Skip to main content

Compartilhe isso!

Muitas empresas enfrentam períodos em que não conseguem entender o que não está funcionando na organização. E isso é um desafio comum e normal na evolução de um negócio.

Nessas horas, uma visão externa pode ajudar a fazer um diagnóstico da situação e mostrar o caminha para a solução.

Mas antes de observar na prática, por meio de um exemplo de diagnóstico empresarial (ou vários!), a importância desse instrumento, é fundamental ter uma noção básica do que é, afinal, um diagnóstico organizacional.

O cotidiano dinâmico absorve totalmente o gestor empresarial. No entanto, focar na operação não é desculpa para o desconhecimento do próprio negócio.

Não podem e não devem ser negligenciadas a análise dos processos, a organização e controle, o estilo de gestão e a cultura organizacional.

De fato, a verificação detalhada do desempenho da empresa, muitas vezes, destaca dados anteriormente desconhecidos ou não percebidos.

Essa prática ajuda a ver o que muitas vezes você não se quer admitir.

Em outras palavras, o diagnóstico evidencia a situação atual da empresa em todos os aspectos de sua gestão, mostrando as lacunas existentes e suas possíveis causas.

Com isso, é possível definir e priorizar planos de ação, possibilitando o alcance de melhores resultados e evitando trabalhos desnecessários ou inoportunos.

Exemplo de diagnóstico empresarial: 5 casos concretos

Para visualizar a importância desse estudo na gestão de uma empresa, nada melhor do que a apresentação de um exemplo de diagnóstico empresarial que trouxe os melhores resultados para um negócio.

E já que é para trazer exemplos, providenciamos 5 deles, confira:

1. ARMCO

A ARMCO é uma empresa especializada na manufatura do aço. Em 2004, a organização, que utilizava largamente planilhas Excel para o monitoramento dos indicadores, constatou que esse método apresentava entraves na atualização de dados.

A empresa compreendeu que contratar um parceiro especializado na automatização do acompanhamento dos indicadores seria a solução mais adequada.

A Setting Consultoria foi contratada para planejar a solução desejada para o projeto. A implantação de um portal de BSC, apoiado em uma solução de BI, garantiu o alinhamento da gestão com a estratégia.

A solução implementada possibilitou automatizar a criação e o gerenciamento de Scorecards interativos, aumentar a visibilidade, em tempo real, das tendências do negócio, e a melhorar a agilidade e a assertividade do processo decisório.

Confira o case completo: ARMCO

2. Person

A Person atende o mercado corporativo por meio da terceirização de serviços contábeis. Após crescimento e mudança em sua estrutura, a empresa desejava planejar ações futuras e criar um modelo de monitoramento de seu desempenho estratégico.

A solução foi a criação de um mapa estratégico com objetivos já estabelecidos. A partir dessa iniciativa, foram criados KPIs, estabelecidas as metas e definidas as ações necessárias para atingir os objetivos.

ao implementar essas ações, a Person desenvolveu um modelo de gestão que proporciona uma visão ampla das operações da empresa, que pode ser monitorada em tempo real poe meio de um software.

Confira o case completo: Person

3. Ripio Confecções

Empresa que fornece uniformes escolares para a região de Cotia e todo o estado de São Paulo e Mato Grosso. Com forte aumento da demanda, a empresa precisava eliminar gargalos e desperdícios em seus processos de produção, ganhando agilidade e melhorando os controles financeiros.

O diagnóstico proporcionou aos sócios uma visão geral da situação atual da empresa e mostrou como cada área se integrava com a outra.

A partir daí, foi desenvolvido um plano de ação que envolvia ações urgentes, ações necessárias e melhorias rápidas.

Isso promoveu o alinhamento entre os sócios e gestores em torno das ações que precisavam ser realizadas, evitando contratempos e levando a priorização das atividades e providências necessárias.

Confira o case completo: Ripio Confecções

4. Vertex Engenharia

A Vertex conta com o fornecimento de “Parede Pronta” como o produto principal de seu portfólio – incluindo desde o projeto, compra de materiais e a execução dos serviços, sempre focando na qualidade e satisfação dos clientes.

Ao passar por um processo de rápido crescimento, os gestores se viram muito ocupados com outras questões, dando menos atenção a gestão estratégica, o que levou a empresa a buscar soluções para isso, antes que as consequências disso se manifestassem nos resultados da empresa.

Foi estabelecido um foco de como a empresa queria crescer, por meio de um planejamento estratégico e, para a implantação e acompanhamento, foi criado com um painel de indicadores em tempo real.

Os benefícios obtidos a partir do diagnóstico e implementação das ações foram: obtenção de um foco para o crescimento; alinhar a força de trabalho com as ideias e visões definidas no planejamento; priorização de investimentos; acompanhamento dos resultados.

Confira o case completo: Vertex Engenharia

5. Vitopel

O último exemplo de diagnóstico empresarial é o da empresa Vitopel, que coloca à disposição de seus clientes sua estrutura para inovação.

A Vitopel, de origem argentina, percebeu que precisava otimizar seus processos e aumentar cada vez mais a satisfação de seus clientes.

A Setting Consultoria trabalhou com a empresa no desenvolvimento de novos produtos, para melhorar a cadeia de suprimentos, entre outras questões, como atendimento ao cliente e administração do negócio.

Isso trouxe como resultado mas agilidade e facilidade nas atividades do dia a dia da empresa, além da uniformização das operações entre as três fábricas.

Confira o case completo: Vitopel

Não existe uma receita válida para todos os tipos de negócio. Mas com o exemplo de diagnóstico empresarial, esperamos que essa ferramenta possa ter ficado clara para você.

A Setting é uma consultoria que tem o objetivo de oferecer soluções de gestão baseadas em uma visão sistêmica, na valorização das pessoas e baseada em fatos, para a formulação de estratégias e sua implementação com sucesso.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook