Skip to main content

Compartilhe isso!

O Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, em sua 5ª Edição, assim define as atribuições do Conselho de Administração (CAD):

O conselho de administração é o órgão colegiado encarregado do processo de decisão de uma organização em relação ao seu direcionamento estratégico. Ele exerce o papel de guardião dos princípios, valores, objeto social e sistema de governança da organização, sendo seu principal componente.

Tarefa nada trivial e de grande responsabilidade, não é mesmo?

E o que é necessário ao CAD para que possa exercer com eficácia seu papel?

Para entender o que está envolvido, entrevistamos o Professor Thomas Brull para saber mais sobre as Atribuições do Conselho de Administração.

Nosso entrevistado

Thomas Brull tem uma longa trajetória relacionada ao tema da Governança Corporativa como professor do IBGC e da Fundação Dom Cabral.

Ocupou também posições executivas de alto escalão em organizações de diversos setores.

Atua como Presidente ou Membro do Conselho de Administração em inúmeras organizações importantes.

Não poderíamos estar em melhor companhia do que a do Professor Thomas para tratar do tema escolhido, As Atribuições do Conselho de Administração e sua Eficácia.

Veja também: Saiba como funciona a Governança Corporativa e sua importância para os negócios

Papéis, responsabilidades e Atribuições do Conselho de Administração

O conselho de administração deve sempre decidir em favor do melhor interesse da organização como um todo, independentemente das partes que indicaram ou elegeram seus membros.

Sua missão é:

Proteger e valorizar a organização, otimizar o retorno do investimento no longo prazo e buscar o equilíbrio entre os interesses das partes interessadas (shareholders e demais stakeholders), de modo que cada um receba benefício apropriado e proporcional ao vínculo que possui com a organização e ao risco a que está exposto.

Neste vídeo o Professor Thomas vai nos contar sobre a importância que o Conselho de Administração tem na implementação de práticas efetivas de Governança Corporativa e sobre os principais Papéis e Responsabilidades do Conselho.

Práticas essenciais aos conselhos eficazes

O Professor Thomas vai também nos explicar o que são os três pilares da atuação dos conselhos altamente eficazes:

  • Foco nas questões substantivas;
  • Arquitetura das informações; e
  • Dinâmica do grupo de conselheiros.

Foco nas questões substantivas

Em vez de ser consumido por minúcias e detalhes processuais, o Conselho atua na gestão da empresa em parceria com a Direção, sem, contudo, micro gerenciar.

As ações do conselho vão do monitoramento do desempenho da organização ao apoio efetivo para a criação de valor.

Arquitetura das informações

As decisões do Conselho são tão boas quanto as informações que recebe.

O Conselho deve ter acesso aos dados de que precisa, atualizados e confiáveis.

E essas informações devem equilibrar aquilo que descreve o passado, como relatórios financeiros, com o que olha para o futuro como orçamentos, previsões e projeções.

Dinâmica do grupo de conselheiros

O Conselho coopera com a Direção.

Os membros compartilham um alto nível de respeito mútuo e conseguem resultados positivos e construtivos.

A eficácia do Conselho se correlaciona fortemente com os talentos individuais de seus membros e do trabalho em equipe.

Na medida em que os membros se conhecem e compreendem como suas habilidades estão distribuídas, os papéis de liderança formais e informais são naturalmente atribuídos.

Vieses de comportamento e como impactam a interação no Conselho

Finalmente, o Professor Thomas nos traz sua visão e conhecimentos sobre como os comportamentos individuais dos conselheiros é influenciado por suas experiências individuais de vida.

Ele ainda comenta como essas pessoas, seres humanos e, portanto, não sempre exclusivamente racionais, interagem em grupo, situação típica dos conselhos.

Bom proveito!

E se gostar deste vídeo sobre as Atribuições do Conselho de Administração, não deixe de registrar seus comentários e compartilhar com amigos e colegas de trabalho.

Um conselho de administração pode ser palco de conflitos.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook