Skip to main content

Compartilhe isso!

A cultura empresarial é como se fosse o DNA da empresa. Ela é composta por valores éticos e morais, além de compartilhar as convicções de pessoas estratégicas da empresa. E como as pessoas já estão muito presas aos seus próprios valores, podemos afirmar que realizar uma mudança de cultura na empresa é um dos maiores desafios dos líderes.

Então porque você deve enfrentar esse desafio? Qual a importância da mudança de cultura empresarial? E, como fazê-la? Continue lendo o nosso artigo e obtenha as respostas para essas questões!

A importância da mudança de cultura

Para alcançar resultados diferentes você precisa ter atitudes diferentes. Essa frase resume a importância da mudança: é a única forma de obter resultados melhores.

Se bem-sucedida, a mudança de cultura tem a capacidade de influenciar a organização inteira e manter a empresa “no jogo”. Isso porque, diferente de produtos e processos que podem ser copiados, a cultura é um bem intangível que nenhum concorrente consegue imitar. Ou seja, esse é o maior diferencial competitivo da empresa.

O passo a passo para a mudança de cultura

Visão clara dos objetivos

Ter uma visão clara de onde se pretende chegar é o primeiro passo. Toda a organização precisa saber exatamente o que se espera alcançar com as mudanças. Em termos simples é ter uma missão e propósito definidos e guiar as ações para atingi-los.

Envolvimento de todos

Imagine um time de futebol que tem como missão ganhar um campeonato. Se apenas os zagueiros se engajarem para atingir o objetivo, certamente ele não será alcançado. Para ser campeão é necessário que o engajamento comece da diretoria, formando o melhor time dentro dos recursos do clube.

O técnico e a comissão técnica têm que manter os jogadores motivados, mesmo se eles enfrentem algumas derrotas durante o campeonato. Logo, os jogadores precisam se unir em campo, sabendo que o jogo é ganho no âmbito coletivo, se fizerem um gol e levarem dois, o resultado não será alcançado.

Na empresa não é diferente. O envolvimento deve partir da diretoria, disponibilizando os recursos que estiver ao alcance da empresa. Por isso, os líderes precisam saber motivar o time, sabendo que enfrentarão algumas derrotas no percurso, e o time deve comprar a ideia e trabalhar em conjunto.

Simplicidade na comunicação

Para vencer o campeonato, o técnico terá que usar diversas táticas durante os jogos. Por mais que algumas delas sejam complexas, ele tem que simplificar a comunicação resumindo a tática em poucas palavras, apenas através de gestos ou criando códigos.

De forma similar, quanto mais prática for a forma de comunicação dentro da empresa, as mudanças terão mais flexibilidade e serão feitas mais rapidamente.

Tempo para amadurecimento

Até que as vitórias comecem a acontecer existirá muita resistência e os líderes precisarão estar muito próximos de suas equipes para manter a motivação e ajustar os pontos necessários.

O “treino constante” da nova cultura é o que criará o hábito e fará com que as mudanças se perpetuem. Ter indicadores para saber a distância percorrida é fundamental, pois mesmo com algumas derrotas é importante saber que você está a poucos pontos de ser campeão.

O valor da mudança cultural para a administração da empresa

A cultura da empresa é responsável pelo clima organizacional, por engajar os colaboradores nos projetos, direcionar os investimentos da empresa para o futuro, definir e criar vínculos estratégicos com fornecedores. Isso facilita a contratação de pessoas alinhadas com o perfil da organização e constitui o maior diferencial competitivo que a empresa pode ter.

Em suma, embora gere desconforto, a mudança de cultura proporciona crescimento para a empresa e para os colaborares a nível pessoal e profissional, deixando todos preparados para inovar continuamente e superar qualquer adversidade.

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida ou gostaria de contribuir com sua experiência na mudança de cultura da sua empresa? Enriqueça o nosso blog com o seu comentário e nos ajude a apresentar cada vez mais conteúdos relevantes!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook