Todos falam sobre a missão das empresas mas, na prática, elas acabam se transformando em quadrinhos para colocar na parede ou frases de efeito para aparecerem em sites.
Neste post você vai ver:
- Como fazer a missão de uma empresa
- O que é a missão
- Para que serve
- O que deve conter a missão
- Como os valores apoiam a missão
- Além de alguns exemplos
Como fazer a missão de uma empresa
O que é e para que serve?
A Missão Empresarial é a representação sucinta e clara do propósito de existência da organização.
Ela deve incorporar critérios socialmente mensuráveis e significativos que falem sobre conceitos tais como posicionamento moral e ético da organização, imagem pública, mercado alvo, produtos e serviços, domínio geográfico, e expectativas de crescimento e lucratividade.
O intuito da Declaração de Missão deve ser a primeira consideração do executivo ao avaliar uma decisão estratégica.
A declaração pode variar de muito simples até um conjunto bastante complexo de ideias.
O que deve conter na Declaração de Missão?
Usualmente, a Declaração de Missão deve representar a perspectiva mais ampla da missão da organização.
Você pode adotar a abordagem de fazer a Declaração de Missão bem específica, como fez o Bradesco:
- Missão do BRADESCO – Contribuir para a realização das pessoas e para o desenvolvimento sustentável, mediante a oferta de soluções, produtos e serviços financeiros e de seguros, amplamente diversificados e acessíveis.
Ou você pode permitir mais espaço para interpretação gerencial, como por exemplo:
- Missão do Grupo Pão de Açúcar – Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas.
Declarações de Missão de Organizações conhecidas
Você que aprender como fazer a missão de uma empresa, nada melhor que ver alguns exemplos.
Essas são missões em uma linha mais abrangente, mas cada uma delas é apoiada por um conjunto de valores que estabelece os padrões de desempenho e direciona a implementação da missão.
- Wal-Mart: “Vender por menos para as pessoas viverem melhor”
- Coca-Cola: ”Refrescar o mundo / Inspirar momentos de otimismo / Criar valor e fazer a diferença”
- McDonald’s: “Trabalhamos, diariamente, para sermos o restaurante favorito dos nossos consumidores”
- Lojas Renner: “Ser a melhor e maior fashion retailer das Américas para o segmento médio/alto dos consumidores com diferentes estilos, com moda, qualidade, preços competitivos e excelência nos serviços prestados. Encantando e inovando, sempre de forma sustentável.”
Como os Valores apoiam a Missão Empresarial?
Os Valores de uma organização, mostram como elas conduzem as ações para o atingimento de suas missões. Por isso eles ajudam os consumidores a conhecerem um pouco mais a “personalidade” de suas empresas preferidas, conforme exemplos:
Valores do McDonald’s:
- A experiência dos consumidores está no centro de tudo o que fazemos
- Temos um compromisso com as nossas pessoas
- Acreditamos no Sistema McDonald’s: Franquiados, Companhia e Fornecedores
- Gerimos e desenvolvemos o nosso negócio de forma ética
- Retribuímos às nossas comunidades
- Desenvolvemos o nosso negócio com rentabilidade
- Procuramos melhorar continuamente
Valores do Walmart:
- Respeito ao indivíduo, seja funcionário, cliente, fornecedor ou membro da comunidade em geral, independentemente de etnia, gênero ou opção sexual.
- Atendimento ao cliente, superando as expectativas de nossos consumidores.
- Busca pela excelência, inovando sempre na seleção e promoção de produtos e serviços.
O que considerar na formulação da Missão Empresarial
Quando estiver formulando sua Declaração de Missão, lembre-se de fazê-la sucinta e clara, incorporar critérios mensuráveis e socialmente significativos e considerar a abordagem de escala majestosa.
Ao criar sua Declaração de Missão, considere a inclusão de alguns ou todos os seguintes conceitos:
- Quem são os stakeholders da organização
- O que tem valor para o cliente e a imagem pública desejada
- A descrição do Mercado alvo
- A descrição do produto ou serviço
- Que necessidades técnicas, políticas e sociais devem ser satisfeitas e consideradas
- O posicionamento ético e moral da organização
- O estímulo estratégico chave para o negócio
Agora que você já sabe como fazer a missão de uma empresa, estude a sua e veja se está mesmo adequada ou, caso não tenha, cria uma imediatamente.
Fonte da obtenção das declarações de Missão e Valores contidos neste artigo em maio de 2017:
- https://www.walmartbrasil.com.br/sobre/missao-e-valores/
- https://www.bradescori.com.br/site/conteudo/interna/default.aspx?secaoId=770
- http://www.mcdonalds.pt/mcdonalds/missao-valores/
- http://extapps.mz-ir.com/grupopaodeacucar/RAO/2008/port/rs/05.htm
- https://www.cocacolabrasil.com.br/sobre-a-coca-cola-brasil/principios-e-valores
- https://portal.lojasrenner.com.br/renner/conteudo/content.action?id=154&tela=I