Skip to main content

Compartilhe isso!

Uma das principais competências buscadas por grandes organizações para seus líderes é saber como delegar tarefas de forma eficaz.

Esse é um desafio encontrado por muitos profissionais que ocupam cargos de gestão, principalmente quando vêm de áreas técnicas e operacionais e passam a liderar equipes ou decidem montar o próprio negócio.

Neste texto, vamos mostrar como delegar tarefas de forma eficaz impacta positivamente no negócio e as melhores maneiras de fazer isso.

Como delegar tarefas de forma eficaz

Saber delegar tarefas é algo indispensável na vida profissional de qualquer gestor, pois somente desta forma é possível ganhar tempo para conseguir priorizar ações estratégicas dentro da organização.

Além disso, delegar tarefas é a melhor forma de desenvolver os membros de sua equipe, que passam a assumir responsabilidades e se sentir valorizados.

Quando um gestor não delega, acima de tudo, ele decepciona aqueles que estão lá para aprender com ele.

Você não pode e nem deve fazer tudo sozinho

Alguns gestores têm dificuldade em lidar com o fato de que não são os únicos capacitados para realizar tarefas com sucesso dentro de uma empresa.

Essa dificuldade faz com que eles não consigam (ou nem queiram) delegar tarefas, centralizando praticamente tudo em si.

Os motivos para essa dificuldade podem ser diversos. Medo de perder o controle de cada detalhe de deus projetos, receio de parecer incapaz perante seus superiores, medo de ter um colaborador que tenha um desempenho melhor do que ele mesmo em alguma determinada área, ameaçando seu posto de trabalho ou inseguranças em relação a seus liderados, no sentido de acreditar que ninguém será capaz de fazer o trabalho tão bem quanto ele.

O resultado desse comportamento é um só: gestores sobrecarregados, com prazos acumulados e realizando tarefas sem a dedicação necessária.

Infelizmente a consequência disso é ainda pior: os resultados obtidos são cada vez menos satisfatórios, comprometendo verdadeiramente seus desempenhos.

Diante desse cenário, encontramos gestores cansados, estressados e sem tempo para cuidar de suas vidas pessoais e saúde.

A importância de delegar tarefas

Pare e pense um pouco: por que você tem uma equipe? Ao refletir sobre essa pergunta, você vai chegar à conclusão de que ter uma equipe é fundamental para que o trabalho possa acontecer.

Outra pergunta: por que eles precisam ser qualificados? Se eles não tiverem qualificação alguma, o que eles fariam na sua empresa?

Quando você delega tarefas e divide as demandas, oferece para sua equipe uma oportunidade ímpar de aprender novas competências e habilidades.

Os indivíduos que fazem parte desse time enxergam crescimento profissional e motivação para aprender mais. Ter uma equipe qualificada significa ter aliados ao seu lado.

Quando eles assumem certas demandas, você ganha tempo e disposição para trabalhar em pontos que realmente precisam do seu empenho.  Quer saber como delegar tarefas de forma eficaz? Qualifique sua equipe e conte com aliados de confiança.

Aprenda a delegar tarefas, não apenas ordenar

Entenda que delegar é dividir, é fazer com que os seus colaboradores se sintam essenciais no negócio. Sabe o “vestir a camisa”? É isso! Quando eles não se sentem parte do todo, o resultado esperado não vem.

Quando precisar que um liderado execute uma tarefa, chame-o para conversar rapidamente. Analise e explique “o que” deve ser feito, e nunca “o como”. Esclareça dúvidas e se coloque à disposição para as eventuais que possam surgir no caminho.

É preciso entender que delegar tarefas não significa se desligar delas, mas sim permitir que o profissional realize as atividades da forma como ele achar melhor. Em outras palavras, delega-se a tarefa e não a responsabilidade.

Não esqueça do feedback

Quando delegamos, não podemos esquecer do feedback. Não tem como como delegar tarefas de forma eficaz sem isso.

Faça um acompanhamento sempre que possível e dê retornos ao seu colaborador. Diga de forma clara o que está bom e o que precisa melhorar, para alinhar suas expectativas com o trabalho que está sendo desenvolvido.

Delegar tarefas é extremamente importante para todos os gestores, pois isso é uma das ações que permitem o crescimento pleno de sua empresa. Quando deixamos de fazer isso, impedimos que o negócio prospere.

Flavia Secaf

Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

Comentários no Facebook