É comum encontrar pessoas que tem um sonho: criar seu próprio negócio.
E com o avanço das tecnologias, muitos conseguem se aproveitar das oportunidades geradas pela transformação digital para ter ideias e criar soluções que vão ajudar a resolver problemas que ainda não haviam sido solucionados.
É assim que nasce uma startup. Mas você já tinha ouvido falar sobre as fases de uma startup?
Na prática, pensar na ideia e tentar tirar do papel, criando uma nova empresa, é um passo importante. Mas para ter um negócio que seja realmente sustentável, é preciso superar muitos desafios.
Pensando em ajudar você que está em busca deste objetivo, vamos apresentar agora uma lista com as 6 principais fases de uma startup. Essa é uma sequência de ações que devem ser cumpridas se realmente pretende ter sucesso com seu negócio.
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6 fases de uma startup que você precisa seguir
1- Analise se você está pronto para começar sua startup
Você acredita que tem uma ideia incrível? Isso é ótimo, mas não é suficiente para ter um negócio de sucesso. É por isso que a primeira coisa que você deve fazer é refletir sobre si mesmo e sua decisão de iniciar uma startup.
O sucesso da sua startup é um reflexo direto do seu amor pelo trabalho que vai realizar. Não importa o quão boa e inovadora a sua ideia pareça para você. Se a base de sua startup não é sua paixão, ela pode acabar antes do tempo.
Se parar por um momento e perceber que não está apaixonado pela ideia, se você não está se divertindo só de pensar nela, é possível que vá desistir no meio do caminho. A única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar a ideia do negócio desde o início.
2- Verifique se a ideia resolve um problema
Ter sua própria startup parece emocionante para qualquer um. Mas, infelizmente, essa empolgação não é suficiente para ter a certeza de sucesso no mercado.
É preciso passar por uma série de verificações que vão mostrar a realidade sobre a ideia, ou seja, se ela tem relevância para o público. Isto é: se existe um segmento do mercado interessado em usar a solução (produto ou serviço) que você idealizou.
Antes de começar a criar seu produto, você deve responder às seguintes perguntas:
- Que problema sua solução resolve?
- Como você vai resolver o problema?
- Quem são seus concorrentes?
- Qual o tamanho do mercado que pretender entrar?
- Qual o perfil do seu público-alvo?
- Quais serão seus canais de venda?
Somente com as respostas para essas questões é que você terá clareza se sua ideia realmente faz sentido.
É por isso que essa fase também é chamada de validação da ideia, onde o passo mais importante é avaliar se existe mesmo uma demanda suficiente para conseguir comercializar a solução.
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3- Monte a sua equipe
Mesmo que você esteja agindo sozinho até então, é praticamente impossível criar uma startup do zero, sem nenhuma equipe.
Você não pode esquecer que uma startup não deixa de ser uma empresa e, por isso, existem setores específicos e fundamentais para o bom andamento da operação. Desde o financeiro, desenvolvimento do produto e vendas, times (ou pessoas) diferentes precisam ser responsáveis por estruturar toda a empresa.
Ter as pessoas certas a bordo fará com que o seu negócio continue no caminho certo e passe por essas primeiras fases de uma startup.
4- Construa o MVP
Com a iniciativa de colocar a ideia em prática, com a visão de que ela possui relevância para o mercado e a equipe já montada, agora é o momento de criar seu primeiro MVP.
Essa é a sigla para Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável, que nada mais é do que o protótipo da sua solução, a versão mais simples e que leva menos tempo e esforço para ser criada.
Mas porque criar um MVP ao invés de trabalhar diretamente na solução final? A resposta é simples. Basta se perguntar o que aconteceria se no fim a solução final não funcionasse.
Nesse momento, já fica claro que o tempo e esforço colocado no desenvolvimento seria desperdiçado, já que tudo deveria ser revisado e talvez refeito.
Já com o MVP, a situação é bem diferente. Criando uma solução mínima, que já consegue validar a proposta da ideia, é muito mais simples fazer ajustes e correções para depois sim partir para a execução completa do projeto.
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5- Crie a versão beta
Depois da aceitação do produto por meio do MVP, está na hora de evoluir um pouco mais e prepara uma versão beta da sua solução.
Nesta fase, você conhece o valor real do seu produto através de feedback prático do mercado. É a melhor fonte para identificar falhas que vão permitir que você faça revisões e obtenha uma versão melhorada da solução antes do lançamento.
6- Faça o lançamento
Entre as fases de uma startup, agora chega o momento de fazer seu lançamento oficial, e com isso, a busca pelo primeiro cliente pagante.
Esse é o passo mais importante de uma startup. É também o momento que todos se colocam a prova para mostrar que a solução que tanto trabalharam possui a qualidade necessária para resolver o problema a que se propõe.
Ter pessoas para comprar de você é a primeira marca do sucesso para sua startup. Assim, sabemos que os rendimentos são essenciais para qualquer negócio. Se você quer que as pessoas gastem o seu dinheiro com o seu produto, ele tem que oferecer muito valor para o público.
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