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Quando um empreendedor se lança no mercado, ele precisa investir seu tempo, dinheiro e ter uma dedicação total para que a empresa possa decolar no meio ao qual está inserida.

Dessa forma, será preciso ter conhecimentos básicos de contabilidade e finanças. E caso estes temas não estejam em seu repertório, será preciso contratar um profissional especializado.

Até para verificar indicadores simples de desempenho empresarial é necessário algum domínio dessas matérias financeiras.

Por exemplo, para saber se a sua empresa está te gerando lucros ou prejuízos, é preciso saber como calcular lucratividade e rentabilidade.

Para isso, o empresário ou o responsável por esse setor deverá fazer uma análise da lucratividade e da rentabilidade obtida pela empresa, para que possa chegar a uma conclusão correta e determinar se a empresa está ou não desempenhando financeiramente dentro do esperado.

Além de entender como calcular lucratividade e rentabilidade, se faz necessário compreender o que ambos os conceitos significam dentro de uma empresa.

Neste post, você verá a diferença entre lucratividade e rentabilidade, além de indicadores financeiros como ROI, ROS e ROE.

Confira!

Leia também: Como administrar o dinheiro de uma pequena empresa? 8 boas práticas para uma gestão financeira mais eficiente

Qual a diferença de lucratividade e rentabilidade?

Quando falamos no ganho obtido por uma determinada empresa, estamos fazendo alusão a sua lucratividade. Ou seja, ao lucro que ela adquiriu com os seus produtos ou serviços, após uma determinada quantidade de tempo no mercado.

Quanto a rentabilidade, esses números demonstrarão se o investimento que foi feito ao montar a sua empresa já está valendo ou não a pena.

No geral, para obter o resultado de sua rentabilidade, o empresário precisará ter todos os gastos catalogados ou escritos em algum lugar, para que ele possa calcular o valor total que foi investido desde o início.

Sabendo a diferença entre ambos os termos, o próximo passo é saber como calcular lucratividade e rentabilidade.

Este posta também pode interessar a você: Como fazer um planejamento financeiro de uma empresa de forma ágil e prática

Como calcular lucratividade e rentabilidade?

Como já conceituado, a lucratividade obtida através de um investimento é calculada a partir de dados sobre os montantes injetados na empresa e as entradas de valores, conforma a empresa está operando.

O cálculo é bastante simples, será preciso fornecer dois dados:

  • o lucro líquido;
  • a receita bruta que teve a empresa desde o início da sua abertura.

Antes de fornecer exemplos, se faz necessário entender que uma receita bruta é todo valor adquirido pela empresa, sem que haja nenhum desconto ou retirada sobre ele.

Já o lucro líquido é o valor que restou após todas as contas, empregados e mercadorias e outros custos e despesas terem sido quitados.

Como calcular índice de lucratividade: ROS

Com este cálculo, será possível saber quanto a empresa está ganhando pela venda de seus produtos ou prestação de seus serviços. Podendo ser conhecido também por Indicador ROS.

ROS é um termo da língua inglesa que é definido como Return on Sales, que, traduzindo para o nosso português, significa Retorno sobre as Vendas.

Como calcular o ROS – Return on Sales

O cálculo para descobrir um índice de lucratividade pode ser descrito pela fórmula:

  • Lucratividade = lucro líquido ÷ receita total x 100

Exemplo: Uma empresa de roupas com uma receita bruta no valor de R$50.000, deverá ter como seu lucro líquido o montante de R$5.000.

Qual será e o índice de lucratividade, nesse caso?

Aplicando os valores na fórmula, teremos:

  • Lucratividade = (5.000 ÷ 50.000) x 100
  • = 0,1 x 100
  • Lucratividade = 10%

Como calcular indicadores de rentabilidade: ROI e ROE

Como calcular o ROI – Return on Investment

O primeiro cálculo a ser feito quando se quer calcular a rentabilidade de uma empresa é o ROI (Return on Investment). Ou seja, o retorno sobre o investimento.

Diferente da lucratividade, o cálculo feito para a rentabilidade consiste em, inicialmente, apurar o valor total que foi investido para que a empresa pudesse ganhar vida no mercado.

Na fórmula, o valor do lucro líquido ainda vai ser necessário, assim como a multiplicação final pelo número 100, que corresponde a um valor em porcentagem.

Dessa maneira, podemos exemplificar:

  • Rentabilidade = lucro líquido ÷ valor investido x 100

Onde o lucro líquido da empresa de roupas é de R$5.000, e o total investido foi de R$200 mil. Teríamos:

Rentabilidade = (6.000 ÷ 200.000) x 100 = 3%

Então, seu índice de rentabilidade seria de 3%.

Como calcular o ROE – Return on Equity

Já para calcular o retorno sobre o patrimônio líquido, é preciso calcular o ROE (Return on Equity).

Para isso, é preciso analisar todos os valores contidos no DRE de sua empresa.

Exemplo:

  • ROE = (lucro líquido / patrimônio líquido) x 100
  • (500.000 / 2.500.0000) x 100
  • 0,2 x 100
  • ROE = 20%

Se o dono da empresa já sabe como calcular lucratividade e rentabilidade, o próximo passo é fazer uma análise de ambos, em conjunto.

Além de lucratividade e rentabilidade, sua empresa precisa ter finanças sustentáveis. Você conhece esse Conceito?

Então, veja mais detalhes neste vídeo da Setting:

Análise de lucratividade e rentabilidade

Após a realização dos cálculos, é preciso ter algo em mente: os indicadores de lucratividade e rentabilidade não funcionam de forma separada.

Assim, no nosso exemplo, a empresa é rentável e lucrativa. No entanto, se uma pessoa analisasse apenas o índice ROE, poderia ter uma ideai distorcida de sua rentabilidade.

Por isso, analise sempre todos os índices.

Então, quando estiver fazendo a análise de lucratividade e rentabilidade, você não poderá jamais levar em consideração apenas um desses valores.

Por esse motivo, fazer um levantamento mensal com os indicadores de lucratividade e rentabilidade é uma ideia que pode evitar que a sua empresa seja surpreendida por dificuldades de caixa.

Uma maneira de melhorar tanto a rentabilidade quanto a lucratividade de um negócio é fazendo uma boa gestão de custos.

Veja dicas para implementar essa técnica financeira:

Gestão de custos e formação de preços

Veja mais: Dicas de gestão financeira: aprenda a fazer de forma eficaz!

A Setting é uma empresa de consultoria empresarial com uma visão sistêmica, baseada em fatos.

Assim, pode ajudar seu negócio a ser cada vez mais lucrativo e rentável, por meio de análises precisas e do desenvolvimento de processos mais assertivos, sempre com ética e muita troca de conhecimentos.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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