Skip to main content

Compartilhe isso!

Para que uma empresa consiga se manter de pé e evoluir, é de extrema importância que se faça uma gestão de recursos financeiros competente.

No que se refere à expansão dos negócios, é bastante comum precisar recorrer a terceiros para financiar uma ideia de crescimento.

O problema é que, quando não são tomados os devidos cuidados, a empresa pode acabar se endividando mais do que o necessário e, assim, não consegue honrar seus compromissos. Dessa forma, se vê obrigada a encerrar suas atividades.

Tendo isso em vista, uma maneira de evitar que isso aconteça consiste em pesquisar bem os diferentes tipos de recursos financeiros para injetar dinheiro no caixa de uma empresa e financiar seu plano expansão.

Para te ajudar, elaboramos este conteúdo com estas 6 principais formas de captação de recursos financeiros:

  1. Empréstimo de bancos
  2. Aporte governamental
  3. Crowdfunding
  4. Investidores anjo
  5. Capital de risco
  6. Convide um sócio

Continue a leitura para entender melhor como cada um funciona e os cuidados que você deve tomar.

Leia mais: Ciclo operacional e financeiro: guia definitivo com conceito, importância, cálculo e exemplos

6 tipos de recursos financeiros para expandir os negócios

A captação de recursos financeiros pode ser feita de diferentes maneiras. Confira a seguir as principais.

1. Empréstimo de bancos

Iniciando a nossa lista de tipos de recursos financeiros, temos um que é bastante comum: os empréstimos bancários.

Muitas empresas, principalmente as de pequeno porte, costumam recorrer aos grandes bancos em busca de financiamento para expandir os negócios, ampliar a infraestrutura etc.

Esta opção de captação de recursos financeiros é bastante válida. No entanto, é extremamente importante prestar atenção nos juros impostos por essas instituições.

Tendo isso em vista, talvez seja mais vantajoso considerar a nossa próxima dica.

Veja também: O que são Fintechs? Tudo sobre as startups financeiras e como elas estão mudando o mercado financeiro

2. Aporte governamental

Dando continuidade aos exemplos de recursos financeiros para empresas que querem expandir os negócios, temos o aporte governamental.

Por meio dos bancos públicos (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento), o governo federal oferece programas de crédito facilitado para empresários que precisam de dinheiro para financiar seus projetos.

A vantagem é que as taxas de juros são significativamente menores do que as aplicadas pelos instituições privadas, o que favorece a gestão de recursos financeiros da empresa.

Dê uma olhada em algumas das alternativas oferecidas pelo NNDES neste link:

3. Crowdfunding

Outra forma de como captar recursos financeiros para empresas é por meio dos chamados crowdfundings.

Trata-se de uma modalidade de financiamento coletivo. Um conjunto de pessoas que acreditam no seu projeto resolvem investir com quantias específicas para financiar a sua ideia.

Para abrir um crowdfunding, existem diferentes sites para hospedar a sua “vaquinha virtual”. Dentre os principais, podemos citar:

Veja mais sobre o crowdfunding neste vídeo do canaltecc:

4. Investidores anjo

Os investidores anjo também são exemplos de recursos financeiros para empresas que estão em busca de financiamento para seus projetos de expansão.

Tratam-se de pessoas físicas que tiram dinheiro do próprio bolso para apostar em alguma ideia que elas acreditam que pode gerar bons retornos.

Geralmente, o investimento anjo já tem certa experiência no mercado em que a empresa que precisa de dinheiro está inserida, contribuindo também com conselhos sobre o que o empresário deve fazer para que a ideia dele dê certo.

Para conseguir um investidor anjo, é essencial contar com um plano de negócios bem estruturado e detalhado.

5. Capital de risco

O capital de risco, ou venture capital, é um espécie de fundo de investimento mais voltado para empresas que já têm significativa experiência no mercado e está em busca de recursos para financiar sua expansão.

Recorrer a tipos de recursos financeiros de alto risco, como o VC, não é fácil. É necessário explicar nos mínimos detalhes os diferentes aspectos do seu modelo de negócio e do seu produto.

Os investidores de capital de risco preferem apostar em empresas de pequeno e médio porte e com possibilidade altos retornos. Em troca, ele pedem uma “generosa” participação nos lucros.

6. Convide um sócio

Encerrando nossa lista de exemplos de recursos financeiros empresariais, você pode chamar alguém de sua confiança para se tornar um sócio da sua empresa.

Para isso, ele precisará entrar com uma quantia de dinheiro suficiente para financiar seu projeto de expansão. Em troca, o sócio terá participação nos lucro da empresa e poderá votar nas decisões do negócio.

Este post também pode interessar a você: Como definir capital de giro necessário para garantir a sustentabilidade financeira da sua empresa?

Ficou claro quais são os principais tipos de recursos financeiros?

Lembre-se de que uma estratégia de expansão dos negócios exige muito planejamento e dedicação. Assim, será possível possível fazer uma eficiente e saudável gestão de recursos financeiros, garantindo a sustentabilidade do negócio.

Saiba mais: 7 conceitos básicos de finanças corporativas que todo empreendedor precisa saber

A Setting é um a empresa de consultoria empresarial que usa uma metodologia sistêmica, baseada em fatos, dessa forma, entrega valor para seu negócio e traz resultados.

Além disso, tem foco na excelência, na satisfação do cliente e na troca do conhecimento com transparência. Assim, promove a melhoria dos processos em sua empresa por meio de um trabalho conjunto e colaborativo.

Dê uma olhada nestes 3 cases de sucesso e veja como a Setting já ajudou essas empresas a fizerem um melhor controle e usos de seus recursos financeiros:

 

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook