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Em 1965, um psicólogo chamado Bruce Tuckman disse que o desenvolvimento de equipes acontece em 5 estágios:

  1. Formar;
  2. Desordenar;
  3. Normatizar;
  4. Performar;
  5. Adiar.

Os estágios começam do momento em que um grupo se encontra pela primeira vez até o final do projeto.

Tuckman não tinha jeito apenas para rimar (o que torna mais fácil lembrar os estágios). Cada estágio é apropriadamente chamado e desempenha um papel vital na criação de uma equipe de alto desempenho.

E para conhecer melhor cada uma das etapas do desenvolvimento de equipes, vamos passar uma a uma, a seguir.

Estágios do desenvolvimento de equipes

Estágio #1: Formação

Visão geral: a equipe acaba de ser apresentada e todos são excessivamente educados e agradáveis. No início, a maioria está animada para começar algo novo e conhecer os outros membros da equipe.

A primeira fase do desenvolvimento de equipes é a formação, o que é muito parecido com o dia da orientação na faculdade ou com um novo emprego. Você pode até compará-lo a sair em um primeiro encontro.

A equipe acaba de ser apresentada e todos são excessivamente educados e agradáveis. No início, a maioria está animada para começar algo novo e conhecer os outros membros da equipe.

Durante esta fase, você pode discutir:

  • Habilidades dos membros, histórico e interesses
  • Objetivos do projeto
  • Cronograma
  • Regras básicas
  • Papéis individuais

Quando o grupo começar a se familiarizar, papéis e responsabilidades começarão a se formar. É importante que os membros da equipe desenvolvam relacionamentos e compreendam a parte que cada pessoa desempenha.

Mas, como esse estágio se concentra mais nas pessoas do que no trabalho, sua equipe provavelmente não será muito produtiva ainda.

Estágio #2: Desordem

Visão geral: na fase de desordem, a realidade e o peso de completar a tarefa atingiu a todos. Os sentimentos iniciais de excitação e a necessidade de ser educado provavelmente acabaram. Personalidades podem colidir.

Você já chegou a um ponto em um relacionamento em que percebe as características de uma pessoa e elas o frustram ou incomodam?

Talvez eles apertem a pasta de dentes no topo do tubo ao invés vez de na base? Coma com a boca aberta? Ou eles ouvem a mesma 15 vezes seguidas?

Bem, parabéns, você entrou no estágio de desordem do desenvolvimento de equipes.

Estar em equipe é como estar em um relacionamento. No começo, você pode pensar que alguém é perfeito. Mas então você percebe que ele não é. Uma vez que você está ciente de suas falhas, aprenda a aceitá-las ou o relacionamento terminará rapidamente.

Na fase da desordem, a realidade e o peso de completar a tarefa agora atingiu todos. Os sentimentos iniciais de excitação e a necessidade de ser educado provavelmente acabaram.

Personalidades podem colidir. Os membros podem discordar sobre como concluir uma tarefa ou expressar suas preocupações, se sentirem que alguém não está se esforçando. Eles podem até questionar a autoridade ou orientação dos líderes do grupo.

Mas é importante lembrar que a maioria das equipes enfrenta conflitos. Se você é o líder, lembre aos membros que as divergências são normais.

Algumas equipes pulam a fase de desordem ou tentam evitar o conflito a qualquer custo. Evitar normalmente faz o problema crescer até explodir. Portanto, reconheça os conflitos e resolva-os desde o início.

Estágio #3: Normatização

Visão geral: durante o estágio de normatização, as pessoas começam a perceber e apreciar os pontos fortes de seus membros. Grupos começam a entrar na mesma sintonia. Todos estão contribuindo e trabalhando de forma coesa para alcançar um objetivo único.

Durante o estágio de normatização do desenvolvimento de equipes, as pessoas começam a perceber e apreciar os pontos fortes de seus colegas. Os grupos começam a se sentir mais unidos. Todos estão contribuindo e trabalhando em prol das metas estabelecidas.

Claro, você ainda pode pensar que as escolhas musicais do colega de TI são desagradáveis. Mas, você também admira seu conhecimento e habilidades de web design e codificação, e valoriza suas opiniões sobre qualquer coisa relacionada à tecnologia.

Às vezes, a desordem se sobrepõe à normatização. À medida que surgem novas tarefas, os grupos ainda podem experimentar alguns conflitos. Se você já tiver lidado com as discordâncias antes, provavelmente será mais fácil abordar esse momento.

Estágio #4: Performance

Visão geral: na fase de performance, os membros estão confiantes, motivados e familiarizados o suficiente com o projeto e sua equipe para que possam operar sem supervisão. Todos estão na mesma página e avançam a toda velocidade em direção ao objetivo final.

Se você alcançou o quarto estágio, dê palmadinhas nas suas costas. Você está no caminho para o sucesso.

No estágio de performance do desenvolvimento de equipes, o membros estão confiantes, motivados e familiarizados o suficiente com o projeto e sua equipe para que possam trabalhar sem supervisão. Todos estão na mesma página e avançam a toda velocidade em direção ao objetivo final.

O quarto estágio é aquele que todos os grupos se esforçam para alcançar. No entanto, alguns não conseguem. Eles geralmente não conseguem superar conflitos e não podem trabalhar juntos.

Estágio #5: Adiamento

Em 1977, Tuckman adicionou um quinto estágio ao desenvolvimento de equipes chamado adiamento. Uma vez que um projeto termina, a equipe se desfaz. Esta fase é às vezes conhecida como luto porque os membros se aproximaram e sentem uma perda agora que a experiência acabou.

desenvolvimento de equipesPor que os 5 estágios do desenvolvimento de equipes são importantes?

Os grupos são tão sincronizados durante o estágio de performance que parece acontecer naturalmente. Mas não se engane. As equipes mais eficazes e de alto desempenho são cultivadas.

Reunir um grupo de pessoas talentosas não significa que elas formarão uma grande equipe. Esperar que sua empresa ou projeto seja um sucesso não fará isso acontecer.

Entender o processo de desenvolvimento de Tuckman pode aumentar suas chances de atingir as metas do projeto.

Como você pode ajudar sua equipe a avançar em seu desenvolvimento?

Os donos de empresas, gerentes e empresários são frequentemente vistos como líderes de equipe. Se algo falhar, você pode se culpar. Se tiver sucesso, você receberá o elogio.

Se você está liderando toda a sua empresa ou um grupo de projetos menor, você tem uma enorme influência no treinamento e desenvolvimento da equipe. É quase como ser o Capitão América dos Vingadores ou Steve Jobs para a Apple.

Mas você não precisa ganhar superpoderes de um soro ou criar uma das marcas mais icônicas de sua geração para se desenvolver como líder.

Guie sua equipe em cada etapa do processo com as seguintes dicas:

1. Defina um propósito e uma missão claros e relembre-os ao longo do processo.

As pessoas ficam tão perdidas em uma tarefa específica que esquecem porque estão fazendo aquilo em primeiro lugar. É fácil perder de vista o “quadro geral”. As equipes precisam de um propósito e missão claros e devem ser lembradas deles com frequência.

2. Defina regras básicas e certifique-se de que sejam seguidas.

Uma das primeiras tarefas que as equipes devem fazer é estabelecer regras básicas. Elas vão ajudar o grupo a interagir e completar tarefas eficientemente. Alguns exemplos são:

  • Não interrompa outro membro quando ele estiver falando.
  • Desligue seu telefone durante as reuniões de trabalho.
  • Otimize seu tempo no trabalho com a ajuda de uma ferramenta.
  • Crie um plano de trabalho semanal com tarefas e compartilhe-o com a equipe.

3. Deixe os outros membros agirem como líderes ou facilitadores.

Toda equipe deve ter um facilitador – uma pessoa que conduz e guia reuniões e discussões. Alguém que leva o grupo a um objetivo comum.

Liderar uma equipe é cansativo. Tente fazer tudo sozinho e você vai se cansar rapidamente.

Equipes de alta funcionalidade trabalham tão bem juntas que as funções de facilitadores podem girar sem afetar seu desempenho.

4. Não tente evitar conflitos. É normal e pode ser saudável.

Quando os membros discordam sobre alguma coisa, ouça cada lado. Mas não escolha um. Procure por um terreno comum. Por exemplo, cada pessoa quer alcançar o objetivo final então a forma como vão chegar até lá pode ser combinada.

Quando o conflito é resolvido, ele pode melhorar os processos existentes e unir os membros.

5. Lembre os membros do grupo de ouvirem

No início, crie um ambiente aberto e sem julgamento. Realize sessões de brainstorming. Anote todas as idéias que são oferecidas, não importa o quão ridículo pareça. Alguns dos maiores empreendedores e inventores tiveram empresas fracassadas e idéias mal concebidas.

Para cada ideia brilhante, existem 100 terríveis. Encorajar sua equipe a compartilhar ideias e opiniões é a chave para encontrar as “grandes ideias”.

6. Termine cada reunião com um feedback perspicaz e construtivo que melhore o processo do grupo.

Quando você lidera um grupo, parte de sua responsabilidade é observar. Estude como a equipe funciona como uma unidade e individualmente.

Como líder, não pense que você é impecável. Dê e peça feedback da sua equipe. Isso pode ser feito via uma pesquisa anônima semanal ou mensal.

Encerre sua fala de maneira memorável: elogie seu público, faça uma piada ou compartilhe uma informação chocante ou uma citação que sugira urgência.

7. Para progredir, todos devem contribuir e participar.

O objetivo de ter uma equipe é trabalhar em conjunto. Cada pessoa desempenha um papel e tem algo para contribuir. Quando uma pessoa não consegue concluir uma tarefa, o resto do grupo sofre.

É importante incutir esse senso de responsabilidade em um grupo. Mas você ainda pode precisar lembrar e motivar os membros a serem produtivos.

Construir uma equipe não é fácil. É um processo. Conhecer cada estágio do desenvolvimento de equipes pode ajudá-lo a criar equipes all-star que proporcionam resultados surpreendentes.

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Flavia Secaf

Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

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