Skip to main content

Compartilhe isso!

Qual o segredo para a estruturação de times de sucesso? O que leva uma empresa a ser bem-sucedida? Perguntas como estas são feitas diariamente por milhares de empreendedores que acabam enfrentando problemas na gestão dos negócios e, consequentemente, impactando os resultados esperados.

Mas não existe uma fórmula mágica e tampouco uma receita pronta que leve uma empresa ao sucesso do dia para a noite. Embora muitos empresários acreditem que oferecer um produto e/ou serviço de qualidade seja um diferencial — e de certa forma é —, há muito por trás para se chegar neste resultado: investimento em equipamentos, infraestrutura adequada e, é claro, um time competente capaz de desenvolvê-lo.

Benefícios diferenciados

A estruturação de times de sucesso está diretamente relacionada a liderança e a sua capacidade de formar uma equipe de valor, e não de preço. Mas nem sempre é fácil encontrar pessoas certas para integrar a equipe e a trabalhar de forma produtiva e focada em resultados.

Mas o que fazer para engajar e manter bons funcionários na empresa? Vamos começar com o um bom exemplo: você já parou para pensar por que todo mundo sonha em trabalhar no Google? Muito além de um bom salário, a empresa oferece para seus funcionários qualidade de vida no ambiente de trabalho.

O Google se destaca por oferecer aos Googlers (como são chamados seus colaboradores) inúmeros privilégios e benefícios. Imagine poder fazer todas as refeições na própria empresa sem ter que pagar por isso. Ou, ainda, testar todos os produtos antes de serem vendidos e dar um bom feedback sobre sua experiência. Fantástico, não é? Tudo isso o Google disponibiliza aos seus funcionários.

A empresa ainda concede gratuidade nos transportes públicos aos colaboradores, salas de jogos e ambientes relaxantes para serem utilizados em momentos de descontração, incentivo a atividades físicas e muito mais.

Reconhecimento da equipe

Infelizmente, muitos empreendedores não mantêm um espírito de reconhecimento interno na organização. O fato é que o funcionário precisa ter seus esforços reconhecidos, independentemente da forma. Afinal, uma equipe orientada exclusivamente por estratégias focadas pela receita e pelo lucro pode não ser uma boa equação em longo prazo para o alcance dos resultados.

Mas qual o segredo para a estruturação de times motivados? Já foi o tempo que empregados esperavam apenas um incremento no salário ou uma bonificação no final do mês, muitas pessoas estão procurando outras opções além destas e que tragam uma satisfação maior em termos de qualidade de vida.

Um bom exemplo é a empresa de perfumaria Mahogany, que recompensa os funcionários que se destacaram nas vendas com viagens como prêmios. Aqui também podemos destacar o programa Atitude In da Nextel, no qual funcionários que contribuem com os negócios e clima da empresa recebem um cartão multicultural, podendo ser utilizado na compra de livros, idas em shows, cinemas e peças de teatro. Além do Atitude In, há também o Destaque In, oferecido aos funcionários que promovem os objetivos estratégicos da empresa: eles ganham prêmios em dinheiro e homenagens.

Faça da empresa o melhor lugar para se crescer

Por que o facebook foi considerado em 2016, pelo site de empregos norte-americano Glassdoor, a melhor companhia para se estagiar? Muitas pessoas responderiam um bom salário ou os benefícios, mas as vantagens vão além disso.

A empresa de Zuckerberg oferece oportunidades de crescimento, principalmente para quem está no início de carreira. Além disso, profissionais estão deixando de lado a cultura de “zona de conforto” e se lançando em empresas com ambientes desafiadores e com potencial de crescimento.

O gestor deve estar atento para conhecer os objetivos de cada funcionário dentro da empresa e direcionar ações que possam engajá-lo e mantê-lo dentro da organização. Planos de carreira que possibilitam o crescimento são alguns pontos que devem ser levantados como ações de sucesso para ter times estruturados e motivados!

Gostou do artigo? Curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das melhores práticas para a estruturação de times de sucesso!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook