Skip to main content
Gestão Empresarial

4 Fatores Importantes para a Gestão do Negócio

By 4 de março de 2015dezembro 20th, 2019No Comments

Compartilhe isso!

post_sucesso

De um lado, uma ideia inovadora, o sonho de ter o próprio negócio, a possibilidade de lucro, muito otimismo, coragem e disposição para enfrentar os riscos. Do outro, a burocracia, as contas a pagar, os colaboradores desmotivados, a falta de capital de giro, a perda de clientes e a vontade de desistir e jogar tudo para o alto.

Existem momentos durante a administração da empresa em que o trabalho do empreendedor parece ser feito sobre uma corda bamba, na qual ele luta para equilibrar os projetos com a realidade nem sempre fácil da gestão do negócio.

Deixar esse cenário para aventurar-se em águas mais calmas é o desejo de toda empresa que pretende se firmar e conseguir ser destaque em sua área de atuação. O caminho rumo ao amadurecimento do empreendimento e dos gestores não é fácil. Para ajudá-lo nessa caminhada, listamos 4 fatores importantes para a gestão do negócio. Confira!

Não seja centralizador

O erro de muitos gestores é achar que consegue fazer tudo sozinho, centralizando todas as decisões. Empenhe-se na formação de uma equipe de gestores competentes e aprenda a delegar as tarefas. Com mais pessoas envolvidas na gestão do negócio é mais fácil a identificação dos pontos críticos existentes, possibilitando que seja designado o colaborador mais qualificado para a resolução dos problemas.

Mantenha o foco no cliente e no resultado

Evite que os processos internos da gestão organizacional do seu negócio desviem a sua atenção daquilo que realmente interessa: o cliente e os resultados a serem alcançados. Fazer uma pesquisa de mercado para conhecer as necessidades do público consumidor ajuda você a descobrir quais esforços serão utilizados para que seu negócio alcance os resultados esperados.

Não descuide da gestão financeira

Muitas vezes há um bom mercado consumidor, o produto ou serviço tem sido bem recebido, existe um bom registro de lucro, mas as contas no final do mês não fecham. A gestão financeira é uma indicação da saúde do seu negócio, por isso esse aspecto também deve ser encarado com profissionalismo. Faça uma avaliação minuciosa da atual situação financeira identificando os problemas que têm afetado o caixa da sua empresa.

Sem uma gestão financeira eficaz, não há garantia de crescimento e nem mesmo de sobrevivência do seu negócio.

Trabalhe o seu desenvolvimento pessoal

As exigências da gestão organizacional podem fazer com que o empreendedor se esqueça de olhar para o próprio desenvolvimento. Pelo excesso de autocrítica ou pela isenção de culpa dos problemas gerenciais, o empreendedor pode acabar perdendo o foco do negócio em sua totalidade. Seja transparente consigo mesmo e faça uma autoanálise, avaliando quais são suas maiores contribuições e onde estão os pontos a serem melhorados. Tenha humildade ainda para fazer o mesmo questionamento aos seus colaboradores.

Lembre-se de que, para o bom desempenho da sua empresa, você deve investir no seu desenvolvimento pessoal, mantendo-se sempre atualizado, em busca de crescimento. Faça leituras, participe de cursos e seminários, etc.

Conseguiu entender a importância da gestão do negócio? Pronto para fazer o uso desses quatro fatores e aperfeiçoar o gerenciamento da sua empresa? Deixe um comentário e participe da conversa!

___________________________________________________________

Copyright © 2014 Setting Consultoria & Gestão Empresarial Ltda. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, arquivada em sistema para recuperação posterior, usada em planilha ou transmitida de qualquer forma ou por qualquer meio – eletrônico, mecânico, fotocópia, ou outro – sem a expressa autorização da Setting Consultoria.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook