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PROCESSOS

Definição

No ambiente organizacional é habitual referir-se a processos como processos de negócio, que é o conjunto de atividades inter-relacionadas que transforma insumos (entradas) em produtos ou serviços (saídas), para atender especificamente a um cliente, interno ou externo.

Setting explica

Para melhor compreensão da função específica dos processos é usual classificá-los em três categorias:

  • Processos principais de negócio;
  • Processos de apoio;
  • Processos gerenciais ou de gestão.

Processos principais de negócio são aqueles que, com suas operações, agregam valor diretamente para os clientes finais. Estão envolvidos na geração do produto e na sua venda e transferência para o cliente, bem como na assistência após a venda e disposição final. Os processos principais do negócio são também conhecidos como processos-fim, processos primários ou processos finalísticos.

Processos de apoio são aqueles que, com suas operações, sustentam os processos principais do negócio e a si mesmos, fornecendo bens e serviços. Como exemplos deste tipo de processo podemos citar o RH, o Marketing, a Administração Financeira e a Tecnologia da Informação.

Processos gerenciais ou de gestão são muitas vezes classificados como processos de apoio. Entretanto preferimos identificar nesta classe os processos de natureza não operacional, como por exemplo a Governança Corporativa, o Planejamento Estratégico e a Gestão do Desempenho propriamente dita.

Referências:
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Critérios de Excelência, 20ª edição – 2013

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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