Skip to main content

Compartilhe isso!

Como apresentar um projeto para a diretoria? Essa é uma dúvida bastante comum no meio corporativo.

A ideia de ficar em pé na frente da mesa diretora para defender um ponto de vista pode ser, no mínimo, intimidadora para muitos profissionais.

Você sente arrepios só de pensar nisso? E, na hora de fazer a apresentação, começa a suar frio?

Se este é o seu caso, então você está no artigo certo.

Separamos aqui 8 dicas essenciais de como apresentar um projeto para a diretoria. Por isso, continue a leitura e saiba quais boas práticas seguir para transmitir credibilidade e segurança durante a sua apresentação aos diretores.

Leia também: Como apresentar um planejamento estratégico: 8 dicas que você precisa conhecer

8 dicas de como apresentar um projeto para a diretoria

1 – Tenha domínio sobre o assunto da apresentação

Uma das piores coisas que podem acontecer na hora de se apresentar um projeto para a mesa diretora de uma empresa é não ter pleno conhecimento e domínio sobre o assunto a ser apresentado.

Por isso, estude bastante todos os aspectos do seu projeto e considere todas as possíveis perguntas que os diretores podem te fazer durante a apresentação.

Em seguida, treine exaustivamente sua apresentação!

2 – Faça um roteiro para a sua apresentação

Nesta dica de como apresentar um projeto para a diretoria, é de extrema importância que você conte com um roteiro.

O roteiro servirá como um guia para a sua apresentação, evitando, dessa forma, que você se perca na hora de expor seus argumentos. Tudo ficará mais claro e ordenado!

Com um bom roteiro em mão, ficará mais difícil perder o foco e a objetividade, algo que os diretores valorizam bastante.

3 – Apresente problemas e esclareça soluções

Em uma apresentação para a diretoria, é necessário expor os problemas que motivaram a elaboração do projeto. Além disso, é preciso esclarecer de que forma esses problemas serão solucionados com o projeto.

Traga para a sua apresentação exemplos práticos dos problemas identificados e seja o mais claro e didático possível ao explicar suas propostas de solução.

Este post pode ajudar você: Design estratégico: identifique oportunidades e encontre soluções com criatividade e inovação

4 – Faça uma revisão dos tópicos antes da apresentação

Antes de fazer a apresentação do seu projeto para a diretoria, busque revisar todos os tópicos que serão levantados.

Verifique se você tem todos os dados necessários para fundamentar seu ponto de vista, se os seus argumentos estão bem alinhados e se não está faltando nenhuma informação relevante.

5 – Não exagere nos recursos gráficos

Em uma apresentação, é comum recorrer a slides para ilustrar as ideias que estão sendo expostas. No entanto, tome bastante cuidado para não exagerar nos recursos gráficos.

Imagens, gráficos, tabelas e vídeos são ótimas ferramentas para facilitar o entendimento da audiência, mas devem ser utilizados com cautela. Se você exagerar, seus slides podem ficar poluídos e esses recursos acabam tendo o efeito contrário ao desejado.

Utilize os recursos gráficos apenas para complementar os tópicos levantados na apresentação. Evite, assim, trazer informações desnecessárias que podem tirar o foco do que realmente interessa aos diretores da empresa.

Além disso, pode levar a excesso de slides.

6 – Estabeleça uma identidade visual para sua apresentação

É de extrema importância que a sua apresentação tenha uma identidade visual.

Isso significa que a fonte utilizada no texto, as cores, as transições de slides e a disposição dos recursos gráficos devem seguir um padrão, ter uma coerência.

Estabelecer uma identidade visual para a apresentação é também uma forma de transmitir à diretoria os valores e a essência do projeto que você está apresentando.

DICA: siga a identidade visual de sua empresa. Ela já tem cores, fontes e grafismos que você pode usar e, em muitos casos, tem até templates prontos de apresentação. Caso não tenha templates prontos, você pode dar uma olhada no Canva para se inspirar em vários modelos gratuitos que são disponibilizados na plataforma.

Aproveite esse recurso!

Confira em nosso blog: Dashboard para empresas: o que é e 4 exemplos para se inspirar

7 – Evite colocar muito texto na apresentação

Uma das coisas que mais costumam causar desinteresse em uma apresentação é quantidade maçante de textos nos slides. Pior que isso é quando a pessoa que está apresentando começa a ler tudo o que está escrito.

Tendo isso em mente, evite encher os seus slides com textos. Utilize apenas palavras-chave para lembrá-lo sobre o que deve ser dito. Assim, você conseguirá prender mais a atenção da diretoria e transmitir maior credibilidade.

8 – Atente-se ao tempo da sua apresentação

Apresentações muito longas tendem a cansar a audiência e gerar desinteresse no tema abordado. Por outro lado, apresentações muito rápidas podem demonstrar que o conteúdo apresentado é muito raso e irrelevante ou que você não pesquisou u não entende o assunto o suficiente.

Sendo assim, com base no conteúdo que você precisa apresentar, encontre um meio termo para o tempo da apresentação.

Quer entender como um grande empreendedor fazia apresentações memoráveis? Então, dê uma olhada neste vídeo da Widoox BR:

Essas foram as nossas 8 dicas essenciais de como apresentar um projeto para a diretoria. Coloque-as em prática para convencer os membro da mesa diretora deque o seu projeto tem potencial e que vale a pena investir.

Saiba mais: Comunicação Corporativa: o que é e 6 dicas para melhorar

A Setting é uma consultoria empresarial que toma decisões baseadas em fatos, com ética e transparência, assim, consegue ajudar sua empresa a alcançar os melhores resultados.

Além disso,  trabalha com foco no cliente e valorizando as pessoas, buscando a excelência. Dessa forma, encontra oportunidades de melhoria e criar valor parta seu negócio.

Flavia Secaf

Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

Comentários no Facebook