Skip to main content

Compartilhe isso!

Vocês acabaram de ser apresentados. Mas você ainda não o conhece bem, só ouviu falar.

O que é, de fato, o trabalho de consultoria empresarial?

Consultoria empresarial ou organizacional é um estudo diagnóstico minucioso que se faz em uma empresa com o intuito de realizar mudanças benéficas e estratégicas que serão decisivas para o crescimento ordenado da organização.

Através de uma análise detalhada, é possível identificar possíveis obstáculos e anomalias que estejam retardando o progresso do seu negócio e eliminá-los com a implantação de melhorias planejadas e processos alinhados.

Sabemos que, hoje em dia, com a transformação digital, oportunidades aparecem com uma velocidade incrível e as empresas precisam acompanhar esse ritmo continuamente se quiserem evoluir.

A consultoria empresarial é uma grande aliada, nesse sentido.

Na prática, isso significa que os consultores te ajudam a alcançar o objetivo almejado, por meio de troca de conhecimentos, ideias inovadoras, visão holística, suporte especializado e práticas modernas de gestão.

Veja também: Por que contratar consultoria em gestão empresarial?

O que a minha empresa tem a ganhar?

A princípio, o trabalho de consultoria empresarial deve ser visto como um investimento e não como um custo.

A aplicação desse tipo de serviço traz inúmeras vantagens para a sua empresa:

  • Vantagem competitiva;
  • Eliminação de gargalos;
  • Aprimoramento da tomada de decisão;
  • Redução de custos e riscos;
  • Aumento da produtividade;
  • Crescimento sustentável;
  • Fidelização dos clientes;
  • Melhor desempenho;
  • Maior lucratividade.

Como funciona o trabalho de consultoria empresarial?

Os modelos da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ são os mais praticados, porém, cada empresa tem uma necessidade diferente, podendo o trabalho da consultoria empresarial ser completamente personalizável.

Vamos explicar, de forma resumida, os 7 principais passos de um trabalho de consultoria empresarial:

Trabalho de consultoria empresarial passo a passo:

1. Diagnóstico Organizacional

Antes de executar qualquer mudança na empresa, é fundamental fazer um diagnóstico da organização de todas as áreas (financeira, qualidade, pessoas, etc).

É através dele que você vai conseguir elaborar um plano de trabalho a partir dos problemas encontrados.

2. Pesquisa de Mercado

É muito importante saber onde a empresa do seu cliente atua, por meio de uma boa pesquisa prática sobre os principais clientes, fornecedores e concorrentes.

3. Plano de Trabalho

É aqui que você vai mostrar para o cliente o que fazer com as falhas encontradas. Elaborar um cronograma bem detalhado é imprescindível para o seu cliente acompanhar e avaliar a execução do plano de trabalho.

4. Proposta de Serviço de Consultoria Empresarial

Nessa proposta são especificados todos os detalhes, intervenções, garantias e condições do trabalho de consultoria empresarial para que sua empresa possa analisar.

5. Contrato de Prestação de Serviço

Depois de concluída a negociação, é necessária a elaboração de um contrato de prestação de serviço, contendo as principais cláusulas contratuais que vão reger a sua relação com a consultoria.

6. Execução do Plano de Trabalho

Esse é o principal passo de todo o trabalho de consultoria empresarial, é a hora de colocar em prática tudo que foi prometido.

O apoio e a confiança do empresário, nesse momento, são cruciais para o bom funcionamento das mudanças propostas, já que todos precisarão estar dispostos a fazê-las.

7. Auditoria dos Processos

Durante a implantação do trabalho de consultoria empresarial, muitos ajustes são feitos para atender todas as necessidades da sua empresa e nada melhor que “colocar a mão na massa” para poder realizar essas adaptações.

A auditoria é feita após a finalização do trabalho, por meio de visitas inesperadas, para assegurar uma análise e avaliação certeira e transparente.

Vale a pena contratar um trabalho de consultoria empresarial?

Se você sente necessidade de ajuda para conduzir seu negócio, não hesite em contratar uma consultoria empresarial.

Antes de contratar uma consultoria empresarial, verifique a sua notoriedade no mercado, os anos de atuação e seus casos de sucesso.

Se a sua intenção é agregar valor ao seu negócio de forma rápida sem perder a qualidade, o auxílio de uma consultoria é determinante para que a gestão da sua empresa se torne mais eficaz, próspera e rentável.

A Setting é especializada nesse trabalho, confira alguns e nossos cases de sucesso e os excelentes resultados alcançados.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook