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As micro e pequenas empresas muitas vezes sofrem a pressão de outras maiores ao tentarem atender um mercado muito abrangente. A melhor saída para elas acaba sendo a especialização de mercado, ou seja, definir um nicho para focar seu atendimento.

Quer saber como iniciar uma pequena empresa? É justamente nas brechas do mercado que as empresas menores podem conquistar o equilíbrio financeiro e mais fôlego para seguir com o crescimento dos negócios.

Que tal descobrir um pouco mais sobre os motivos por que as micro e pequenas empresas deveriam trabalhar com nichos de mercado? Confira então este post que preparamos pra você!

6 dicas práticas de como iniciar uma pequena empresa

Enfrentar os desafios do empreendedorismo não é fácil, confira algumas sugestões que podem ajudar você a descobrir como ser um empreendedor de sucesso.

1- Especialize-se em um tipo de produto ou serviço

As empresas que atendem a um nicho de mercado se especializam em uma determinada área ou tipo de produto, o que muitas vezes lhes permite larga vantagem competitiva sobre outras empresas. Estreitar o foco sobre os potenciais compradores possibilita as melhores campanhas de marketing e ótimos relacionamentos, porque torna mais fácil identificar o público-alvo e as suas demandas.

2- Diminua a competição

Ao contrário da comercialização generalizada em que a concorrência no mercado é acirrada, se a sua empresa se especializa em um nicho ela poderá ser capaz de oferecer melhores produtos ou serviços para determinado grupo de pessoas. É a chance de entender a fundo as demandas de alguns clientes potenciais e cobrir um atendimento ao cliente mais personalizado.

3- Estimule a fidelidade à sua marca

Trabalhar com nichos de mercado torna possível a construção da fidelidade à sua marca. Suas abordagens de marketing proporcionarão aos clientes aqueles produtos que eles precisam e desejam. Você sai na frente da concorrência, porque os artigos desejados por um verdadeiro nicho de mercado são difíceis de encontrar e só você irá dispor desse serviço.

4- Economize com suas estratégias de marketing

Não tem como iniciar uma pequena empresa sem controlar cuidadosamente seus investimentos. O marketing voltado para os nichos de mercado são iniciativas nas quais as empresas nunca vão jogar dinheiro fora. Isso porque será mais fácil tomar decisões, suas campanhas serão mais certeiras e bastante voltadas para seu público-alvo.

Provavelmente, a maioria de suas ações e abordagens de marketing lhe trará um bom retorno e serão bem aceitas. Você será capaz de alcançar maior porcentagem de pessoas que estão propensas a usar seus serviços ou comprar seus produtos.

5- Descubra como melhorar ainda mais seus produtos

Como seus relacionamentos terão, provavelmente, respostas mais rápidas e serão mais focados no nicho com o qual você trabalha, suas vendas serão segmentadas e você terá mais foco para estudar as melhorias de seus produtos.

Além disso, seus contatos e clientes serão mais abertos para ajudá-lo a investir em novas direções e aspectos positivos de seus produtos e serviços, de forma que vai ampliar as oportunidades de seus negócios com mais facilidade e rapidez. Com a pesquisa que poderá fazer entre seus clientes fiéis, você vai aprender sobre novos produtos, inovações e ideias sobre o mercado.

6- Inove e domine um mercado

Quer saber mesmo como iniciar uma pequena empresa? Se você oferecer um produto inovador voltado para determinado nicho de mercado, poderá se colocar como um precursor dentro daquela indústria e se estabelecer mais rapidamente como empresa.

Ainda que outras organizações ofereçam mais seleções ou famílias dos mesmos itens que você oferece, a sua solução de mercado poderá fazer nome e ser a que mais se destaca ou atende às demandas de seu público alvo. E ao destacar os aspectos originais do produto, uma empresa de nicho se sobressai entre a concorrência dentro de sua indústria.

Se você trabalhar com nichos de mercado, você se tornará capaz de ajudar mais esses clientes e ainda conquistará mais espaço nos negócios. Você já pensou em focar suas ações nos nichos de mercado? Deixe seu comentário contando pra gente!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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