Skip to main content

Compartilhe isso!

Todo empreendimento está sujeito a oscilações em seus resultados. Contudo, existem falhas que podem facilitar ou até mesmo acelerar um mau desempenho.

Quando o empreendedor se depara com algumas questões específicas, atrapalhando seu negócio, é hora de pensar em contratar uma consultoria externa, ou, caso contrário, a sobrevivência de seu negócio poderá ser abalada.

Por isso, separamos 5 erros de gestão comuns que, ao ocorrerem em uma empresa, indicam a necessidade de uma consultoria de gestão. Confira!

Você comete esses erros de gestão em sua empresa?

1. Muitas ideias e pouca ação

Uma das características mais comuns para quem tem um espírito empreendedor é a capacidade de ter muitas ideias criativas em um espaço curto de tempo.

Geralmente, quem busca ter seu próprio negócio acredita que tem algo de diferente e inovador para o mercado e, por isso, investe toda a sua energia no seu objetivo.

No entanto, o excesso de ideias somado a pouca prática pode ser um sinal de desespero, trazendo o risco de se perder o foco do negócio, é uma dos erros de liderança mais comuns entre empreendedores.

Por isso, nessa hora, uma opinião externa com novas ferramentas para filtrar e criar ações pode ser a melhor saída.

2. Questões recorrentes

Deparar-se sempre com uma mesma questão na empresa, como, por exemplo, perceber que não tem mão de obra suficiente em dias de grande movimento, ou lidar com um alto nível de absenteísmo por parte de mais de um colaborador, são algumas falhas que indicam a necessidade de uma consultoria de gestão.

Quando a empresa demonstra esbarrar sempre na mesma situação, nos mesmo erros de gestão, carecendo de recursos para solucioná-la, a consultoria é a medida mais adequada para dar conta dessa demanda, uma vez que poderá atuar em pontos cegos que a empresa não está sendo capaz de modificar.

3. Descontrole nas finanças

Outra falha que indica a necessidade de uma ajuda especializada é o descontrole da parte financeira da empresa.

Esse fator, quando presente, deve servir de alerta máximo para transformações urgentes! Isso porque se a sua empresa está descontrolada financeiramente, você não conseguirá colocar em prática qualquer objetivo do presente ou do futuro, pois não saberá o quanto pode gastar ou investir.

4. Capital intelectual desprotegido

Assim como o patrimônio material, a propriedade intelectual de uma organização deve estar sempre segura. Para isso, existem os direitos autorais, a patente, o registro de marcas e serviços.

Se a sua empresa tem uma riqueza intelectual, mas você não sabe como proteger esse bem, uma orientação profissional poderá evitar que todo o seu negócio corra o risco de perder seus direitos de atuar com determinadas características.

5. Poder centralizado

Quando todas as decisões estão centralizadas no topo hierárquico da empresa, ocorre um acúmulo de funções por parte dos gestores, que acabam conduzindo as ações como “chefes” em vez de líderes.

A comunicação interna em modelos de gestão centralizados tende a ser pouco flexível, unilateral e autoritária. Tal modelo é um dos típicos erros de gestão que vem perdendo força nos últimos tempos, sofrendo uma má reputação e, consequentemente, se tornando menos atrativo na captação de talentos.

Muitas vezes, essa tendência de chefiar ocorre por uma falta de conhecimento por parte do empreendedor acerca de formas adequadas de liderança. Isso é bastante comum em empresas com menor complexidade e tende a ser uma falha que impede a organização de evoluir e alcançar um maior profissionalismo.

Nesse sentido, a consultoria mostrará a importância de delegar tarefas e capacitar outros colaboradores para se tornarem novos líderes e terem maior autonomia para tomarem decisões e assumirem tarefas de maior responsabilidade.

E aí, gostou do nosso post sobre a necessidade de uma consultoria para evitar erros de gestão? Aproveite e conheça 5 maneiras práticas de usar indicadores de performance!

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook