Todo dia gestores tem que solucionar problemas e tomar decisões. Mas como saber se a decisão tomada realmente solucionará o problema?
Para isso, existe uma metodologia consagrada, o DMAIC.
O DMAIC é uma ferramenta de solução de problemas que pode ser usada para melhorar, otimizar e estabilizar os processos de negócios. Esse modelo cíclico de solução de problemas busca melhorar os processos dentro de uma organização.
O acrônimo DMAIC significa:
- Definir (Define): Definição do problema a ser resolvido e dos objetivos que se pretende alcançar.
- Medir (Measure): Definição de métricas para medir o tamanho do problema e o desempenho das ações de enfrentamento.
- Analisar (Analyse): Análise das principais causas do problema apontado.
- Melhorar (Improve): Desenvolvimento de ações que deverão ser implementadas para solucionar o problema.
- Controlar (Control): Garantir que as ações sejam implementadas da melhor maneira possível gerando os resultados esperados.
Essa metodologia converte o problema em algo tangível para que uma solução possa ser obtida. O DMAIC ajuda as organizações a tornarem seus processos mais eficientes, reduzindo e controlando falhas.
Confira este infográfico com mais detalhes sobre o ciclo DMAIC:
Mas como fazer isso na prática? Confira nossos 3 exemplos de DMAIC e descubra de que forma essa ferramenta pode te ajudar nos negócios.
Veja também:O que é DMAIC: o método ideal para solucionar problemas e promover a melhoria contínua
3 exemplos de DMAIC para se inspirar
A metodologia por trás do DMAIC ficou clara para você? Então, confira os exemplos que selecionamos:
1 – Melhoria do rendimento do chão de fábrica
Dando início à nossa lista de exemplos de DMAIC, temos aqui um processo de fabricação repetitivo. O que queremos é aumentar o rendimento da produção.
Definir
Identificar produtos específicos que estão com baixo rendimento, o fluxo de produção e a meta de rendimento a ser alcançada.
Medir
Defina claramente as métricas a serem usadas, como produtividade e rendimento por trabalhador. Monitore por um tempo suficiente para reunir dados de referência estatisticamente significativos.
Analisar
A partir dos dados, avalie a média e identifique padrões de desvio. Use o método dos 5 Porquês e diagramas de causa e efeito para chegar à causa raiz do problema.
Melhorar
Defina e implemente contramedidas para tratar as causas-raiz que foram identificadas. Se, por exemplo, a causa identificada para o baixo rendimento do chão de fábrica for a exaustão dos funcionários, talvez seja interessante contratar novos funcionários ou fazer alterações nas escalas de trabalho.
Controlar
Após implementar as medidas, monitore o processo para confirmar que a melhoria de rendimento desejada seja, de fato, alcançada.
2 – Cuidados hospitalares
As infecções adquiridas em hospitais são uma grande preocupação. Um estudo feito em 2003 nos EUA mostrou que “a cada ano cerca de 80.000 pacientes são infectados e de 30.000 a 60.000 morrem a um custo de US$ 3 bilhões em nível nacional”. Observar o processo e usar uma estrutura DMAIC pode impulsionar melhorias.
Definir
Quais são as infecções específicas em questão? Em que hospitais e em que período de tempo os esforços de melhoria serão realizados?
Medir
Meça o estado atual do problema. Quantas infecções ocorrem por mês, por exemplo.
Analisar
Determine a causa raiz do problema. Etapas e procedimentos específicos que têm levado à contaminação.
Melhorar
Implementar uma lista de verificação padronizada. Etapas básicas relacionadas a higiene, assepsia das mãos, uso de álcool em gel, limpeza dos equipamentos, etc.
Controlar
Incorporar treinamento e reforço para mudar a cultura e internalizar o processo. Capacitar a equipe de enfermagem para garantir a fiscalização.
No estudo que inspirou este exemplo, a implementação de checklists simples levou a incidência dessas infecções a zero na maioria das UTIs de Michigan.
3 – Mudança na cultura organizacional
Mudar a cultura de uma organização não é um trabalho fácil. No entanto, a abordagem DMAIC pode tornar esse processo um pouco mais simples.
Para encerrar nossos exemplos de DMAIC, considere uma equipe de gerenciamento tentando implementar a mudança de atitude e cultura a fim de melhorar as capacidades de liderança e força de trabalho para alcançar objetivos estratégicos.
Definir
O problema em questão é implementar um nova cultura organizacional. Nesse sentido, a missão, a visão e os valores organizacionais devem entrar nesta etapa de definição.
Medir
Identifique comportamentos de liderança que darão suporte à mudança cultural que se pretende alcançar. Por exemplo, a capacidade de colocar os valores em prática, a maneira de conduzir reuniões e de comunicar as metas, etc. Avalie o estado atual, possivelmente usando consultores externos.
Analisar
Procure entender as principais lacunas que impede a sua empresa de chegar à cultura desejada.
Melhorar
Defina as ações para o fechamento dessas lacunas. Por exemplo, criar pontos de conversa para um comunicação consistente entre os níveis hierárquicos, fornecer treinamento de gerenciamento de mudança em toda a organização, orientar ou remover líderes relutantes ou incapacitados, etc.
Controlar
Verifique se todos estão alinhados com essa nova cultura. Faça, por exemplo, pesquisas com funcionários para monitorar seu entendimento e comprometimento com a nova cultura
Esses foram os nossos 3 exemplos de DMAIC. Que tal utilizar essa metodologia na prática para solucionar os problemas da sua empresa?
Para saber mais sobre ela, assista a este vídeo da MLG Cursos:
Veja também em nosso blog: Exemplos de indicadores de produtividade: confira 8 e ponha sua empresa em ritmo acelerado
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