, com talentos e características diversas

2 – Seja claro em relação às metas e às estratégias adotadas

Uma equipe só poderá alcançar o alto desempenho se os profissionais souberem claramente os resultados que a liderança espera que eles alcancem. Além disso os métodos de execução das tarefas e as ações estratégias também precisam ser de pleno conhecimento de todos.

Quando isso não acontece, fica mais difícil atingir as metas desejadas e o potencial da equipe que você se empenhou tanto para recrutar acaba sendo desperdiçado.

Uma forma de colocar esta dica em prática é adotando o padrão SMART para definição de metas inteligentes. Basicamente, suas metas precisam ser:

  • Específicas (Specific);
  • Mensuráveis (Measurable);
  • Alcançáveis (Achievable);
  • Relevantes (Relevant);
  • Com prazo bem definido (Time-based).

Veja mais detalhes sobre as metas SMART:

Equipes de alto desempenho

Fonte: HEFLO

Além disso, você pode utilizar ferramentas que ajudem a comunicar melhor as metas e as estratégias da equipe, como os dashboards.

Explique tudo com clareza e certifique-se de que seus colaboradores entendam os caminhos a serem percorridos em direção aos resultados esperados.

Saiba mais: Planejamento estratégico: metas e objetivos. Como definir e atingir?

3 – Mensure e monitore os resultados por meio de KPIs

Os indicadores-chave de desempenho são ferramentas essenciais para garantir a alta performance das equipes. É por meio dos KPIs que você e o seu time ficam sabendo se os esforços em direção às metas pré-estabelecidas estão dando certo ou não.

A partir dos resultados apresentados pelos indicadores, é possível realizar os ajustes necessários para otimizar o trabalho da equipe e alavancar o desempenho individual e coletivo.

Os KPIs orientam as tomadas de decisão do líder, tornando-as mais assertivas e bem fundamentadas.

Veja mais: Os 7 principais exemplos de indicadores de desempenho nas empresas para monitorar e melhorar processos

4 – Promova a cultura do feedback

O feedback também é uma ferramenta poderosa na construção e desenvolvimento de uma equipe de alta performance.

É de extrema importância que os colaboradores saibam como eles estão progredindo e, assim, evitem seguir “às cegas”.

O feedback é uma forma de dar direcionamento aos colaboradores, mostrando em que pontos eles podem melhorar e também reconhecendo esforços que resultaram em algo positivo.

Para isso, busque se reunir periodicamente com a sua equipe. E lembre-se: o feedback é uma via de mão dupla. Dessa forma, esteja sempre aberto para receber sugestões e críticas dos seus colaboradores.

Assim, todos poderão caminhar rumo à excelência.

Confira em nosso blog: Veja a importância e 4 dicas de como dar um feedback negativo para um funcionário

5 – Mantenha seus colaboradores motivados

Motivação é a chave para o sucesso. Partindo desse princípio, se os seus colaboradores não estiverem motivados, a tendência é que a produtividade deles caia, deixando toda a equipe mais distante da tão cobiçada alta performance.

Sendo assim, busque maneiras de motivar seus colaboradores. Programas de incentivo, com premiações por bons resultados, são ótimas alternativas para isso.

Ofereça recompensas para quando as metas individuais e coletivas forem atingidas e aposte na gamificação.

Este post pode ajudar você: É possível controlar o clima organizacional e a motivação em tempos de crise?

6 – Saiba administrar crises e conflitos

Dependendo do tamanho da sua equipe e do grau de diversidade entre os colaboradores, é comum que surjam algumas crises e conflitos internos. Por isso, o líder precisa saber como lidar com esse tipo de situação.

Procure incentivar o diálogo e os debates construtivos entre os membros da equipe. Ouça todos os lados e busque sempre encontrar um meio-termo.

7 – Invista em treinamento e capacitação para a sua equipe

Quanto mais conhecimento melhor. Portanto, é importante manter seus colaboradores atualizados sobre as novas ferramentas e metodologias.

Ofereça oportunidades para o desenvolvimento intelectual da equipe. Promova cursos, palestras e oficinas. Faça parcerias com instituições de ensino para que os profissionais possam ter descontos em especializações.

Todo esse conhecimento adquirido será transformado em combustível para alavancar os resultados da equipe. Além disso, os colaboradores se sentirão mais motivados, pois perceberão que a empresa se preocupa e acredita no potencial deles.

Veja também: Como saber quanto devo investir na capacitação de meus profissionais?

8 – Sirva de exemplo para os seus colabores

Por fim, encerrando a nossa lista de dicas de liderança de equipes de alto desempenho, é extremamente importante que o líder dê o exemplo para os colaboradores.

Os profissionais precisam olhar para o líder e tê-lo como referência. Dificilmente a equipe alcançará níveis de alta performance se o líder deixar a desejar enquanto mentor e guia. Ele precisa servir de inspiração sobre o que é certo para a execução das atividades

A retórica do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não deve ser levada em consideração quando o assunto é equipes de alto desempenho.

Vale a pena ler: A influência do líder na relação entre liderança e motivação

Veja mais 8 dicas para gestão de pessoas que você pode usar em sua equipe de alta performance:

Como fazer gestão de pessoas

Conclusão: alto desempenho em equipe é um processo

Equipes de alta performance não são criadas em um estalar de dedos. Trata-se de um processo contínuo e que exige muita dedicação, tanto dos líderes como dos liderados.

Além das dicas que citamos aqui, é essencial respeitar as individualidades de cada colaborador. Apesar de a ideia de unidade e coesão ser indispensável, não se deve deixar de enxergar os membros da equipe como indivíduos únicos, cada um com sua bagagem e experiências e pontos de vista.

Conheça a fundo seus colaboradores, bem como suas principais demandas e desafios. Não desconsidere o aspecto humano na sua gestão.

Resumindo:

Equipes de alto desempenho devem se caracterizar pela:

  1. Multidisciplinaridade
  2. Complementaridade
  3. Colaboração
  4. Alinhamento
  5. Comunicação
  6. Autonomia
  7. Confiança
  8. Comprometimento

Para liderar equipe de alto desempenho, você deve:

  1. Selecionar os melhores talentos para a sua equipe
  2. Ser claro em relação às metas e às estratégias adotadas
  3. Mensurar e monitorar os resultados por meio de KPIs
  4. Promover a cultura do feedback
  5. Manter seus colaboradores motivados
  6. Saber administrar crises e conflitos
  7. Investir em treinamento e capacitação para a sua equipe

Leia também: As 7 regras de como liderar uma equipe de vendas com sucesso

A Setting é uma consultoria com foco em resultados e na entrega de valor, por isso, toma decisões baseadas em fatos, adotando uma metodologia sistêmica.

Assim, pode formular e implementar estratégias pautadas pela excelência, centrada no cliente e na valorização das pessoas, em busca de um time de alta performance.

Flavia Secaf

Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

Comentários no Facebook