Skip to main content

Compartilhe isso!

glossario_Setting

Glossário Setting

Ter conhecimento pleno dos diversos demonstrativos e indicadores financeiros de um negócio é fundamental.

Por isso, em nossos verbetes do glossário de hoje, vamos explicar direitinho para você o que é EBIT e EBITIDA, além de um indicador que é marca registrada de uma empresa, o EVA.

Fique atento a estes conceitos para poder fazer o correto gerenciamento e controle financeiro de sua empresa.

O que é EVA, EBIT e EBITDA

Além de entender o que são cada uma dessas siglas, aprenda também a fórmula básica de como calcular EVA.

EVA® – Economic Value Added

Definição:

EVA®, Valor Econômico Agregado ou simplesmente Lucro Econômico, é um indicador que mede o desempenho financeiro de uma empresa com base na sua criação de valor.

Para entender como calcular o EVA, você deve deduzir o custo do capital utilizado, do lucro operacional (ajustado para impostos pelo regime de caixa). A fórmula para cálculo do EVA® segue abaixo:

EVA® = EBIT * (1 – alíquota de imposto) – (Capital * Custo médio do capital)

Setting explica o que é EVA:

O EVA®, marca registrada da consultoria Stern Stewart, foi concebido na tentativa de demonstrar se a empresa está efetivamente criando valor para seus acionistas. Para tanto, propõe que o custo da capital empregado no negócio seja deduzido do lucro operacional gerado, comprovando, se positivo, que os acionistas fizeram o melhor emprego de seu capital e a gestão da empresa foi eficaz na criação de valor.

O EVA®, quando negativo, denota destruição de valor pois os acionistas teriam se saído melhor simplesmente aplicando seu dinheiro em ativos livres de risco (títulos públicos, por exemplo)

A razão da recente popularidade do EVA® como medida do desempenho é que ele integra três funções essenciais da gestão: alocação do capital; avaliação do desempenho; e reconhecimento / incentivos. Em conjunto, essas três funções são capazes de modelar positivamente o comportamento gerencial.

Referências:
Stewart, G B III. The Quest for Value. Harper Business. 1991.
Higgins, Robert C. Analysis for financial management. Irwin/McGraw-Hill. 1998.

EBIT e EBITDA

Definição

EBIT, earnings before interest & tax, é um indicador da rentabilidade de uma empresa, calculado como receitas menos custos e despesas, excluindo impostos e juros. EBIT também é referido como lucro operacional. O EBITDA, indicador correlato, exclui ainda a depreciação e amortização.

Setting explica o que é EBIT e EBITDA

EBIT mede o lucro que uma empresa gera de suas operações, tornando-se sinônimo de “lucro operacional”. Ao ignorar as despesas fiscais e de juros, se concentra exclusivamente na capacidade da empresa gerar lucro a partir de suas operações, ignorando variáveis, tais como a carga tributária e estrutura de capital.

Este foco torna o EBIT uma métrica especialmente útil para certas avaliações. Por exemplo, se um investidor está pensando em comprar uma empresa, a estrutura de capital existente é menos importante do que o potencial de ganhos da empresa.

Da mesma forma, se um investidor está comparando as empresas de determinado setor que operam em ambientes fiscais diferentes e têm diferentes estratégias para o financiamento de si mesmas, as despesas tributárias e juros iriam desviar a atenção da questão central: como efetivamente estas empresas geram lucros de suas operações?

Referências:
Investopedia: http://www.investopedia.com/terms/e/ebit.as
09/09/2015

Veja mais sobre este assunto neste artigo de nosso blog: Glossário Setting: Indicadores

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook