Skip to main content

Compartilhe isso!

Inovar significa atender a uma necessidade que já existia de uma maneira nova. A inovação, ao contrário do que muitos pensam, não está em criar novas necessidades para as pessoas (isto vem de dentro para fora, não de fora para dentro!) , mas em atendê-las de uma maneira diferente e melhor do que antes estava disponível.

Mas você sabe quais os tipos de inovação uma empresa pode adotar para atingir esse objetivo?

No contexto corporativo, inovar e ser capaz de se adaptar às mudanças decorrentes do processo de inovação são fatores determinantes para que uma empresa obtenha sucesso e consiga se destacar no mercado em que atua.

A globalização, a transformação digital nas empresas e os avanços tecnológicos são os principais responsáveis pelo acirramento da concorrência entre modelos de negócios dos mais variados segmentos. E, para conseguir sobreviver, a inovação se torna algo indispensável.

Com as constantes transformações pelas quais o mundo dos negócios vem passando, conhecer quais os tipos de inovação que uma organização pode implementar é fundamental para que ela possa ficar à frente do mercado.

Pensando nisso, elaboramos aqui um guia para explicar os diferentes tipos de inovação organizacional e suas particularidades:

  1. Inovação radical;
  2. Inovação incremental;
  3. Inovação disruptiva.

Convidamos você a continuar a leitura deste conteúdo para conferir também alguns exemplos de como os diferentes tipos de inovação podem ser observado na prática:

  1. Inovação em produto;
  2. Inovação em serviço;
  3. Inovação tecnológica;
  4. Inovação organizacional;
  5. Inovação logística;
  6. Inovação em processo de produção.

Confira em nosso blog: Design estratégico e inovação: o que é e como funciona na prática

O que é inovação?

Nas últimas décadas, muito tem se discutido sobre a importância de as empresas se pautarem na inovação. Mas, afinal, o que significa inovação?

Não existe uma definição absoluta sobre o conceito de inovação. Vários estudiosos, como Peter Drucker, Ernest Gundling e C.K. Prahalad, apresentam suas próprias definições sobre o que, de fato, esse termo significa.

No entanto, embora haja diferentes maneiras de expressar em palavras o real significado de inovação, é seguro dizer que inovar é conseguir encontrar uma solução completamente nova para um problemas específicos.

A inovação, no contexto corporativo, precisa ser algo inédito e capaz de gerar valor para a empresa e para os consumidores.

Tornar os processos mais eficientes, reduzir os custos de maneira significativa, atender determinados nichos e assumir a liderança no mercado são alguns dos motivos para se investir em inovação.

Leia também: 4 dicas para promover a inovação nas empresas

Quais os tipos de inovação organizacional?

A inovação permite que a empresa consiga se aprimorar de maneira contínua e potencializar seu desempenho, atendendo as expectativas dos stakeholders.

Nesse sentido, existem diferentes tipos de inovação que uma empresa pode adotar. Esses tipos se diferem, basicamente, em relação à abrangência, ao impacto e à aplicabilidade da inovação.

Para que você possa entender melhor, continue a leitura e veja quais são os 3 tipos fundamentais de inovação.

1 – Inovação radical

Iniciando a nossa lista sobre quais os tipos de inovação, temos a radical. Ela recebe esse nome porque as mudanças propostas buscam revolucionar a dinâmica da empresa e do mercado.

A inovação radical ocorre quando a empresa efetua mudanças drásticas em seus produtos, serviços e processos, cria um novo mercado ou transforma profundamente um mercado já existente.

A inovação radical provoca transformações também no relacionamento entre a empresa e seus clientes e fornecedores.

A inovação radical não é algo que acontece da noite para o dia e de maneira isolada. Trata-se de um processo pensado a longo prazo, cujo objetivo é explorar novas oportunidades e propor soluções que vão ditar as regras do mercado.

Mais a frente vamos abordar os exemplos de tipos de inovação. Mas já podemos adiantar que, no caso da inovação radical, a Apple é um exemplo de empresa que revolucionou os mercado de tecnologia ao lançar o iPhone.

Veja mais: 7 características de inovação radical e inovação incremental: veja qual usar em sua empresa

Confira mais sobre a inovação radical neste infográfico:

inovação radical e inovação incremental

2 – Inovação incremental

Dando continuidade à nossa explicação sobre quais os tipos de inovação, não podemos deixar de falar da incremental.

Basicamente, esse tipo de inovação busca fazer incrementos às soluções que a empresa já desenvolve e disponibiliza para o mercado.

A intenção é aprimorar os produtos ou serviços de maneira contínua e atualizá-los em relação às necessidades do mercado. Tendo em vista que tais necessidades tendem a mudar no decorrer no tempo, cabe a empresa acompanhar essas transformações.

Na inovação incremental, a empresa realiza melhorias facilmente perceptíveis a curto prazo. Dessa forma, busca-se se manter competitivo no jogo sem, necessariamente, mudar as regras e causar um grande impacto.

Ainda com o intuito de gerar valor para os clientes, a inovação incremental é menos arriscada e possui um grau de complexidade baixo.

A empresa pode, por exemplo, adotar uma inovação radical (criação do iPhone) e fazer mudanças incrementais (versões do iPhone lançadas anualmente) para não perder competitividade e se atualizar perante às mudanças do mercado.

Leia mais: Inovação e invenção: entenda o que cada termo significa, as diferenças entre eles e 3 exemplos reais

3 – Inovação disruptiva

Encerrando a nossa lista de quais os tipos de inovação, temos a tão falada disruptiva.

Pelo menos nos últimos 10 anos, o termo “disruptivo” tem sido mencionado com crescente frequência quando o assunto é inovação nos negócios.

No entanto, o conceito de disrupção foi introduzido há mais de 30 anos por Clayton Christensen, renomado professor de Administração na Harvard Business School.

Segundo Christensen, inovação disruptiva é um processo em que uma solução é substituída por uma outra superior que modifica o comportamento de um mercado consumidor.

As soluções inovadoras disruptivas são escaláveis e buscam atingir um grande volume de usuários.

As mudanças não necessariamente são feitas no produto ou no serviço em si, mas sim na maneira com que eles são disponibilizados para o público, mudando a maneira com que as pessoas se comportam diante dessa solução.

É por meio da inovação disruptiva que as startups de diferentes segmentos vêm batendo de frente com grandes organizações tradicionais com décadas de experiências.

A inovação disruptiva também busca tornar determinadas soluções mais acessíveis e gerar escalabilidade, desafiando modelos de negócio já estabelecidos.

Veja um resumo dos tipos de inovação neste infográfico:

tipos de inovação

Veja mais detalhes: O que é inovação disruptiva e como ela é capaz de transformar pequenas e grandes empresas

Independentemente do tipo de inovação, ela segue um processo, conheça suas 5 etapas:

etapas do processo de inovação

Diferentes tipos de inovação: exemplos práticos

Agora que você já sabe quais os tipos de inovação que uma empresa pode adotar, é hora de conferir alguns exemplos em que esses três tipos fundamentais podem ser observados na prática.

1 – Inovação em produto

Iniciando nossos exemplos de tipos de inovação, a de produto é a mais facilmente observada. Ela pode ser radical, com a criação de um produto nunca antes visto e que criou um novo mercado (microondas, televisão, smartphone etc.) ou incremental, como as atualizações que a Apple faz no iPhone a cada ano.

As inovações de produto buscam trazer algo inédito para o público, como novos recursos e funções.

Veja também: Exemplo de inovação de processo: como sua empresa pode aprender com o case da Ford

2 – Inovação em serviço

Assim como o exemplo anterior, a inovação em serviço também busca oferecer novidades para o público consumidor, transformando a maneira com que determinados serviços são disponibilizados.

Um exemplo de inovação em serviço que podemos citar é o de delivery. Se antes era necessário ligar para determinado estabelecimento e pedir para eles entregarem em casa determinado produto, hoje existem aplicativos que agregam diferentes estabelecimentos e permitem que o usuário possa fazer seus pedidos pelo celular.

Ifood e Rappi são exemplos de tipos de inovação em serviços. Essas empresas modificaram a maneira com que muitas pessoas fazem suas compras.

Leia mais: Design estratégico: identifique oportunidades e encontre soluções com criatividade e inovação

3 – Inovação tecnológica

Outro exemplo de inovação, e talvez a que vem primeiro na cabeça das pessoas, é o que se refere ao campo da tecnologia.

São inúmeras as inovações tecnológicas que a humanidade tem experimentado nas últimas décadas, com o advento da quarta revolução industrial. Só para citar algumas, temos a Inteligência Artificial, a computção na nuvem, a internet das coisas e a biometria.

Muitas inovações tecnológicas são facilmente percebidas no dia a dia de muita gente, como o reconhecimento facial ou por digital para desbloquear o smartphone, os aparelhos domésticos conectados, o armazenamento de dados na nuvem (Google Drive, iCloud etc) e os assistentes virtuais (Alexa e Siri).

Veja mais: Conheça as 5 etapas do processo de inovação e deixe sua empresa à frente da concorrência

Quarta revolução industrial? Entenda nesta infográfico da Heflo:

Inovação radical e inovação incremental

4 – Inovação organizacional

A inovação organizacional provoca uma mudança radical na empresa ou até mesmo a criação de um novo modelo de negócio.

A Salesforce é um exemplo de inovação organizacional. A empresa desenvolveu um sistema de CRM lá em 1999 e passou a comercializá-lo como software as a service (SaaS).

Atualmente, várias outras empresas desenvolvem e comercializam soluções de software nesse mesmo modelo de SaaS. Antes, o esquema de assinatura era mais comum em serviços de TV a cabo, jornais e revistas.

Leia também: O que é cultura de inovação e 6 dicas precisas para implementá-la em sua empresa

5 – Inovação logística

A inovação logística também é um exemplo que vale a pena ser citado por aqui. Esse tipo de inovação trata do processo de armazenamento, distribuição e transporte de mercadorias das empresas.

A Amazon recentemente apresentou uma novidade que a entrega de pedidos por drones. Em algumas cidades, o drone voa até a casa do cliente e entrega a mercadoria na porta.

Com essa inovação logística, a Amazon consegue aumentar a agilidade de suas entregas e a satisfação de seus compradores, além de reduzir custos com o transporte.

6 – Inovação em processo de produção

Esse tipo de inovação busca melhorar a eficiência e a qualidade dos processos produtivos, implementando novas práticas, metodologias e recursos tecnológicos.

Um exemplo é método Toyota de produção, que tem como objetivo tornar a linha de montagem de carros mais enxuta e ágil.

A introdução de robôs dotados de inteligência artificial nos chãos de fábrica também é um exemplo desse tipo de inovação.

Veja também: 5 novos modelos de negócios para você diversificar a maneira como faz lucro

Bom, ficou claro quais os tipos de inovação que uma empresa pode implementar?

Como você pôde perceber, inovar é algo essencial para que uma empresa possa se desenvolver e se manter competitiva no mercado.

Portanto, inove no seu modelo de negócio e saia à frente de seus concorrentes.

Quer dicas sobre inovação de quem é, literalmente, PhD no assunto? Então, confira este vídeo do Professor Mário Sérgio Salerno, da USP:

A Setting é uma empresa de consultoria que ajuda seu negócio a inovar em busca de resultados. Para isso, usa uma metodologia sistêmica, tomando decisões baseadas em fatos.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook