Skip to main content

Compartilhe isso!

Sua área de TI parece não atender mais às demandas do negócio? Ou sua empresa está crescendo e precisa se reestruturar?

Quer saber como fazer um planejamento estratégico de TI?

Com os avanços tecnológicos que temos presenciado nos últimos anos, a área de Tecnologia da Informação vem ganhando cada vez mais destaque nas organizações. Mas, para aproveitar todas as vantagens que a famosa transformação digital tem a oferecer, é fundamental que você saiba como fazer um planejamento estratégico de TI.

Tal planejamento nada mais é que o processo de elaboração de estratégias bem estruturadas e organizadas para o uso da Tecnologia da Informação em uma empresa. Por meio dele, é possível garantir que a TI seja usada a favor do negócio. Criando, assim, valor para os clientes. E, além disso, estando devidamente alinhada aos valores e objetivos estratégicos da organização.

Para te ajudar, elaboramos um passo a passo com as principais etapas que você precisará seguir. Confira e saiba como implementar a TI de forma inteligente.

Saiba mais: Colaboração no trabalho: use a tecnologia como aliada!

Passo a passo: como fazer um planejamento estratégico de TI

Passo 1 – Qual a atual situação da empresa?

Para implementar a Tecnologia da Informação de maneira efetiva e eficiente, é preciso antes saber qual a atuação situação da empresa em relação ao uso da TI. Nesse sentido, o primeiro passo do planejamento consiste em fazer um levantamento dos sistemas utilizados atualmente e das demandas de cada departamento.

A intenção desta etapa é compreender a origem de certos gargalos. Além disso, identificar quais ferramentas tecnológicas já se mostram ineficientes e incapazes de atender todas as demandas de trabalho.

Somente a partir disso é que será possível saber quais melhorias precisam ser feitas e de que forma a Tecnologia da Informação pode ajudar.

Uma forma de descobrir a situação atual da empresa é avaliando se nível de maturidade em TI.

Confira este infográfico divulgado pela EUAX:

Como fazer um planejamento estratégico de TI

Passo 2 – O que você pretende alcançar com a TI?

Nesse segundo passo de como fazer um planejamento estratégico de TI, você precisa definir qual (ou quais) é o objetivo final do seu plano.

Esta etapa é fundamental para que se tenha uma noção de onde a sua empresa quer chegar quando as mudanças promovidas pela Tecnologia da Informação começarem a ser implementadas.

Veja alguns exemplos de objetivos que você pode querer alcançar em TI:

  • otimização de processos;
  • redução de custos;
  • melhoria da produtividade;
  • maior segurança de dados;
  • melhoria na experiência do cliente.

A intenção aqui é proporcionar um norte para as futuras ações.

Passo 3 – Como anda o mercado e os seus concorrentes?

Você sabe como os seus concorrentes têm feito o uso da Tecnologia da Informação? E como o mercado em que a sua empresa está inserida tem demandado o uso de TI em seus mais variados processos?

Esse tipo de análise é essencial para o planejamento estratégico, pois permitirá que você trace estratégias de acordo com a atual realidade e consiga ganhar vantagem competitiva.

Passo 4 – Quais são as soluções tecnológicas disponíveis?

Agora que você já sabe onde a sua empresa está e para onde você quer levá-la com o uso da Tecnologia da Informação, é hora de identificar todas as soluções tecnológicas com potencial para trazer os resultados que você deseja.

Nesta etapa, pesquise bastante e faça um apanhado dos melhores fornecedores, preços e condições contratuais. Leve sempre em consideração as soluções que se adaptam melhor a sua rotina operacional e que combinem agilidade, economia e qualidade.

Confira também em nosso blog: Entenda como a tecnologia está mudando as ferramentas de pesquisa de mercado

Passo 5 – Quais metas inteligentes traçar?

Todo bom planejamento deve conter metas que te levarão aos objetivos que você pretende alcançar. No entanto, essas metas devem ser inteligentes, seguindo o padrão SMART. Elas precisam ser:

  • Específicas;
  • Mensuráveis;
  • Alcançáveis;
  • Relevantes;
  • Baseadas em um prazo.

As metas podem ser individuais ou coletivas, passando por todos os departamentos e níveis hierárquicos. Uma boa forma de fazer com que as metas sejam cumpridas pe através de programas de incentivo, com recompensas para aqueles que conseguirem explorar o potencial máximo das novas soluções de TI.

Passo 6 – Como você vai acompanhar e mensurar os resultados?

A última etapa de como fazer um planejamento estratégico de TI é fundamental para que você chegue onde você quer chegar com a Tecnologia da Informação. Para saber se as metas estão sendo alcançadas e se você está mais próximo dos objetivos finais definidos no passo 2, é preciso definir indicadores de desempenho.

Com o acompanhamento dos resultados, será possível fazer os devidos ajustes e definir melhorias e mudanças durante a execução do plano.

Esse foi o nosso passo a passo de como fazer um planejamento estratégico de TI. Vale lembrar que a construção desse plano deve envolver os diferentes setores a fim de trazer diferentes perspectivas.

Ficou clara para você a importância estratégica de TI nas organizações?

Então, confira este vídeo do canal GesSaúde:

Veja também: Afinal, o que é transformação digital nas empresas, como implantar em seu negócio?

A Setting é uma consultoria empresarial voltada para resultados. Por isso, usa a ética, o foco no cliente e a excelência para tomar decisões baseadas em fatos. Assim, encontra oportunidades de melhoria e consegue fazer o melhor planejamento para seu negócio.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook