Skip to main content

Compartilhe isso!

Para um bom administrador, um dos maiores desafios é garantir que os melhores funcionários se sintam valorizados e motivados a continuar trabalhando na sua organização. Reter talentos é fundamental para evitar que o capital que foi investido em capacitação e treinamento dos seus colaboradores não seja perdido, mas sim cada vez melhor aproveitado pela empresa. Além disso, práticas de retenção também ajudam na motivação das pessoas, o que diminui a sensação de acomodação, levando ao aumento da produtividade. Quer descobrir quais são as dicas mais eficientes para melhorar a retenção de talentos em sua empresa? Leia o texto a seguir e confira:

Invista

Investir é essencial para reter talentos, afinal não dá para querer ter ótimos profissionais sem gastar um valor justo por isso. E tenha certeza: é muito mais barato dar as condições adequadas para que os colaboradores mais eficazes permaneçam com você, do que contratar novos, passar os valores e a missão da empresa, treiná-los e adequá-los às equipes. O primeiro passo é oferecer um bom salário, que faça com que eles se sintam valorizados e não precisem se preocupar com as contas no final do mês. Outros mecanismos de compensação monetária são bem-vindos, como bonificações e extras por produtividade. Baseie-se em desempenho e premie quem for melhor para o negócio!

Ofereça segurança

Ter estabilidade no emprego é muito importante para melhorar a retenção de talentos. Muitas pessoas consideram mais essencial ter segurança até do que salários polpudos, e a empresa inteligente precisa se valer dessa informação para manter os melhores funcionários em seu quadro. Não crie um ambiente ameaçador ou excessivamente competitivo, estimule a convivência pacífica, valorize quem tem anos de casa e busque estreitar os laços com seus subordinados, integrando as equipes.

Crie um plano de carreira

A estabilidade é um excelente catalisador de produtividade, mas o plano de carreira é ainda melhor! Ter um caminho possível traçado fará com que seus colaboradores se esforcem para que consigam atingir as metas e evoluam de cargo. Empresas com esse tipo de estratégia invariavelmente são mais bem-sucedidas no mercado.

Desenvolva

Nem todos os talentos já chegam prontos até a sua empresa. Muitas vezes, mesmo depois de anos de estudos, o verdadeiro potencial dos funcionários ainda está escondido. Proporcionando treinamentos constantes e adequados você poderá extrair o melhor das pessoas, criando equipes incrivelmente capazes e um ambiente altamente promissor.

Elogie

Os elogios também são importantes para melhorar a retenção de talentos, e o melhor: são de graça! Pode parecer banal, mas o fato é que muitas pessoas passam anos numa organização sem nunca terem recebido um cumprimento sequer pela sua boa atuação. Essa atitude, além de honesta e sensata, cria um sentimento de aprovação social para os funcionários, deixando os indivíduos mais à vontade e confortáveis no meio em que trabalham.

Melhorar a retenção de talentos não é uma tarefa simples, mas de fato isso pode trazer resultados incríveis para a empresa. Dessa forma, você terá equipes altamente eficientes e funcionários satisfeitos, que darão anos de suas vidas e o melhor de suas mentes em prol de um excelente resultado para a organização. E a sua empresa, está sabendo reter os talentos? Quais práticas você usa para valorizar sua equipe? Conte para nós nos comentários!

 

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook