Muitos se perguntam o que é estratégia empresarial. A resposta para esta pergunta pode ser resumida de forma simples: estratégia é descobrir que decisões tomar hoje para que seus objetivos se realizem no futuro.
Para isso, é necessário traçar os objetivos e alinhar expectativas, levando em conta posicionamentos, pontos de vista e perspectivas de diferentes setores. Enfim, definem-se um série de iniciativas que levarão ao cumprimento de metas e a construção de plano de ações.
Essas metas norteiam toda a tomada de decisões de negócios e seguem um roteiro para serem definidas que poderia ser assim resumido:
- Alinhamento da missão, visão e a valores da empresa
- Diagnóstico do ambiente interno e externo (a análise SWOT)
- Análise do ambiente competitivo (Matriz de Porter)
- Definição das metas e objetivos e de indicadores de desempenho para acompanhar as metas
- Criação dos planos de ação
O que é estratégia empresarial
A estratégia empresarial nada mais é do que traçar a rota da empresa, defini-la, pensar sobre onde estamos indo e como chegaremos lá.
Veja dois posts de nosso blog que podem te ajudar a entender isso em mais detalhes:
- Como criar indicadores de desempenho para melhorar seus resultados?
- Passo a passo: como fazer um planejamento estratégico de uma empresa
Como começar a colocar em prática a estratégia empresarial?
A responsabilidade pela elaboração do planejamento estratégico está nas mãos da alta direção da empresa. Mas deve se feito de forma participativa, com a colaboração dos gestores de todas as áreas do negócio.
A verdade é que entender o que é estratégia empresarial e colocá-la em prática é um tanto complexo.
Por isso, foram desenvolvidas algumas metodologias que visam simplificar o processo de planejamento estratégico.
Vamos abordar duas delas para que você possa compreender melhor o que significa estratégia empresarial.
Modelo de Negócios Canvas
Criado na virada do milênio pelo suíço Alexander Osterwalder, trata-se de um quadro esquemático que ajuda a entender as diversas relações das diferentes partes do negócio.
É muito usado por quem está criando novos negócios, principalmente quem quer investir em startups.
Deve ser construído de forma colaborativa e cada uma de seu 9 “campos” preenchido pela equipe levando em conta sempre a melhor maneira de atender as necessidades dos clientes.
Seus nove campos, sem dúvida, ajudam a entender o que é estratégia empresarial e como ela deve integrar as áreas da empresa para se criar um planejamento efetivo.
Veja quais são esse 9 campos do modelos de negócios canvas e quais perguntas devemos responder ao preenchê-los.
Ele pode ser dividido em 4 blocos de perguntas:
Como?
- Parcerias Principais: Quem são nossos principais parceiros? Quem são nossos fornecedores principais? Que recursos principais estamos adquirindo dos parceiros? Que atividades-chave os parceiros executam?
- Atividades Principais: Que atividades-chave nossa proposta de valor requer? Nossos canais de distribuição? Relacionamento com clientes? Fonte de receita?
- Recursos Principais: Que recursos principais nossa proposta de valor requer? Nossos canais de distribuição? Relacionamento com os clientes? Fontes de receita?
O que?
- Proposta de Valor: Que valor entregamos aos clientes? Qual problema estamos ajudando a resolver? Que necessidades estamos satisfazendo? Que conjunto de produtos e serviços estamos oferecendo para cada segmento de clientes?
Para quem?
- Segmento de Clientes: Para quem estamos criando valor? Quem são nossos consumidores mais importantes?
- Relacionamento com Clientes: Que tipo de relacionamento cada um dos nossos segmentos de clientes espera que estabeleçamos com eles? Quais já estabelecemos? Qual o custo de cada um? Como se integram ao restante do nosso Modelo de Negócios?
- Canais: Por meio de quais canais nossos segmentos de clientes querem ser contratados? Como os alcançamos agora? Como nossos canais se integram? Qual funciona melhor? Quais apresentam melhor custo-benefício? Como estão integrados à rotina dos clientes?
Quanto?
- Fontes de Receita: Quais valores nossos clientes estão realmente dispostos a pagar? Pelo que eles pagam atualmente? Como pagar? Como prefeririam pagar? O quanto cada Fonte de Receita contribui para o total da receita?
- Estrutura de Custo: Quais são os custos mais importantes em nosso Modelo de Negócios? Que recursos principais são mais caros? Quais atividades-chave são mais caras?
Confira um modelo esquemático nesse quadro:
BSC – Balanced Scorecard
O BSB monitora o desempenho da organização como um todo. Ele foi criado para evitar que as organizações definissem objetivos estratégicos focados exclusivamente em parâmetros financeiros, pois era assim que se entendia o que é estratégia empresarial, no tempo em que foi desenvolvido.
Para isso, o BSC ajuda a não se perder em uma infinidade de indicadores que não ajudam a tomar boas decisões.
Em segundo lugar, o BSC nos mostra uma boa fotografia da empresa em campos tão decisivos quanto o desempenho financeiro e comercial; da mesma forma, em questões críticas para o desempenho futuro da empresa, como a liderança de funcionários ou o desenvolvimento de sistemas de informação.
Finalmente, o maior atributo do BSC é que ele permite uma comunicação clara dos objetivos e decisões da alta administração com o resto da organização. Ele cria um mapa estratégico que deixa claro o que significa estratégia empresarial naquela empresa e como o atingimento de cada objetivo, em diferentes perspectivas, levará a satisfação de clientes e acionistas.
Veja um esquema de como construir um mapa estratégico do BSC:
O que é estratégia empresarial: 3 dicas de Ram Charan
O indiano Ram Charan é uma das maiores autoridades da atualidade do mundo em gestão e estratégia empresarial, autor de 15 best-sellers.
Para ele, três elementos são fundamentais para solucionar os problemas que atingem a efetivação do planejamento estratégico:
- Foco do líder: Um verdadeiro líder precisa estabelecer metas, definir prioridades, deixar as coisas claras para a sua equipe por meio de uma comunicação frequente e ser capaz de entregar o que foi prometido.
- Mudança Cultural: mudanças só acontecem com atitudes. É preciso que todos trabalhem juntos em busca dos resultados almejados. Para isso, o líder precisa incentivar e ajudar a todos da mesma maneira, sem predileções.
- Pessoas certas no lugar certo: um dos deveres do líder é acertar na contratação das pessoas que vão compor a sua equipe. Qualidade e proatividade são indispensáveis para que tudo saia conforme o planejado.
A Setting é uma empresa de consultoria voltada para gestão de resultados, com excelência, foco no cliente, ética e transparência. Se você precisa desenvolver o planejamento estratégico de seu negócio, pode contar com a Setting.