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Alcançar bons resultados de maneira contínua e sustentável é o objetivo de todas as empresas.

Entretanto, quando a organização está tendo dificuldades em se manter competitiva no mercado, está apresentando problemas de crescimento ou precisa simplesmente fazer seu planejamento estratégico, é preciso analisar o negócio em profundidade para tomar as melhores decisões.

Nesses casos, é importante entender o que é diagnóstico empresarial e como ele pode ajudar a compreender a como a operação está se saindo.

Através dele, o empresário ou o gestor podem entender e avaliar a situação da sua empresa, revendo seu planejamento estratégico e direcionando corretamente suas decisões.

Nesse artigo, vamos entender melhor o que é diagnóstico empresarial e como ele pode ser utilizado para melhorar os resultados da sua organização.

O que é diagnóstico empresarial

Um diagnóstico empresarial é uma metodologia que avalia detalhadamente o funcionamento da empresa como um todo e das suas principais áreas de gestão.

Ele abrange os seguintes aspectos do negócio, entre outros:

  • Área financeira: avaliação da situação das receitas e das despesas da empresa, custos operacionais e se a lucratividade é adequada, com base nos principais indicadores de desempenho financeiro;
  • Área operacional: estudo dos processos da empresa para determinar se são eficientes e eficazes e levam ao atingimento do objetivo organizacional;
  • Área de marketing: análise do plano de marketing da empresa, da saúde da marca, sua relação com os clientes e consumidores e o uso adequado das mídias (sejam online ou offline);
  • Área de recursos humanos: análise dos processo de recursos humanos, incluindo a captação e manutenção de talentos, climas organizacional, avaliação de desempenho e capacitação.

Seu principal objetivo é identificar as dificuldades e oportunidades para que a empresa possa retomar sua competitividade, caso esteja com déficit, ou avaliar as melhores áreas de investimento, caso queira expandir suas atividades.

As análises obtidas através do diagnóstico empresarial permitirão um entendimento mais profundo da organização, embasando a tomada de decisão de gestores e empresários, que poderão realizar um planejamento mais objetivo e eficiente.

4 benefícios do diagnóstico empresarial

Agora que você já sabe o que é diagnóstico empresarial, vamos falar dos seus benefícios.

1- Descobrir o grau de maturidade do negócio

Saber o que é diagnóstico organizacional e colocá-lo em prática, permitirá ao empresário ou aos gestores conhecer o grau de maturidade da empresa.

O conceito de maturidade, quando falamos de pessoas, está associado ao conhecimento obtido e como a pessoa o transforma em resultados, em um processo de evolução contínua.

Da mesma forma, o grau de maturidade empresarial é obtido através da avaliação de como os principais processos da organização são executados e gerenciados, e os resultados obtidos a partir deles.

Esse conhecimento permite implementar um processo de melhoria contínua na empresa, seja para proporcionar mais lucro para seus acionistas, para fornecer melhores condições para seus colaboradores ou mesmo para oferecer ao mercado melhores produtos e serviços que atenderão seus clientes de uma forma mais completa.

Veja um exemplo de como a Setting avalia cada uma das áreas de sua empresa, por meio de um mapa de maturidade de gestão.

Neste caso, trata-se da área de RH, ou Gestão de Pessoas:

O que é diagnóstico empresarial

2 – Identificar pontos fortes e fraquezas

Uma das grandes vantagens para quem sabe o que é diagnóstico empresarial e o realiza em sua organização é identificar quais são os pontos fortes e fracos que a empresa está apresentando.

A partir do diagnóstico é possível identificar os setores, equipes e profissionais que têm feito a diferença no processo produtivo da empresa.

Por outro lado, também serão apontados os setores mais problemáticos e os seus motivos,  permitindo a implementação de estratégias mais eficientes para solucioná-los.

Outro aspecto importante que é observado é a análise de desempenho da empresa, comparando-o com anos anteriores.

O confronto desses dados permitirá observar quando a empresa obteve seu melhor desempenho e por que isso ocorreu.

Assim, os gestores podem  identificar o que estava sendo feito, verificando a possibilidade de reproduzir esses processos para alcançar novamente os mesmos resultados.

3 – Alinhar a cultura organizacional

Outro benefício obtido a partir do diagnóstico empresarial é detectar as características da cultura organizacional e determinar se está havendo um alinhamento dos colaboradores com a missão, visão e valores de sua empresa.

Profissionais que abraçam a cultura organizacional da empresa costumam ser mais produtivos, engajados e satisfeitos. Isso traz diversas consequências positivas para a empresa como diminuição do absenteísmo, menor taxa de turn over e maior retenção de talentos.

Portanto, a partir da análise do diagnóstico, é possível identificar pontos da cultura da organização que possam estar gerando conflitos entre os colaboradores. Assim, deve-se agir no sentido de minimizá-los ou resolvê-los.

4 – Tomada de decisão mais eficiente

Usar o diagnóstico empresarial, aplicá-lo e analisar os resultados levará a uma visão mais profunda dos negócios, com uma ideia clara dos problemas e oportunidades.

Os dados e informações colhidos podem ser utilizados para embasar todo o processo de tomada de decisão dos gestores, desde as menores até as mais importantes, em nível estratégico, tático e operacional.

Como fazer um diagnóstico empresarial

Agora que você já entendeu o que é diagnóstico organizacional e suas vantagens para a empresa, vamos listar os principais passos que são necessários para colocar em prática:

  • Coleta de informações: por meio de entrevistas estruturadas e análises deve-se angariar a maior quantidade possível de dados e informação sobre o negócio;
  • Análise do que foi recolhido: após a fase de coleta, inicia-se a organização e  análise das informações obtidas. É importante transformar estes dados em planilhas, mapas e gráficos, para facilitar esta etapa;
  • Identificação das oportunidades de melhoria: se as duas fases anteriores forem realizadas com sucesso, nesta etapa será mais fácil identificar os problemas que a empresa enfrenta e quais suas causas;
  • Plano de ação: a última etapa é o planejamento das estratégias e ações necessárias para otimizar as áreas e setores que precisam de mais atenção. É importante que esta etapa seja feita em conjunto com os gestores, líderes e gerentes, para que as soluções propostas sejam, efetivamente, capazes de direcionar a empresa ao atingimento de seus objetivos.

Contrate uma consultoria

Muitos empresários têm dificuldades em realizar o diagnóstico organizacional, devido ao investimento de tempo necessário. Nesse caso, podem optar por terceirizar o processo, contratando uma consultoria.

A consultoria irá realizar todo o trabalho relativo às quatro etapas do diagnóstico, apresentando os resultados encontrados ao final.

A principal vantagem de contratar esse serviço é obter um olhar imparcial e especializado. Os consultores, devido a sua visão mais isenta, conseguirão identificar e analisar os problemas mais facilmente.

Outro aspecto importante a ser considerado, é a transferência de conhecimento. Uma empresa especializada em diagnóstico organizacional possui profissionais altamente capacitados, que podem treinar a sua equipe.

Assim, os seus colaboradores serão capazes de realizar futuros diagnósticos por conta própria.

A Setting é uma consultoria de gestão para resultados, que valoriza as pessoas, a excelência e o foco no cliente. Ela está totalmente capacitada para fazer o diagnóstico organizacional de sua empresa, equilibrando consultoria execução e transparência do conhecimento.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.