O mundo dos negócios está passando por uma crise complicada. Nesses tempos, ter um grupo motivado e eficiente é essencial para que a sua empresa consiga se esquivar dos problemas, sempre obtendo resultados positivos.
À vista disso, leia abaixo 5 boas maneiras de como motivar equipe em tempos de crise!
Como motivar equipe em tempos de crise
1- Busque inspiração
Quem nunca se sentiu motivado? Quem nunca procurou se encorajar a partir de algum profissional mais experiente? Achar inspirações nos grandes mestres do meio empresarial como Steve Jobs, Bill Gates, entre outros é o primeiro passo de como motivar uma equipe. Portanto, busque vídeos de palestras, livros ou entrevistas em que esses grandes empresários comentam sobre seus métodos.
Tendo se inspirado, você pode começar a ser a inspiração para os seus colegas de trabalho. A sua objetividade servirá como uma enorme força impulsionadora para os seus funcionários se superarem cada vez mais em suas respectivas funções. Além disso, é extremamente importante transmitir segurança e foco em suas tarefas.
2- Realize confraternizações
Uma das melhores maneiras de como motivar equipe em tempos de crise mantendo-a eficiente em tempos de crise é organizando eventuais comemorações e confraternizações, como coquetéis e almoços. Dessa forma, a relação entre seus colaboradores ficará cada vez mais próxima, se tornando algo muito produtivo para a instituição.
Nesse sentido, o único cuidado a ser tomado é para que as reuniões não desvirtuem muito da ética empresarial, tomando um rumo inadequado. Esses encontros também servirão como uma forma de relaxar, ou seja, um jeito de sair do clima e da realidade da crise. Além disso, também servirão para fugir um pouco da rotina formal do dia a dia do escritório, deixando um ambiente mais leve e amigável.
3- Esteja próximo e transmita confiança
Nesses tempos, ser um líder presente e ativo é essencial. Deixar as atividades apenas nas mãos dos funcionários é desmotivador e errado — ao pensar em como motivar equipe em tempos de crise. O seu dever é o de estar sempre acompanhando de perto as tarefas dos seus colegas de trabalho, orientando, ajudando e motivando cada conquista realizada. Assim, o significado de “equipe” será bem mais forte dentro da sua empresa.
Além disso, uma relação de confiança com os seus colegas de trabalho é algo de extrema importância para saber como motivar uma equipe. Portanto, procure estar aberto para receber novas opiniões e dicas e realize pesquisas de opinião periódicas. Dessa maneira, a sua imagem será relacionada a de um líder que valoriza o pensamento de todos.
4- Realize programas de desenvolvimento
Formar um grupo especializado é algo bastante importante durante a crise. Todo conjunto possui trabalhadores com habilidades pessoais específicas. Um se sai melhor em números, outro em administração, outro em informática. Pensando dessa maneira, o seu dever é o de encorajar cada um deles com programas de desenvolvimento.
O incentivo não será produtivo apenas para um lado, mas sim, para o seu negócio como um todo. Afinal, tanto a empresa, quanto o colaborador serão beneficiados, o que trará muitos resultados positivos.
5- Trabalhe com recompensas
Um bom funcionário sempre desempenha suas funções visando o desenvolvimento do conjunto. Pensando nisso, busque recompensar esses trabalhadores quando obtiverem resultados positivos. A sensação de dever cumprido é uma enorme força de motivação e você deve usar isso a seu favor.
Seguindo todos esses passos de como motivar equipe em tempos de crise, ela passará de forma menos agressiva para a sua empresa. Unir os colaboradores é a principal estratégia para manter o grupo entrosado e motivado, mas ainda existem outros meandros acerca da gestão de crises, onde você pode controlar melhor o clima da organização!